Projeto de reforma do escritório Arkitito Arquitetura, resgatou a essência arquitetônica de um chalé alemão originário, ao mesmo tempo, em que implementou estratégias contemporâneas para atender às demandas dos clientes

Arkitito com essência germânica em traços modernos

A Residência Chalé Contemporâneo, situado na zona oeste de São Paulo, combina a essência da arquitetura germânica com estratégias modernas, para criar um projeto acolhedor e funcional para uma família com filhos adolescentes.


Contexto Histórico

Originalmente construída sob os preceitos do estilo arquitetônico alemão, caracterizado por telhado íngreme em duas águas e paredes revestidas de pedras, a residência cativou os moradores pela atmosfera aconchegante e memórias evocadas de um tradicional chalé germânico.

Premissas Projetuais

O desafio projetual estabelecido era intervir respeitosamente na construção de valor arquitetônico, preservando suas características principais, porém adaptando-a para acomodar o programa de necessidades contemporâneo dos novos moradores.

Almejavam-se espaços integrados que priorizassem o convívio e o conforto ambiental.

Estratégias de Intervenção

Área Social Integrada — Para proporcionar ambientes sociais amplos e iluminados, a laje que abrigava o sótão foi removida, elevando o pé-direito da sala de estar a mais de 6 metros e expondo as tesouras de madeira restauradas.

Paredes limitantes foram demolidas, originando uma área de estar e lazer generosa.

Iluminação e Ventilação Naturais — Novas esquadrias em vidro foram instaladas na fachada principal, enquanto materiais de tons claros no embasamento refletem a luz natural. Um pergolado metálico na entrada filtra a iluminação. Na fachada oposta, a varanda gourmet conecta-se à cozinha defronte à piscina.

Integração Visual — O novo arranjo possibilita a leitura integral da ala social desde a entrada, ampliando a sensação de convívio. Caixilhos deslizantes permitem a ventilação cruzada, contribuindo para o conforto térmico.

Materiais e Acabamentos

Diferentes texturas naturais foram empregadas, como piso em porcelanato, paredes em branco, lareira revestida em pedras e forro em réguas de madeira Tauari. No exterior, as fachadas receberam pintura escura, contrastando com a pureza interna.

Área Íntima

No mezanino, localiza-se o escritório integrado, enquanto as suítes foram distribuídas nas laterais, com pés-direitos generosos proporcionados pelo telhado inclinado e varandas privativas. Claraboias iluminam a circulação.

Conceito

O projeto alcançou uma fusão harmoniosa entre elementos acolhedores do chalé original e traços contemporâneos, preservando a essência estética e atendendo ao estilo de vida familiar, com ênfase no convívio compartilhado.

Ficha:
Projeto: Casa Giudice
Localização: Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).
Ano de projeto: 2021
Ano de conclusão: 2022
Área do terreno: 597 m²
Área construída: 415 m²
Arquitetura: ARKITITO Arquitetura
Arquitetos líderes: Chantal Ficarelli, Tito ficarelli, Stefano Fernandes
Equipe de Arquitetos: Claudia Piaia
Fotografias: Ricardo Faiani
Informações: Matheus Pereira

Fornecedores:
Gerdau Aço / @gerdau
Coral Tintas / @tintascoral
Telhas IKO
Cerâmica Portinari / @ceramicaportinari
Cerâmica Atlas / @ceramicaatlas
Arkos Brasil / @arkosbrasil
VanMar Esquadrias
Divinal Vidros / @divinalvidros
Construtora Domenge

Contato:
Arkitito Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12206/arkitito/
https://arkitito.com/

 


Referências — área de convivência, área íntima, área social, arquitetura alemã, arquitetura sustentável, arquitetura-germânica, arquitetura-sustentável, baixo impacto ambiental, chalé-alemão, claraboias, conforto ambiental, conforto-térmico, cozinha integrada, cozinha-aberta, decoração campestre, design de interiores, escritório integrado, mezanino, estilo germânico, forro de madeira, fusão de estilos, entretenimento residencial, iluminação natural, integração de ambientes, lareira revestida em pedras, living-integrado, madeira maciça, mobiliário brasileiro, mobiliário garimpado, pé-direito elevado, pergolado, porcelanato, preservação arquitetônica, reforma, residência, suítes, tesouras de madeira, texturas naturais, traços contemporâneos, varanda gourmet, varandas privativas, ventilação cruzada.