A arquiteta Daniela Funari mostra papel o decisivo do design na qualidade do sono

Design e Arquitetura para um Sono Repousante

Arquitetura e o design de interiores podem contribuir para um sono de qualidade. A arquiteta Daniela Funari oferece ideias e soluções para criar um dormitório ideal para o descanso, incluindo controle da luz, escolha de cores e materiais, e iluminação estratégica.


O design e arquitetura de interiores desempenham um papel crucial na criação de espaços que não apenas encantam visualmente, mas também promovem o bem-estar físico e mental.

Daniela Funari destaca algumas considerações essenciais ao projetar dormitórios, reconhecendo a importância do sono para o realinhamento diário e a vitalidade contínua.

Ambiente Escuro

O Primeiro Passo para o Descanso Ideal — A primeira etapa no caminho para um repouso de qualidade é garantir um ambiente escuro e acolhedor.

Daniela Funari utiliza técnicas de vedação de janelas, combinadas com cortinas e persianas, inclusive aquelas automatizadas, para controlar a entrada de luz externa.

A escolha por designs fluidos e orgânicos destaca-se, proporcionando não apenas funcionalidade, mas também estética refinada.

Design e Arquitetura para um Sono Repousante / Fotografia Mariana Camargo

Luz Azul

Uma Consideração Necessária — A arquiteta aborda a interferência da luz azul proveniente de dispositivos eletrônicos, reconhecendo seu impacto negativo na qualidade do sono. Recomendações práticas incluem desligar esses aparelhos antes de dormir ou considerar a exclusão deles do ambiente do dormitório. Materiais sintéticos são preferíveis, facilitando a limpeza e contribuindo para um ambiente mais higiênico.

Tela Solar

Uma Barreira Elegante contra a Luz Exterior — Para um quarto completamente vedado da luz externa, Daniela sugere o uso de telas solares.

Destaca-se a necessidade de espaço no teto para a acomodação da persiana, enfatizando a importância de materiais como o tecido blecaute para bloquear pequenos vãos de luz nas extremidades.

Cromoterapia na Decoração

Cores que Promovem o Descanso — As escolhas de cores nos mobiliários, enxoval e revestimentos desempenham um papel crucial na atmosfera do dormitório.

Tons neutros, como azul, verde, roxo, cinza e branco, são preferenciais, proporcionando uma leitura cromática harmônica.

A utilização de tons claros, incluindo cores-pastel, é uma opção para criar composições cromáticas calmantes.

Cabeceira

Conforto e Estilo na Conexão com a Parede — A cabeceira, ponto de ligação entre a cama e a parede, não é apenas um elemento estético, mas também funcional. Daniela destaca a importância de escolher modelos que proporcionem conforto nas costas e isolem o corpo da parede, contribuindo para uma experiência de sono mais agradável.

Conforto Térmico

O Ponto de Equilíbrio para Noites Ideais — O equilíbrio térmico no quarto é fundamental. Daniela define a temperatura ideal como o meio-termo entre extremos de calor e frio. O uso de ar-condicionado, juntamente com mantas, tapetes, almofadas e um enxoval mais robusto, contribui para um ambiente aconchegante e propício ao sono, especialmente em noites mais frias.

Iluminação Estratégica

Criando Ambientes Acolhedores — A iluminação lateral da cama, proporcionada por abajures ou pendentes, desempenha um papel crucial na percepção de acolhimento. Daniela destaca a crescente automação das luzes centrais, permitindo ajustes de intensidade e a criação de momentos específicos, como a redução gradual antes de dormir ou para o momento de leitura.

Enfoque Técnico

O cuidado meticuloso com cada detalhe no projeto de dormitórios, revela a arquiteta Daniela Funari, pode proporcionar ambientes esteticamente agradáveis, além de espaços que promovem um sono reparador.

Enfoques técnicos e funcionais garantem que cada projeto seja um convite ao descanso e ao equilíbrio tão necessário para a vida cotidiana.

Contato:
Daniela Funari Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12259/daniela-funari-arquitetura/
http://danielafunariarquitetura.com.br

 


Referências — Arquitetura de Interiores; Design de Dormitórios; Projeto de Decoração; Qualidade do Sono; Ambiente Escuro para Dormir; Cortinas Automatizadas; Luz Azul e Sono; Tela Solar em Projetos de Interiores; Cores Neutras na Decoração; Cromoterapia no Dormitório; Cabeceira de Cama; Conforto Térmico no Quarto; Equilíbrio Térmico no Dormitório; Automatização da Iluminação; Ambientes Acolhedores; Projeto de Dormitório Moderno; Harmonia Cromática na Decoração; Design de Mobiliários para Dormitório; Projeto de Arquitetura Residencial; Iluminação Estratégica para Dormitório;