Galeria Lume Apresenta Novas Mostras Individuais de Renata Egreja e Eduardo Coimbra, a partir de 30 de novembro de 2023

Renata Egreja e Eduardo Coimbra na Galeria Lume

Cerâmicas de Renata Egreja

A Galeria Lume abre suas portas para as mostras individuais das obras inéditas dos artistas Renata Egreja e Eduardo Coimbra, curadas por Mariana Leme. A exposição “Renata Egreja: Uma Crônica Mole” apresenta pinturas, aquarelas e cerâmicas que revelam o universo gestual e feminino da artista. Já “Sonho de Vôo, Medo da Queda”, de Eduardo Coimbra, explora por meio de imagens poéticas o anseio humano de voar e o temor da queda, transcendendo da realidade à mitologia. As mostras estarão abertas ao público a partir do dia 30 de novembro 2023.


A Galeria Lume, renomado espaço dedicado às artes visuais, abre suas portas para as novas mostras individuais dos artistas contemporâneos Renata Egreja e Eduardo Coimbra.

A exposição, meticulosamente curada por Mariana Leme, oferece aos visitantes uma imersão no universo distintivo desses talentosos criadores.

Renata Egreja: Uma Crônica Mole

Renata Egreja, na sua segunda individual na Galeria Lume, apresenta “Renata Egreja: Uma Crônica Mole”. A mostra, composta por pinturas, aquarelas e cerâmicas inéditas, revela o universo gestual e feminino da artista, enraizado nas paisagens bucólicas de Ipaussú, interior de São Paulo.

Inspiração na Natureza

Imersa na exuberância natural ao seu redor, Egreja encontra inspiração no bucolismo de Ipaussú. Seu trabalho, concebido de maneira gestual, trará ordem ao caos, refletindo a influência da natureza em cada pincelada.

Orquestrando Estímulos Visuais

A obra de Egreja opera como uma orquestra de estímulos visuais, explorando temas femininos como natureza, criação e vida. Assim como Gaia, a Deusa da Terra, a artista navega pelo caos de possibilidades, ordenando universos diversos em tela, papel e cerâmica, mantendo a identidade única de sua criação.

A Transformação Incessante da Vida

Mariana Leme, curadora da exposição, destaca que a obra de Egreja não é uma fabulação idealizada, mas sim a própria vida em sua materialidade.

“Renata Egreja: Uma Crônica Mole” oferece ao visitante a oportunidade de percorrer os cosmos dinâmicos e vívidos da artista, explorando novas estórias e trajetórias.

Renata Egreja e Eduardo Coimbra na Galeria Lume / Divg.Lume

Eduardo Coimbra

Eduardo Coimbra no Espaço Expositivo II: “Sonho de Voo, Medo da Queda”

No segundo espaço expositivo, Eduardo Coimbra apresenta “Sonho de Vôo, Medo da Queda”. A exposição explora, por meio de imagens poéticas, o anseio humano de voar e o temor da queda, transcendendo da realidade à mitologia.

O Céu como Playground Arriscado

Coimbra questiona as leis da gravitação e a necessidade humana de escapar da superfície terrestre.

“Sonho de Vôo, Medo da Queda” convida o espectador a contemplar o céu como um playground arriscado, onde a busca pelo voo é motivada por hedonismo, ativismo ou um desejo de se libertar do peso insustentável do mundo.

Explorando o Psiquismo Humano

Ao explorar os elementos do psiquismo humano, a exposição indaga sobre onde guardamos as imagens que nos moldam. Eduardo Coimbra desafia a linguagem, questionando como a imagem pode expressar o que as palavras, por natureza, parecem incapazes.

A Galeria Lume convida todos os apreciadores das artes a vivenciarem estas duas exposições marcantes, mergulhando nos universos singulares de Renata Egreja e Eduardo Coimbra. As mostras estarão abertas ao público a partir de 30 de novembro.

Renata Egreja

São Paulo, Brasil, 1984. Vive e trabalha em Ipaussú, Brasil.
Renata Egreja bacharelou-se em Artes Plásticas em 2010, pela École des Beaux Arts de Paris, onde também realizou o mestrado. Egreja, trabalha com diferentes mídias como instalações, vídeos, esculturas e desenhos. Mas é a pintura o grande eixo de seu trabalho. A artista pinta através de experimentos com processos construtivos. Renata Egreja ganhou alguns prêmios como Prêmio Itamaraty de arte Contemporânea e Residência artística FAAP e Itamaraty Sanskriti Foundation. Participou também das exposições Os Primeiros Dez Anos e Correspondências no Instituto Tomie Ohtake, novas aquisições MAC Sorocaba, Ellas na FAAP entre outras. Realizou exposições individuais em diversas galerias e Museus como Zipper Galeria em São Paulo e Museu de Arte de Curitiba, MAG Goiânia etc. Sua obra faz parte de coleções como Fundação Armando Alvares Penteado, MAC Sorocaba e Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

Eduardo Coimbra

Rio de Janeiro, 1955. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.
Eduardo Coimbra é conhecido pelas suas instalações arquitetônicas site‐specific com mídias variadas. Seus primeiros trabalhos usam objetos cotidianos resgatados do anonimato por meio de pequenos motores e circuitos luminosos. Muitas vezes convidando a participação do público, a obra de Coimbra inclui paisagens construídas, bem como maquetes de ambientes por vezes imaginários.
Eduardo Coimbra iniciou sua atividade artística no começo dos anos 90. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.

Serviço:
“Renata Egreja: Uma crônica mole”
de Renata Egreja
Curadoria: Mariana Leme
Local: Galeria Lume, espaço expositivo I

“Sonho de vôo, medo da queda”
de Eduardo Coimbra
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Local: Galeria Lume, espaço expositivo II

Abertura: 30 de novembro, quinta-feira, das 18h às 22h
Período expositivo: 30 de novembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Entrada gratuita.

Contatos:
Galeria Lume
(11) 4883-0351
https://galerialume.com/

Renata Egreja
https://renataegreja.com/

Eduardo Coimbra
http://eduardocoimbra.com.br/

 


Referências: Arquitetura contemporânea; Design de interiores; Tendências em decoração; Espaços residenciais modernos; Arquitetura sustentável; Materiais de construção ecológicos; Projetos arquitetônicos inovadores; Mobiliário de design; Decoração minimalista; Estilos arquitetônicos clássicos; Paisagismo urbano; Cores na decoração; Iluminação residencial; Arquitetura de espaços comerciais; Técnicas de pintura em aquarela; Esculturas cerâmicas contemporâneas; Design de exteriores; Arquitetura de interiores residenciais; Estilos de móveis vintage; Uso de plantas na decoração; Arquitetura industrial; Acessórios de decoração de luxo; Design de cozinhas modernas; Técnicas de pintura em tela; Arte contemporânea brasileira; Projetos arquitetônicos residenciais; Estampas e padrões na decoração; Arte abstrata em cerâmica; Renovação de ambientes; Arquitetura de espaços públicos;