Oferecendo uma infraestrutura abrangente, os bairros planejados são uma tendência em constante crescimento no setor imobiliário

Infraestrutura e Sustentabilidade dos bairros planejados

Os bairros planejados oferecem infraestrutura completa, sustentabilidade e integração com a natureza. O Vivapark Porto Belo, um projeto pioneiro, destaca-se por sua ênfase na conexão com a natureza, diversidade de moradores e integração com o comércio. A sustentabilidade é uma prioridade, com soluções inovadoras de gestão de águas pluviais e uma pegada verde impressionante. Este bairro-parque se destaca no cenário dos bairros planejados, promovendo o desenvolvimento urbano consciente no Brasil.

Destacando-se pela oferta de infraestrutura completa e comodidades para os moradores. O planejamento meticuloso dessas áreas, desenvolvidas a partir do zero, inclui elementos como hierarquia de vias, que englobam ruas largas, estreitas e ciclovias, proporcionando conveniência aos residentes e à vizinhança.

Além disso, serviços urbanos essenciais, como sistema de esgoto e iluminação pública, já estão prontos para uso. Notavelmente, tecnologias de segurança, como o reconhecimento facial, também estão se tornando uma realidade nesses distritos.

O Vivapark Porto Belo como pioneiro

O Vivapark Porto Belo, concebido pelo escritório de arquitetura JLAA, é um exemplo emblemático desse conceito de bairro-parque, marcando o seu pioneirismo no Brasil.

Este projeto inovador faz parte do movimento de bairros planejados e proporcionará um ambiente de elevada acessibilidade e conforto.

O arquiteto Felipe Guerra, sócio da JLAA e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Vivapark, destaca a ênfase na conexão com a natureza, diversidade de moradores e integração com o comércio, juntamente com a inclusão de espaços de trabalho.

Integração com a natureza e sustentabilidade

A JLAA, ao projetar o Vivapark, demonstra um compromisso notável com a sustentabilidade e a integração com a natureza.

Uma das principais características é a preocupação com a gestão das águas pluviais, impedindo alagamentos por meio de estruturas de drenagem inovadoras.

O sistema funciona como uma extensa rede de absorção de água da chuva, perfeitamente integrada à paisagem urbana.

Débora Ciociola, coordenadora do projeto Vivapark na JLAA, descreve a abordagem sistêmica, onde diversas áreas são projetadas para absorver água, incluindo um amplo parque verde central com lagoas de contenção para o excedente de água das chuvas, criando um verdadeiro mosaico permeável como infraestrutura verde.

A pegada verde do Vivapark

Com uma área verde abrangendo 70 mil m², equivalente ao tamanho de um estádio de futebol, o projeto do Vivapark reforça o compromisso ambiental da JLAA.

A arquiteta Marina Sutile de Lima, envolvida no projeto, enfatiza que a empresa prioriza a sustentabilidade, adaptando seus projetos à base ambiental de cada local. Essa abordagem ecoconsciente é um legado da empresa e reflete sua inspiração no arquiteto e político curitibano Jaime Lerner.

Detalhes do bairro-parque

O bairro-parque projetado pelo escritório Jaime Lerner abrange uma área de 500 mil m² e está situado nas proximidades das praias de Porto Belo e Perequê, no litoral catarinense.

Além do parque central, o empreendimento abrigará dois lagos e praças que proporcionarão um contato direto com a natureza. A incorporadora Vokkan, idealizadora do projeto, prevê receber 6 mil habitantes ao longo dos próximos 20 anos, distribuídos em aproximadamente 2 mil unidades habitacionais, incluindo casas e prédios.

Circulação e vitalidade

O Vivapark estimulará a circulação de pessoas, especialmente pedestres, criando espaços públicos de qualidade que atraem movimento nas ruas e contribuem para a segurança.

Débora Ciociola enfatiza a importância de manter esses lugares cheios de vida e atividades, onde as pessoas podem interagir, frequentar restaurantes, bares, escolas e outros serviços. A integração e coexistência de diferentes elementos são fundamentais para o sucesso do bairro-parque.

Diversos contribuidores para o projeto

O desenvolvimento do Vivapark contou com a colaboração de diversos profissionais, incluindo os arquitetos Dani Schappo, Carlos Perna e Marina Sutile de Lima, todos do escritório JLAA.

Carlos Perna, consultor de paisagismo, desempenhou um papel crucial na implementação da infraestrutura verde do projeto.

O Vivapark Porto Belo representa uma notável evolução no cenário dos bairros planejados, unindo infraestrutura abrangente, sustentabilidade e integração com a natureza.

Esse projeto pioneiro sinaliza um futuro promissor para o desenvolvimento urbano consciente e de alta qualidade no Brasil.

Contato:
Jaime Lerner Arquitetos Associados
https://arqbrasil.com.br/26388/jaime-lerner-arquitetos-associados/
https://www.jaimelerner.com

 

Tópicos: Bairros planejados; Infraestrutura em bairros planejados; Sustentabilidade em bairros planejados; Integração com a natureza em bairros planejados; Planejamento urbano conscienteVivapark Porto Belo; Arquitetura sustentável; Gestão de águas pluviais; Sustentabilidade urbana; Bairro-parque; Desenvolvimento urbano consciente; Pioneirismo em bairros planejados; Infraestrutura verde; Conexão com a natureza em áreas urbanas; Inovações em planejamento urbano; Carlos Perna; Ucho; Danielle Schappo; Marina Sutile de Lima; Débora Ciociola; Felipe Guerra; Jaime Lerner; Vokkan;