Para que haja água quente jorrando pela bica, é preciso antes de tudo planejamento. O ideal é prever um sistema de aquecimento desde o projeto, pois é o melhor momento para intervenções estruturais. 

Fani Metais: água quente na cozinha e no banheiro

Misturador de Mesa Living 1256 B700 com duplo comando da Fani para cozinha

Quais são os principais sistemas de aquecimento da água?
A escolha de um sistema de aquecimento adequado é fundamental para o sucesso dessa empreitada. Não existe uma escolha unânime: cada alternativa possui suas vantagens e desvantagens, cuja análise vai decidir qual o mais indicado para cada local. Dentre as opções, podemos destacar:
• Aquecedores elétricos;
• Aquecedores a gás;
• Aquecedor solar.
Cada alternativa explora diferentes fontes para conversão em energia térmica.

“É importante definir também quais ambientes devem ser contemplados, o que pode influenciar na escolha até mesmo dos metais”, explica Sergio Fagundes, gerente industrial da Fani.

Quais são os benefícios da água quente?
Seja qual for o sistema escolhido, uma vez instalado e em funcionamento, você só colecionará benefícios no uso da água quente. Vamos listar os principais:
• Conforto térmico: é o fim do sufoco das mãos ao usar a pia da cozinha ou do banheiro;
• Facilidade: a água aquecida ajuda na limpeza de pratos, talhares, travessas e panelas, pois é mais adequada para remoção de gordura;
• Economia: se facilita na limpeza, também a agiliza.

Qual metal escolher para usar com água quente?
Não adianta ter o melhor sistema de aquecimento do mundo se você não escolher os metais e os acessórios adequados. Nem todo metal está capacitado para essa finalidade, pois há condições e características especiais que precisam ser respeitadas.

Você precisará obrigatoriamente de um misturador. O misturador pode variar entre modelos com duplo ou monocomando com aplicação na mesa/bancada ou parede.

“O monocomando, como o nome sugere, facilita a mistura da água por conta do comando único, além de ser um metal que ocupa menos espaço na bancada. Já o misturador com duplo comando na realidade é um conjunto, formado entre a bica e dois registros auxiliares, um de cada lado, para mistura da água”, explica Fagundes.

Escolher um misturador é importante não só pelo controle da mistura, mas também porque foi projetado para trabalhar com água aquecida, evitando riscos e danos permanentes, que um metal não habilitado traria.

No que é preciso ficar atento antes de comprar um misturador?
Como dissemos, o planejamento é fundamental. Assim como o sistema de aquecimento, antes de comprar qualquer modelo de misturador, é preciso verificar se ele é compatível com a instalação hidráulica.

“Alguns misturadores monocomando, por exemplo, precisam de pressão no ponto de saída d’água superior a cinco metros de coluna d’água (m.c.a.) – o que exige uma altura e tanto para a caixa d’água de uma casa”, observa Fagundes.

Cada modelo de misturador exige furações diferentes na parede ou na bancada. O ideal é se antecipar – por exemplo, já comprar a bancada com os furos nas distâncias indicadas.

Serviço:
Fani Metais e Acessórios
tel. 11 3595-1100
fani.com.br

Instagram: Fani Metais
Facebook: Fani Metais
Pinterest: Metais Fani
LinkedIn: Metais Fani