Stúdio Júlio Sousa transforma paisagem em harmonia tropical residencial, na Além Paraíba, Minas Gerais

Paisagismo Minimalista de Júlio Sousa

Na tranquila Além Paraíba, situada em Minas Gerais, desponta uma residência familiar que se destaca não apenas pela sua arquitetura, mas pela integração serena de um paisagismo tropical minimalista.

O projeto, meticulosamente elaborado pelo renomado Stúdio Júlio Sousa, cobre uma área de 250 m², atendendo de maneira precisa às demandas dos moradores.

Conceito Tropical Minimalista

Simbiose de Flora e Formas Simples — A proposta visava atender ao claro desejo dos residentes: a busca por uma área verde que não apenas complementasse, mas também suavizasse os elementos de concreto, conferindo ao espaço um aspecto natural e acolhedor.

Paisagismo Minimalista de Júlio Sousa / Fotografia Leandro Braz

O conceito adotado foi o tropical minimalista, fundindo a exuberância da flora tropical com linhas e formas de elegância descomplicada.

Integração Perfeita

Paisagismo e Arquitetura em Sintonia — O resultado é um paisagismo que se funde harmoniosamente à arquitetura da residência, proporcionando uma vista refrescante e reconfortante para seus ocupantes.

A escolha criteriosa das plantas possibilitou uma transição suave entre o jardim e o interior da casa, maximizando a entrada de luz natural e a continuidade visual entre os espaços.

Execução Precisa

Arte em 5 Dias — Durante a execução do projeto, que demandou apenas 5 dias para sua conclusão impressionante, foram empregadas técnicas de plantio em canteiros, vasos e jardim vertical. A inserção estratégica de móveis, revestimentos e iluminação revelou-se essencial para realçar a beleza do espaço, conferindo-lhe uma atmosfera única.

Escolhas Estratégicas

Plantas Rústicas e de Baixa Manutenção — Destaque especial foi dado ao jasmim-dos-poetas, escolhida para o pergolado e elogiada pela fragrância afetiva durante a floração. Plantas cuidadosamente selecionadas, como Alpinia purpurata, maranta – charuto e bambuza, são rústicas, tropicais e de baixa manutenção, garantindo a longevidade da beleza do paisagismo.

Integração Planejada

Ambientes Interno e Externo em Sintonia — A conexão entre os ambientes interno e externo foi meticulosamente planejada, proporcionando uma experiência integrada e revitalizante para os moradores.

Um projeto complementar à reforma arquitetônica residencial de Amanda Bechelaini, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos habitantes.

Neste cenário, o paisagismo minimalista não é apenas uma intervenção estética, mas uma simbiose cuidadosamente orquestrada entre natureza e arquitetura, enriquecendo o espaço físico e a experiência dos moradores.

Ficha:
Arquitetura: Amanda Bechelaini / @amandabechelaini.arq
Paisagismo: Studio Júlio Sousa / @juliosousa_paisagista
Fotografia: Leandro Braz / @leandrobrazfotografia

Contato:
Studio Júlio Sousa
https://arqbrasil.com.br/30462/studio-julio-sousa/
https://www.studiojuliosousa.com.br/

 


Referências — Paisagismo tropical minimalista; Projeto de paisagismo residencial; Stúdio Júlio Sousa Além Paraíba; Arquitetura e paisagismo integrados; Flora tropical em paisagismo; Plantas de baixa manutenção; Jasmim-dos-poetas em pergolado; Integração entre interior e exterior; Móveis para paisagismo; Revestimentos em paisagismo; Iluminação em projetos paisagísticos; Técnicas de plantio em canteiros; Jardim vertical em paisagismo; Área verde em residências; Continuidade visual em arquitetura; Sintonia entre arquitetura e natureza; Paisagismo rústico e tropical; Alpinia purpurata em paisagismo; Maranta – charuto em jardins; Bambuza em projetos paisagísticos; Reforma arquitetônica residencial; Amanda Bechelaini arquitetura; Experiência integrada em residências; Qualidade de vida em ambientes verdes; Harmonia visual em projetos residenciais;