Marta Martins explora as possibilidades do pé-direito duplo na valorização do espaço e destaque para altura

Pé-direito duplo na arquitetura e decoração

O pé-direito duplo é uma característica marcante que a arquiteta Marta Martins explora em seus projetos. Ela destaca sua importância para iluminação, ventilação e valorização do espaço, com esquadrias imponentes. Neste cenário, painéis, madeira, porcelanato e iluminação estratégica criam atmosferas equilibradas.


O pé-direito duplo, uma característica marcante em projetos arquitetônicos, oferece não apenas uma estética imponente, mas também a oportunidade de explorar a decoração de maneiras inovadoras.

A arquiteta Marta Martins destaca a importância desse elemento em seus projetos, ressaltando sua contribuição para a expressividade nos espaços residenciais.

Iluminação e Ventilação

A Aliança com Esquadrias Imponentes — Desde os antigos casarões, as paredes altas sempre conferiram uma magnificência única aos ambientes.

A presença de esquadrias de portas e janelas imponentes, aliadas ao pé-direito duplo, garante não apenas boa iluminação natural e ventilação, mas também a valorização do espaço.

Pé-direito duplo na arquitetura e decoração / Fotografia Julia Herman

Marta Martins destaca que essa diferença elevada entre teto e piso é particularmente indicada para áreas sociais integradas e hall de entrada.

Decoração e Iluminação

Estratégias para Ambientes Amplos — No âmbito da decoração, Marta Martins ressalta que o pé-direito duplo proporciona a magnitude necessária para explorar diversas áreas de trabalho com decoração e iluminação.

Em um de seus projetos, um painel de gesso não se limitou à sala de estar, estendendo-se até a varanda antes fechada.

Pé-direito duplo na arquitetura e decoração / Fotografia Julia Herman

A combinação de elementos, como ripados em madeira e painel de porcelanato, cria uma atmosfera que equilibra o futurístico e o clássico contemporâneo.

Para garantir uma iluminação de qualidade em pé-direito duplo, Marta destaca a necessidade de lâmpadas de maior potência e alcance luminoso.

O uso de sancas de gesso no forro, estrategicamente posicionadas, cria a sensação de um ‘teto flutuante’, contribuindo para uma atmosfera convidativa e espaçosa.

A inserção de iluminação pontual atende a momentos mais íntimos entre moradores e encontros familiares.

Bem-Estar e Contato com a Natureza

Integrando Ambiente Estendido em Apartamentos — A arquiteta ressalta a importância de pensar em bem-estar e contato com a natureza, especialmente em apartamentos.

Jardins verticais e vasos elevam a presença de plantas, valorizando ainda mais o pé-direito duplo. A criação de galerias particulares em paredes amplas oferece a oportunidade de utilizar quadros e peças de arte, enriquecendo o espaço.

Espelhos

Profundidade e Amplitude em Projetos Compactos e Maiores — Marta destaca o uso estratégico de espelhos como aliados do cenário, capazes de ampliar áreas pequenas e proporcionar profundidade em espaços maiores.

Contrariando a ideia errônea de que esses itens não se harmonizam com ambientes amplos, a arquiteta observa que os espelhos são ideais para cômodos lineares e de comprimento expressivo.

Explorar o pé-direito duplo vai além da estética; é uma oportunidade de inovação e funcionalidade nos projetos de arquitetura e decoração, como evidenciado pela especialização de Marta Martins.

Contato:
Marta Martins Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28927/marta-martins-arquitetura/
https://www.martamartins.com.br/

 


Referências — Pé-direito duplo em projetos; Arquitetura com pé-direito elevado; Decoração para ambientes com pé-direito duplo; Projetos arquitetônicos contemporâneos; Esquadrias de portas e janelas imponentes; Iluminação natural em espaços amplos; Ventilação em pé-direito duplo; Magnitude em ambientes residenciais; Valorização do imóvel com pé-direito alto; Painel de gesso na decoração; Drywall para instalação de LEDs; Sancas de gesso para iluminação; Ambiente integrado e hall de entrada; Atmosfera futurística na decoração; Ripados em madeira e porcelanato; Lâmpadas de maior potência; Alcance luminoso em pé-direito duplo; Sensação de teto flutuante; iluminação pontual para momentos íntimos; Bem-estar em ambientes estendidos; Contato com a natureza em apartamentos; Jardins verticais e vasos decorativos; Galerias particulares em paredes amplas; Quadros e peças de arte na decoração; Espelhos para ampliar espaços; Profundidade em cômodos lineares; Amplitude em espaços maiores; Projetos compactos e pé-direito duplo; Valorização do espaço com plantas; Estratégias de iluminação em pé-direito alto;