Projeto comandando pelo escritório Conrado Ceravolo Arquitetos se destaca pela piscina com claraboia no fundo, e espaço de lazer completo

Conrado Ceravolo com soluções surpreendentes

A cobertura da família, localizada no bairro Alto de Pinheiros, São Paulo, transformou-se completamente após projeto de reforma assinado pelo escritório Conrado Ceravolo Arquitetos.

Partindo da planta original, os arquitetos redesenharam a configuração dos espaços, aumentando a área útil do apartamento, que antes era de 375m2, para 435 metros quadrados.

“Ao visitar o projeto, percebemos que a planta não era aproveitada e não trazia muitas soluções de otimização dos espaços e também de circulação. Por isso interferimos bastante na configuração dos ambientes, trazendo novas funcionalidades para alguns e também melhorando a comunicação entre eles”, comenta João Conrado.

Fugindo do convencional, o apartamento concentra a área comum no segundo andar, que consiste em living, jantar, cozinha, lavabo e área de lazer com piscina e área gourmet.

Já no primeiro pavimento fica a área íntima, composta pela suíte master e quartos dos filhos. Esta configuração permitiu diversas soluções estruturais que fazem deste projeto singular, como a piscina suspensa.

Conrado Ceravolo com soluções surpreendentes

“Abaixo da piscina, existia a casa de máquinas que ocupava um espaço generoso e inutilizado. Foi então que sugerimos ao casal a criação de um ambiente para toda a família. No desenvolvimento, observamos que a sala que estava abaixo da piscina ganharia muito com a luminosidade natural, conquistada por uma claraboia construída no piso da piscina. Mesmo sendo uma opção ousada, os clientes toparam a empreitada”, explica Gabriel Ceravolo.

A transparência do fundo é o grande destaque, pois funciona como iluminação zenital e permite que a luz atravesse a água e ilumine com suavidade o espaço de brincar no andar de baixo – com ótima acústica – permitindo ainda mais interação entre os espaços e os moradores.

Outro destaque do projeto é a escada em flutuante, projetada em “u”, que garantiu a fluidez necessária para o hall que dá acesso aos quartos e também para a área gourmet ou living.

A iluminação no corrimão com LED e lona tensionada no teto, proporcionam a sensação de luz natural acolhedora para quem vem do pavimento inferior, resultando em uma solução funcional que ganhou caráter escultórico.

Através da intervenção arquitetônica, este projeto pôde ser mais que função e estética, representando e personificando valores e estilo de vida através de um grande living único, que comporta sala de estar, jantar e de TV, integrados por um grande painel
contínuo de madeira que vai ganhando diferentes usos conforme a função de cada ambiente – lareira, hall, porta do lavabo e sauna, móvel de TV com biblioteca.

Este mesmo painel abriga a máquina split com dutos para o ar-condicionado que distribui o ar fresco por toda área social de maneira uniforme. Este acabamento pode ser visto em diversos momentos do projeto, como nos armários da cozinha, painel e varanda da suíte master e detalhes da área gourmet, como o armário que embute maquinário e recebe o jardim da área de lazer.

O Sinth Calacata, material rico em personalidade, alto padrão e de resistência a temperaturas extremas, foi aplicado no bufê, passa-prato da cozinha – que pode ser integrada ao living ou não através da janela guilhotina-, lareira, adega, mesa de centro
e piscina, conferindo uniformidade visual em toda a área comum.

Um grande painel de ripados de madeira laqueada cinza pode ser visto na sala de jantar, conferindo uma linguagem mais contínua e um layout horizontalizado que segue para o living e atende também lareira, hall, porta ao lavabo, sauna e móvel de TV com biblioteca.

A integração também se faz presente em elementos de decoração, como as poltronas e almofadas em tons de verde e gravura do artista plástico Paulo Pasta que conferem contemporaneidade ao living.

Para um melhor aproveitamento da varanda, um pergolado de estrutura metálica e placa cimentícia com micro lâmpadas de LED foi criado para abrigar a cozinha gourmet totalmente integrada à área da piscina.

Além de uma mesa flutuante, a ilha em granito preto São Gabriel, é equipada com cooktop, chapeira, caixa de gelo para drinks, entre outros equipamentos e um projetor com tela retrátil que é visível de todos os ângulos.

A área de dormir foi criada com exclusividade para cada um dos moradores: para os filhos, quartos temáticos de tênis e futebol com acabamentos em tons de azul e verde, especificamente. No quarto da filha, uma cama flutuante combinada a tons naturais
que, presentes em elementos vazados, como a cadeira de balanço suspensa, dão o charme ao ambiente.

Já na suíte master, a gravura de Alfredo Volpi em tons pastel dá o tom da decoração clean que combina diversas texturas e elementos como couro aplicado na cama, madeira ebanizada no banco aos pés da cama e ripado de madeira no painel que envolve a Tv. As cores se repetem na varanda que recebe o contraste do verde vivo do paisagismo.

 

Ficha:
Projeto Moai
Conrado Ceravolo Arquitetos
Paisagismo: @flavia.tiraboschi_paisagista
Fotografia Maíra Acayaba – @mairaacayaba
Produção: @smonteiro⠀

Especificação:
Almofadas e objetos: @madeiraelinha_interiores⠀
Arandelas decorativas: @_lumini ⠀
Arte: #AlfredoVolpi⠀
Balanço e Espreguiçadeiras: @franccinooficial⠀
Banco pezeira, Luminárias decorativas, Quadros Jantar: @odara.casa
Cadeiras Jantar e mesa de centro de madeira: @dpotbrasil
Cadeiras: @tidellibrasil
Cama: @casapronta ⠀
Coifa e churrasqueira: @construflama
Cortinas: @delineapersianas⠀
Escada metálica: @mr2_estruturas ⠀
Espelhos e portas de vidro: @luxvidros ⠀
Iluminação: ciadeiluminacao_
Lareira: @lczlareiras⠀
Lona tensionada: @tensoflexbrasil⠀
Marcenaria: @marcenariaartesanal
Marcenaria: @prohousemoveis⠀⠀⠀
Metais: @decaoficial
Objetos e esculturas: @dpotobjeto
Piso de madeira: #SDpisos⠀
Piso e pedras: @oro.stones
Piso: @maisrevestimentos @roca_brasil⠀
Poltronas da adega: @clamioficial⠀
Projeto de Iluminação: @foco_ld
Sofá: @decameron_design⠀
Tapete: @bykamy
Vidro piscina: @holyglassengenharia

Contato:
Conrado Ceravolo Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/286/conrado-ceravolo-arquitetos/
http://www.conradoceravolo.com/