Artesana é responsável pelas novas paredes acústicas do complexo cultural

Reta final das obras do Cultura Artística

O Teatro Cultura Artística, inaugurado em 1950 em São Paulo, foi atingido por um incêndio em 2008. Após uma longa paralisação, as obras de reconstrução tiveram início em 2018 e entraram na reta final. A empresa Artesana está responsável pelas novas paredes acústicas e divisórias das salas de apresentação. O complexo terá dois novos espaços principais. Grande Sala (750 lugares) e Pequena Sala (150 lugares). A reabertura do icônico teatro está prevista para julho de 2024.

O Teatro Cultura Artística foi inaugurado na região central de São Paulo (SP) em 1950 e logo se tornou um dos complexos artísticos mais importantes do Brasil, recebendo apresentações de nomes como Eva Wilma, Antônio Fagundes, Marília Pêra, Jô Soares e Renata Sorrah.

O sucesso foi interrompido em 2008, quando a casa de espetáculos foi atingida por um incêndio de grandes proporções.

Felizmente, a icônica fachada com um mural de Di Cavalcanti e os arquivos históricos foram salvos. Já outras áreas do prédio, como as salas de apresentações, ficaram completamente destruídas.

A reconstrução do icônico teatro começou em 2018, impulsionada por doações (privadas e governamentais) e liderada pela HTB Engenharia e Construção.

O trabalho de restauração exigiu um planejamento minucioso, já que o imóvel é um dos poucos tombados ao nível Federal (IPHAN), Estadual (CONDEPHAAT) e Municipal (CONPRESP) na capital paulista.

Após ter sido interrompido durante o período de pandemia, o processo de reconstrução foi retomado e chegou ao final — a expectativa é de que o Teatro Cultura Artística seja reaberto ao público em julho de 2024.

O complexo terá dois espaços principais para apresentações, totalmente redesenhados. Grande Sala (750 lugares) e Pequena Sala (150 lugares).

Atualmente, a Artesana, empresa especializada em divisórias, forros, pisos, revestimentos e paredes drywall, está realizando todo o trabalho de paredes acústicas funcionais para os novos ambientes do teatro. A companhia foi contratada para executar os forros de isolamento e absorção, bem como as divisões das salas.

“A especialização, a responsabilidade e a qualidade dos materiais utilizados pela Artesana são de suma importância para um projeto deste porte e padrão. Isso porque eles influenciam em fatores essenciais para o desempenho das novas salas de espetáculos, que moldarão o promissor futuro do Teatro Cultura Artística”, explica Karla Pagliuso, engenheira responsável pela empresa.

Contato:
Artesana Drywall
(11) 2797-7444
https://www.artesana.com.br