Design brasileiro conquista o IF Design Award com a cadeira Manacá, da designer Daniela Ferro, na disciplina Product e na categoria Home Furniture / Decoration, desenvolvida em parceria com a Marê Mobília

Design da Daniela Ferro vence prêmio internacional

A cadeira Manacá, desenvolvida em parceria entre a designer Daniela Ferro e a Marê Mobília, recebeu o IF Design Award 2024, na disciplina Product e na categoria Home Furniture/ Decoration. A cadeira, feita em cumaru, se destaca por sua estética expressiva, redução do uso de madeira e inspiração na tradição brasileira de tecelagem manual, com o uso de fita náutica tramada em zigue-zague no encosto e assento.


O design de Daniela Ferro foi premiado com o renomado IF Design Award, um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo, pela inovadora cadeira Manacá, desenvolvida em parceria com a Marê Mobília.

O destaque do produto foi a sua estética expressiva e a redução do uso da madeira em sua estrutura, proporcionada pelo uso predominante da corda náutica tramada em zigue-zague no encosto e assento.

Inspiração na tradição brasileira de tecelagem

A cadeira Manacá foi inspirada na rica tradição brasileira de tecelagem manual de fibras naturais.

Essa inspiração está presente no encosto e no assento, tramados em zigue-zague com fita náutica de poliéster.

O resultado é um inusitado efeito visual, onde as fitas se cruzam, formando as superfícies e criando um efeito de tridimensionalidade.

Estrutura sustentável em Cumaru

A estrutura da cadeira Manacá é confeccionada em Cumaru, madeira extremamente densa, cuja resistência permite que o design seja leve, com perfis delgados e mínimo uso de matéria-prima.

O uso de madeira certificada e a redução do seu consumo na estrutura reforçam o compromisso com a sustentabilidade.

Reconhecimento internacional

A cadeira Manacá teve destaque diante de um júri com 132 membros, composto por especialistas independentes do mundo todo.

“Este prêmio é um reconhecimento da nossa dedicação em criar uma peça de mobiliário com design único e expressivo, valorizando as melhores características da madeira e da trama. Também representa minha paixão pessoal pela cultura brasileira, que tem no artesanato uma expressão muito importante, e minha preocupação em fazer o melhor uso de materiais nobres, utilizando-os de forma sustentável. Estou honrada em receber o IF Design Award, e compartilho com minha equipe todos os méritos”, afirmou Daniela.

Equipe multidisciplinar

A equipe de Daniela é composta pelos designers Alexandre Rocha, Bruna Lazaroto, Guilherme Bassani, Patrícia Kojima, Priscila Schmitt e Milena Miranda, que trabalharam juntos para criar a cadeira Manacá, destinada a uso em áreas externas e disponível nas versões com e sem braços.

Foco na sustentabilidade e na cultura brasileira

A cadeira Manacá mostra como o design pode ser usado para valorizar a cultura brasileira e promover a sustentabilidade.

A tecelagem manual com fibras naturais é uma técnica tradicional brasileira que ganha nova vida na cadeira Manacá, que também se destaca pelo uso consciente de materiais nobres e certificados.

Ficha:
Cadeira Manacá Sem Braço
Dimensões (Cm):
C.50 X P.56 X A.80
Materiais:
Madeira cumaru, fita e tecido.

Cadeira Manacá Com Braço
Dimensões (Cm):
C.55 X P.56 X 80.A
Materiais:
Madeira cumaru, fita e tecido.

Serviço:
Cadeira Manacá na seção “Winners & iF Ranking”
https://ifdesign.com/en/winner-ranking/project/manaca-chair/621315

Contato:
Daniela Ferro
(41) 3352 5098
https://www.danielaferro.com.br/

 


Referências — Áreas externas; tecelagem manual; Arquitetura; Artesanato; Artesanato brasileiro; Cadeira Manacá; Cadeiras; Cadeiras com braços; Cadeiras sem braços; Compromisso com a sustentabilidade; Cultura brasileira; Cumaru; Daniela Ferro; Decoração; Design; Design brasileiro; Design de interiores; Design expressivo; Estrutura leve; Fibras naturais; Fita náutica de poliéster; IF Design Award; Inovação; Inovação em design; Júri especializado; Madeira certificada; Marê Mobília; Mínimo uso de matéria-prima; Mobiliário; Mobiliário para áreas externas; Mobiliário sustentável; Poliéster; Prêmios; Prêmios de design; Redução do uso da madeira; Sustentabilidade; Técnicas tradicionais; Tecelagem manual;