Releituras da arquiteta pernambucana por DonaFlor Mobília na Semana Criativa de Tiradentes

Janete Costa, uma designer brasileira

Poltrona Cláudia, feita por DonaFlor Mobília de corda mescla

A arquiteta pernambucana Janete Costa (1932-2008) foi homenageada pela DonaFlor Mobília na exposição “Janete Costa, uma designer brasileira” durante a Semana Criativa de Tiradentes. Em parceria com o diretor criativo Rodrigo Ambrosio e familiares de Janete, a marca apresentou releituras de criações da arquiteta, considerada pioneira na valorização da cultura brasileira no design de móveis e objetos. A mostra faz parte de uma pesquisa de resgate dos traços marcantes de Janete, que conectou designers e artesãos.

A arquiteta pernambucana Janete Costa (1932 – 2008), dona de um olhar apurado sobre o artesanato brasileiro, construiu um legado de valorização da cultura brasileira, reconhecido mundialmente. Na Semana Criativa de Tiradentes foi homenageada pela DonaFlor Mobília na exposição “Janete Costa, uma designer brasileira”.

A marca, em parceria com o diretor criativo Rodrigo Ambrosio e a família da artista — a arquiteta Cláudia Costa (em memória), a galerista Lúcia Costa, o arquiteto Mário Costa e a arquiteta Roberta Borsoi — está lançando releituras a partir de resgates das criações da arquiteta. As peças terão pequenos ajustes, recursos que Janete não tinha na ocasião.

A exposição foi um reconhecimento da grande incentivadora das artesanias e da arte popular, pioneira na conexão entre designers e artesãos. “Janete Costa, uma designer brasileira” teve cenografia de Alexandre Rousset e integra a pesquisa de resgate, junto à família, dos seus traços marcantes no design de mobílias, objetos e paletas cromáticas.

Contato:
DonaFlor Mobília
(43) 3251-4917
https://donaflormobilia.com