Projeto do Museu da Vacina pelo escritório Effect Arquitetura recebe Prêmio IAB/SP 2023, Uma Celebração da “Retomada” na arquitetura

Museu da Vacina pelo Effect é premiado

No último dia 24 de novembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) — Departamento de São Paulo, realizou a 25ª edição do Prêmio IAB/SP, sob o sugestivo tema “Retomada”.

Este evento, que contou com a participação de mais de 80 escritórios e cerca de 107 projetos inscritos, revelou o Museu da Vacina como vencedor na categoria Edificações e Projetos, uma das mais concorridas da noite, com expressivas 55 inscrições.

Compromisso com a História e a Ciência: Museu da Vacina e o Troféu da Inovação Arquitetônica

Os arquitetos Celso Grion e Erick Tonin, líderes da Effect Arquitetura, responsáveis pela concepção do Museu da Vacina, expressaram sua gratidão e honra ao receberem o prêmio.

O reconhecimento não é apenas um troféu, mas um testemunho do compromisso e contribuição para uma das obras mais emblemáticas da história da ciência no Brasil.

Museu da Vacina pelo Effect é premiado / Fotografia Eduardo Pozella

“Estamos imensamente gratos e honrados por receber este prêmio. Significa mais do que apenas um troféu, é um testemunho do nosso compromisso e contribuição para uma das obras mais emblemáticas da história da ciência no Brasil. Este reconhecimento é dedicado a cada membro da nossa equipe, dos colaboradores e a todos que confiaram na nossa visão,” afirmaram os arquitetos.

Tradição Preservada na História da Casa Vital Brazil

O Museu da Vacina, localizado na Casa Vital Brazil, construída por volta de 1880, foi a residência do médico e pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, primeiro Diretor do Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo, atualmente conhecido como Instituto Butantan.

A restauração da edificação preservou cuidadosamente as camadas históricas relevantes, mantendo a integridade cultural do local.

Técnicas e Materiais na Arquitetura Integram o Antigo com o Novo

Os arquitetos da Effect Arquitetura destacam o contraste entre o antigo e o novo, expresso através do uso de materiais diferenciados, sistemas construtivos modernos, cores e texturas distintas.

A preservação da estrutura original foi realizada de maneira a evidenciar as partes preservadas da edificação, criando um diálogo visual entre o passado e o presente.

Um Museu para Todos com Acessibilidade e Inovação Espacial

Uma das mudanças significativas implementadas foi a melhoria na acessibilidade, com o nivelamento de desníveis de piso utilizando tampos de vidro. Essa intervenção não apenas facilita o acesso, mas também expõe a estrutura preservada, especialmente próximo à interligação da entrada do museu com as áreas expositivas e o deque dos fundos.

O Museu da Vacina com Espaços Interativos e Tecnologia a Serviço da Ciência

O Museu da Vacina não é apenas uma obra arquitetônica notável, mas também um espaço dedicado ao ensino e divulgação científica.

Museu da Vacina pelo Effect é premiado / Fotografia Eduardo Pozella

Com oito espaços interativos e informativos, que incluem cinema 6D, sala holográfica, jogos lúdicos, linha temporal e exposição de objetos, o museu utiliza diversas tecnologias para conscientização de crianças e adultos.

A 25ª Premiação do IAB/SP reconheceu não apenas a excelência arquitetônica, mas também a capacidade de integrar história, preservação e inovação em um projeto singular.

O Museu da Vacina é, sem dúvida, um marco na paisagem arquitetônica, impulsionando o avanço técnico e o conhecimento na área. Os vencedores da etapa estadual agora aguardam ansiosos para competir nas finais nacionais programadas para janeiro de 2024.

Contato:
Effect Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13323/effect-arquitetura/
https://www.effect.arq.br/

 


Referências: Museu da Vacina; Prêmio IAB/SP 2023; Instituto de Arquitetos do Brasil; Edificações e Projetos; Effect Arquitetura; Celso Grion; Erick Tonin; Retomada na Arquitetura; Arquitetura e Urbanismo; História da Ciência no Brasil; Casa Vital Brazil; Vital Brazil Mineiro da Campanha; Instituto Butantan; Restauração Patrimonial; Arquitetura Contemporânea; Preservação Cultural; Avanço Técnico na Arquitetura; Construção Ambiental; Natureza e Arquitetura; Sociedade e Arquitetura; Economia e Arquitetura; Cultura e Arquitetura; Técnicas de Restauração; Materiais Diferenciados na Arquitetura; Sistemas Construtivos Modernos; Cores e Texturas na Arquitetura; Acessibilidade em Edificações; Nivelamento de Pisos; Tampos de Vidro na Arquitetura; Diálogo entre Antigo e Novo; Espaços Interativos em Museus; Tecnologia na Educação Científica; Cinema 6D; Sala Holográfica; Jogos Lúdicos; Linha Temporal em Museus; Exposição de Objetos Históricos; Conscientização Científica; História da Arquitetura Brasileira; Desafios na Produção Arquitetônica; Museus como Espaços de Educação; Projeto de Preservação Arquitetônica; Arquitetura Sustentável; Patrimônio Cultural Brasileiro; Estratégias de SEO; Premiação em Arquitetura; Arquitetos Brasileiros; Projetos Inovadores; Arquitetura e Ciência; Impacto Cultural em Projetos Arquitetônicos;