Com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, o projeto faz releitura da volumetria das tradicionais casas da região, além de contar com brises e aberturas que conferem melhor conforto térmico

Coletivo de Arquitetos com técnicas industriais

O projeto para a Residência Maikai, com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, escritório com sede em Aracaju e em São Paulo, é localizado no litoral sergipano, no município da Barra dos Coqueiros.

Seu programa buscou atender às demandas da família do cliente, um engenheiro calculista de estruturas metálicas.

Coletivo de Arquitetos com técnicas industriais

A residência foi desenvolvida a quatro mãos, em um processo de contínua colaboração conceitual e técnica com o escritório especializado em cálculo de estruturas em aço (Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas) desde a concepção estrutural até os pormenores de apelo arquitetônico como brises, puxadores de portas, luminárias em chapas dobradas, estantes, guarda-corpos e mobiliários.

Todos estes itens exploram a esbeltez do aço, revelando a delicadeza com a qual esse material pode ser apresentado em contraponto ao seu caráter estrutural.

Coletivo de Arquitetos com técnicas industriais

A utilização do aço, em conjunto com técnicas e materiais de construção industrializados, refletiu na redução do desperdício de recursos através de uma execução limpa, com baixa produção de entulhos e perdas de materiais.

Além dessas peças, foram utilizadas outras soluções para reforçar o caráter industrial: fechamentos em dry wall assim como os acabamentos internos, piso em granilite branco, e forro em OSB complementam a linguagem da obra.

Coletivo de Arquitetos com técnicas industriais

Essa racionalização industrial para um contexto tropical partiu também do uso de grandes planos de sombreamento (principalmente nas faces poentes) em associação a quebra-sóis e materiais porosos (telas, elementos vazados, divisórias internas permeáveis), garantindo livre circulação de ar tão necessária a uma residência nordestina.

Com a casa voltada predominantemente para a nascente, o projeto busca aproveitar ao máximo a brisa marinha que cruza a edificação até encontrar o jardim posterior.

Nas janelas das fachadas laterais, mais expostas às intempéries, foram previstas golas de concreto que as protegem contra a incidência direta do sol poente e das chuvas de vento. Além disso, auxiliam na captação da ventilação predominante Leste e Sudeste.

Apesar de explorar técnicas e materiais da construção civil industriais, o desenho da residência é uma releitura da tradicional volumetria das casas e construções vernaculares, típicas de pescadores dessa região litorânea.

Com seu telhado dividido em águas, cobertas com telhas cerâmicas capa e canal, garante bom desempenho climático e serve como contraste de volumetria na comparação às edificações contemporâneas presentes no entorno.

Ficha:
Projeto: Residência Maikai
Localização: Barra dos Coqueiros, Sergipe
Arquitetura: Coletivo de Arquitetos
Autores: Rodrigo Lacerda e Guile Amadeu
Colaboradores: Diego Régis E Haroldo Régis
Estrutura Metálica: Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas
Área 360 m²
Ano projeto/conclusão de obra: 2019
Fotos: Coletivo de Arquitetos / Gustavo Fontes / Fernando Troian

Contato:
Coletivo de Arquitetos
(11) 4112-5127 / (79) 999-025-169
http://coletivodearquitetos.com

#Coletivo