Arquiteta Mariana Stockler explica os prós e contras da escolha de cada opção

Tipos de pedras por Mariana Stockler

Projeto de cozinha com pedra sintética

Durante uma obra, é comum surgirem dúvidas na hora da escolha de materiais a serem utilizados. É preciso levar em conta as características de cada um para descobrir qual modelo é o melhor para o seu projeto.

As pedras podem ser naturais ou sintéticas. A arquiteta Mariana Stockler explica que cada tipo de pedra possui características específicas que devem ser observadas. “O mármore é um dos materiais naturais mais nobres, e chama atenção pela aparência elegante.

Além disso é uma rocha resistente ao calor,” diz. O uso desta pedra é comum em salas e banheiros. Mas é preciso levar em consideração que é um material de grande porosidade, sendo mais suscetível a manchas.

O granito, que também é uma pedra natural, é mais resistente e durável. “É um material muito resistente a impactos e de fácil limpeza e manutenção, normalmente utilizado em cozinhas. A desvantagem é a pouca variedade de tonalidades claras e por não ser tão sofisticado, não fica bom em todos os ambientes,” comenta a arquiteta.

Outra pedra que vem sendo muito utilizada é o quartzito, que tem uma aparência semelhante ao mármore. “O quartzito é muito resistente, tolera grandes mudanças de temperatura sem sofrer modificações estruturais ou transmitir calor em excesso

” Mas são poucas as opções de cores e tonalidades disponíveis. “Por ser muito duro e necessitar de uma máquina especial para o corte, poucos locais trabalham com essa rocha,” diz Mariana.

As pedras sintéticas são feitas a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos, e por ser industrializado, é um material padronizado. “Podemos encontrar uma infinita gama de cores e acabamentos disponíveis, e além de ser de fácil manutenção e limpeza, é resistente à abrasão, sendo recomendada para cozinhas e áreas gourmet,” explica a arquiteta. Algumas pedras sintéticas não possuem resistência ao calor.

Mariana afirma que as pedras podem ser utilizadas em diversos ambientes da casa e com diferentes finalidades, a questão é avaliar cada projeto individualmente e tomar os devidos cuidados para garantir uma maior durabilidade da peça.

Contato:
Sp Studio por Mariana Stockler
(41) 3154-0567 | (41) 999-778-989
http://www.spstudio.arq.br

__________________