Com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, o projeto faz releitura da volumetria das tradicionais casas da região, além de contar com brises e aberturas que conferem melhor conforto térmico
O projeto para a Residência Maikai, com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, escritório com sede em Aracaju e em São Paulo, é localizado no litoral sergipano, no município da Barra dos Coqueiros.
Seu programa buscou atender às demandas da família do cliente, um engenheiro calculista de estruturas metálicas.
A residência foi desenvolvida a quatro mãos, em um processo de contínua colaboração conceitual e técnica com o escritório especializado em cálculo de estruturas em aço (Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas) desde a concepção estrutural até os pormenores de apelo arquitetônico como brises, puxadores de portas, luminárias em chapas dobradas, estantes, guarda-corpos e mobiliários.
Todos estes itens exploram a esbeltez do aço, revelando a delicadeza com a qual esse material pode ser apresentado em contraponto ao seu caráter estrutural.
A utilização do aço, em conjunto com técnicas e materiais de construção industrializados, refletiu na redução do desperdício de recursos através de uma execução limpa, com baixa produção de entulhos e perdas de materiais.
Além dessas peças, foram utilizadas outras soluções para reforçar o caráter industrial: fechamentos em dry wall assim como os acabamentos internos, piso em granilite branco, e forro em OSB complementam a linguagem da obra.
Essa racionalização industrial para um contexto tropical partiu também do uso de grandes planos de sombreamento (principalmente nas faces poentes) em associação a quebra-sóis e materiais porosos (telas, elementos vazados, divisórias internas permeáveis), garantindo livre circulação de ar tão necessária a uma residência nordestina.
Com a casa voltada predominantemente para a nascente, o projeto busca aproveitar ao máximo a brisa marinha que cruza a edificação até encontrar o jardim posterior.
Nas janelas das fachadas laterais, mais expostas às intempéries, foram previstas golas de concreto que as protegem contra a incidência direta do sol poente e das chuvas de vento. Além disso, auxiliam na captação da ventilação predominante Leste e Sudeste.
Apesar de explorar técnicas e materiais da construção civil industriais, o desenho da residência é uma releitura da tradicional volumetria das casas e construções vernaculares, típicas de pescadores dessa região litorânea.
Com seu telhado dividido em águas, cobertas com telhas cerâmicas capa e canal, garante bom desempenho climático e serve como contraste de volumetria na comparação às edificações contemporâneas presentes no entorno.
Ficha:
Projeto: Residência Maikai
Localização: Barra dos Coqueiros, Sergipe
Arquitetura: Coletivo de Arquitetos
Autores: Rodrigo Lacerda e Guile Amadeu
Colaboradores: Diego Régis E Haroldo Régis
Estrutura Metálica: Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas
Área 360 m²
Ano projeto/conclusão de obra: 2019
Fotos: Coletivo de Arquitetos / Gustavo Fontes / Fernando Troian
Contato:
Coletivo de Arquitetos
(11) 4112-5127 / (79) 999-025-169
http://coletivodearquitetos.com