O escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados (GPA&A) conquista o iF DESIGN AWARD 2024 com projeto da Carmo Coffees

Arquitetura Premiada de Gustavo Penna Celebra o Café

O escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados recebeu o iF DESIGN AWARD 2024 pelo projeto Carmo Coffees. A obra destaca-se pela forma horizontal e claraboia, inspirada no café. O ambiente ritualístico celebra a matéria-prima, com elementos como mapa da região, nomes de fazendas, túnel museográfico e armazém. A área administrativa integra-se a um pátio, proporcionando luz e descontração.


O escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados (GPA&A), alcança mais uma distinção de prestígio ao ser laureado com o iF DESIGN AWARD 2024.

Este reconhecimento, conferido pelo International Fórum Design GmbH, destaca a excelência do projeto da Carmo Coffees na disciplina de Arquitetura e na categoria específica de Arquitetura Industrial.

Proeza em Meio à Competição Global

Competindo com quase 11.000 projetos de 72 países distintos, a GPA&A sobressaiu-se diante de um júri composto por 132 especialistas independentes de renome internacional.

Arquitetura Premiada de Gustavo Penna Celebra o Café / Fotografia Leonardo Finotti

A conquista deste prêmio consolida a reputação da Carmo Coffees como um empreendimento arquitetônico de destaque no cenário mundial.

A Genialidade do Projeto

Situado estrategicamente à beira da rodovia BR-381, o projeto da Carmo Coffees se destaca pela notável forma horizontal que se impõe.

A clareza e a força desta construção transcendem a mera estética, proporcionando uma experiência única.

Arquitetura Premiada de Gustavo Penna Celebra o Café / Fotografia Leonardo Finotti

A forma reentrante, aberta ao alto como uma claraboia, não apenas permite a entrada da luz solar, mas também se converte em uma expressão luminosa durante a noite.

O Café como Inspirador e Elemento Central

A inspiração para o projeto reside na essência do café, representado por um escavo côncavo, translúcido e tonalidade de café torrado.

Esta forma dinâmica sugere movimento, transportando a presença do café para todos os cantos do planeta.

Arquitetura Premiada de Gustavo Penna Celebra o Café / Fotografia Leonardo Finotti

A entrada do edifício, marcada por um portal de chapa perfurada de grãos da colheita, estabelece desde o início a conexão com a matéria-prima.

Ambiente Solene e a Celebração do Café

O ambiente resultante é um testemunho do amor pelo trabalho realizado. A solenidade é evidenciada pelo cuidado, zelo e conhecimento incorporados no espaço.

Cada elemento, desde o mapa da região produtora até a parede revestida de juta com os nomes das fazendas e produtores, contribui para criar um ambiente ritualístico que celebra a qualidade do café.

Um Roteiro Instigante de Descobertas

O projeto concebe um roteiro instigante, composto por momentos potentes e elementos expressivos cuidadosamente selecionados.

Do túnel museográfico que conta a história do café ao grande armazém visto do alto, cada detalhe é meticulosamente pensado.

A área administrativa, situada no segundo pavimento, é integrada a um espaçoso pátio descoberto, promovendo luminosidade e descontração ao ambiente.

Uma Impressão Forte e Verdadeira

O projeto da Carmo Coffees, do escritório GPA&A, premiado pelo iF DESIGN AWARD 2024, solidifica a importância de uma abordagem arquitetônica que vai além do visual, criando espaços que contam histórias e proporcionam experiências autênticas.

 

Ficha:
Carmo Coffees
Ano do projeto: 2017
Área construída: 11.565 m²
Local: Três Corações – Minas Gerais – Brasil
Arquitetura – Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia Carneiro, Oded Stahl, Caio Vieira, Alice Leite Flores, Fernanda Tolentino, Henrique Neves, Bárbara Novais, Ada Penna, Larissa Freire, Gabriel de Souza, Larissa Freire, Sávio de Oliveira, Felipe Franco, Mariana Carvalho, Rafaela Rennó, Manoel Belisario, Raquel de Resende, Eduardo Magalhäes, Julia Lins.
Colaboradores: André Silva, Bernardo Alves, Lucas Moreira, Gustavo Monteiro, João Prado.
Gestão e Planejamento: Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
Fotografia Leonardo Finotti / @leonardofinotti

Serviço:
Desde 1954, o iF DESIGN AWARD tem sido reconhecido como um dos principais selos de qualidade em design. O selo iF é reconhecido mundialmente por serviços de design com excelência, e o iF DESIGN AWARD é um dos prêmios de design mais importantes do mundo. As inscrições são concedidas nas seguintes disciplinas: Produto, Embalagem, Comunicação e Design de Serviços, Arquitetura e Interiores, bem como Conceitos Profissionais, Experiência do Usuário (UX) e Interface do Usuário (UI).
https://ifdesign.com/en/winner-ranking/project/carmocoffees/632011

Contato:
Gustavo Penna Arquiteto & Associados
https://arqbrasil.com.br/13202/gustavo-penna-arquiteto/
https://www.gustavopenna.com.br

 


Referências — Gustavo Penna Arquiteto & Associados; GPA&A; iF DESIGN AWARD 2024; Carmo Coffees; Arquitetura Industrial; Projeto Arquitetônico; BR-381; Internacional Fórum Design GmbH; Prêmio de Design; Competição de Design; Arquitetura Contemporânea; Construção Horizontal; Claraboia Arquitetônica; Design de Iluminação; Portal de Chapa Perfurada; Escultura Côncava; Café Torrado; Matéria-prima do Café; Sustentabilidade Arquitetônica; História do Café; Museografia; Armazém Industrial; Microlotes de Café; Mapa da Região Produtora; Juta na Decoração; Pátio Descoberto; Experiência Arquitetônica; Design Estratégico; Arquitetura de Premiação; Ambiente Ritualístico; Ritual do Café; Espaços de Trabalho Integrados; Nome das Fazendas de Café; Iluminação Museográfica; Solenidade Arquitetônica; Roteiro Instigante; Experiência do Usuário no Espaço; Júri de Especialistas; Projetos de Arquitetura Reconhecidos; Influência Brasileira na Arquitetura;