Pergolado à beira de represa passa por renovação assinada por Reinach Mendonça Arquitetos Associado

Pergolado Dois Apoios pelo Reinach MendonçaUm pergolado de mais de 30 anos, posicionado às margens de uma represa em Piracaia, interior de São Paulo, foi totalmente renovado pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados.

Uma das principais novidades — a retirada dos dois pilares dianteiros — inspirou o nome do projeto: Pergolado dos Dois Apoios.

O ambiente sombreado, posto avançado em relação à casa, fica voltado para o Norte, de frente para a água e cercado pela vegetação ao redor.

Pergolado Dois Apoios pelo Reinach Mendonça

Originalmente, consistia em um pergolado menor, rústico, com quatro pilares de eucalipto roliços cobertos com varas de bambu e apenas um banco voltado para a vista. Após ocorrer uma cheia inesperada, o conjunto foi destruído.

A nova configuração resultou em um aumento da área sombreada, com estrutura, agora metálica, de 6 x 6 metros. A retirada dos pilares frontais, assim como a escolha por perfis delgados que atirantaram o grande balanço em direção à vista, tornou completo e desimpedido de interferências o desfrute do horizonte.

Um deck de madeira, também suspenso, define o espaço de uso. Por fim, o sombreamento em varas de bambu foi mantido, porém agora protegido por vidro.

O banco se repete, mas em uma estrutura metálica revestida em madeira. Um grande gabinete para utensílios náuticos e uma bancada de apoio completam o conjunto.

Ficha:
Pergolado dos Dois Apoios
Construção = 36 m²
Arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos
Estrutura: Benedictis Engenharia
Luminotécnica: FocoLuz e Desenho
Estrutura Metálica: Serralheria G dos Santos Nascimento (Edivaldo Nascimento)
Madeira: Casa da Madeira (Mauricio Batista)
Carpinteiro: Ronilson Gomes da Silva
Obra Civil: Gonçalo Benedito Ferreira da Silva
Pintura: Gerson Vieira Gonçalves Filho
Luminárias: Lumini

Contato:
Reinach Mendonça Arquitetos Associados
11 3032 1110
http://www.rmaa.com.br/

 

#ReinachMendonça