Uma Imersão na Sutileza e Transcendência de Renata Haar, no projeto “Mezanino Aberto”

Inefável-Ultrafino de Renata Haar no MAB

A exposição “Inefável-Ultrafino” de Renata Haar no MAB destaca sua trajetória formativa na FAAP e em Paris, sua obra sutil com protagonismo do papel, linguagens híbridas em cerca de 30 obras, e um convite à contemplação das dimensões poéticas e espirituais.


Mezanino Aberto revela talento emergente

O Museu de Arte Brasileira da Faap (MAB) inaugura, no dia 8 de março, a exposição “Inefável-Ultrafino”, da artista brasileira Renata Haar, integrando o projeto “Mezanino Aberto”. Esta iniciativa promove mostras de talentos jovens egressos ou docentes da instituição, revelando novos olhares na cena artística contemporânea.

Trajetória formativa na FAAP e além

Haar encontrou sua vocação ao ingressar no curso de Artes Plásticas na FAAP, onde pôde explorar diversas técnicas, como desenho, pintura e gravura.

Esse percurso multidisciplinar a incentivou a transcender formatos convencionais, aprofundando sua linguagem singular.

Um intercâmbio em Paris permitiu estudar com renomados artistas, como Christian Boltanski, cujos ensinamentos sobre ética e responsabilidade artística marcaram profundamente sua trajetória.

Obra sutil e transcendente

O ultrafino e o inefável — Segundo o curador Luis Sandes, a exposição evidencia a relação de Haar com “as pequenas percepções, o inefável e o transcendental”.

Sua obra revela ações, gestos e seres antes despercebidos, adentrando dimensões sutis da experiência humana.

Protagonismo do papel

O papel é o material onipresente no trabalho da artista, que intervém nele com sutileza, explorando questões de temporalidade e desaparecimento.

Destacam-se as séries “Leis da Eternidade”, com desenhos amassados em gesso, e litografias como “Espiral 2” e “Ruído branco sobre grama”.

Linguagens híbridas

A mostra apresenta cerca de 30 obras, abrangendo vídeos, gravuras, desenhos em papel e objetos tridimensionais, produzidos entre 2020 e 2023.

Destaca-se o vídeo inédito “Barco”, em colaboração com o irmão Caio Haar, que funciona como eixo central da exposição.

Convite à contemplação

Com sua linguagem sutil e transcendente, Renata Haar convida o público a adentrar dimensões poéticas e espirituais, revelando camadas invisíveis da existência.

A exposição “Inefável-Ultrafino” promete ser uma experiência imersiva e reveladora, expandindo os limites da percepção artística.

Serviço:
Exposição Inefável-Ultrafino, de Renata Haar
Curadoria: Luis Sandes
Período expositivo: 08 de março a 28 de abril de 2024
MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados).
Funcionamento das 10h às 18h, com última entrada às 17h30
Entrada gratuita.

Contato:
Museu de Arte Brasileira
(11) 976-619-424
https://www.faap.br/museu/

 


Referências — Exposição Inefável-Ultrafino; Renata Haar; Artista brasileira; Museu de Arte Brasileira da Faap; Mezanino Aberto; Arte contemporânea; Desenhos; Gravuras; Vídeo arte; Objetos tridimensionais; Sutileza na arte; Transcendência na arte; Papel como material artístico; Temporalidade na arte; Desaparecimento na arte; Leis da Eternidade; Espiral 2; Ruído branco sobre grama; Christian Boltanski; Ética na arte; exposição arte contemporânea brasileira; arte sutil; arte transcendente; papel artístico; temporalidade artística; desaparecimento artístico; leis da eternidade; ruído branco sobre grama; christian boltanski; ética em arte;