Projeto para a recém-inaugurada sorveteria Mooi Mooi se destaca pelo desenho lúdico inspirado na fabricação de sorvetes

Sorveteria Mooi Mooi pelo Coletivo de Arquitetos

A sorveteria Mooi Mooi, em São Paulo, foi inaugurada no início de fevereiro desse ano e conta com projeto de arquitetura desenvolvido pelo Coletivo de Arquitetos.

O projeto reedita a parceria do escritório com o chef catalão Oscar Bosch, iniciada com os premiados restaurantes Tanit e Nit Bar de Tapas.

Localizada no Itaim, bairro paulistano consolidado como o novo polo gastronômico da cidade, a sorveteria apresenta uma maneira lúdica e interativa de oferecer sorvetes ao seu público. Essa proposta deu origem a algumas decisões para o projeto, que ocupa um espaço de pouco mais de 80m.

O característico movimento circular feito para retirar o sorvete da máquina após um processo de mistura e trituração de ingredientes inspirou o desenho arredondado para a borda do balcão de atendimento.

Sorveteria Mooi Mooi pelo Coletivo de Arquitetos

As laterais do alongado espelho instalado em uma das paredes do salão, assim como luminárias e nichos de exposição de alguns produtos que levam o selo da sorveteria, também remetem a esse tradicional movimento circular.

A saia do balcão é revestida por meias seções de tubos plásticos pintados de branco, cor que predomina e traz o tom “gelado” ao ambiente interno. Esse efeito foi reforçado pela fachada que, através do policarbonato estrutural leitoso, redesenha a geometria do imóvel reformado.

O mix entre alguns ingredientes triturados que o cliente pode introduzir à massa do sorvete induziu a escolha do granilite para o revestimento, tanto do piso como das meias paredes do espaço interno.

O granilite se caracteriza por ser uma mistura feita a base de concreto e pequenos agregados de mármores e granitos, o que se aproxima esteticamente dos sorvetes oferecidos pelo Mooi Mooi.

Ficha:
Título do projeto: Sorveteria Mooi Mooi
Localização: São Paulo
Ano de projeto e conclusão da obra: 2021.
Autores: Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Rodrigo Lacerda e Luna Viana

Contato:
Coletivo de Arquitetos
(11) 4112-5127 / (79) 999-025-169
http://coletivodearquitetos.com

 

#Coletivo