As empresas estão lutando para trazer seus funcionários de volta aos escritórios, e há razões técnicas e estratégicas por trás desse movimento

Arquitetura para retorno ao presencial

Com a necessidade das empresas em trazer os funcionários de volta ao escritório, as estratégias de bem-estar que estão impulsionando essa mudança. A arquitetura e o design de interiores corporativos desempenham um papel fundamental na adaptação dos espaços de trabalho. A reinvenção dos espaços físicos é essencial para a adaptação às necessidades em constante evolução do ambiente de trabalho.

A transição do home office para o trabalho presencial tem sido um tema frequente nas redes sociais, gerando incômodos para muitos colaboradores.

Reconstruindo a Conexão e Colaboração

Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) revelou que, em 2021, 57,5% das empresas no Brasil adotaram o home office, parcial ou totalmente. Em contraste, em outubro de 2022, esse percentual diminuiu para 32,7%.

Essa mudança reflete a necessidade das empresas de reconstruir a conexão entre suas equipes e promover a colaboração criativa, que pode ser prejudicada em interações puramente virtuais.

A cultura corporativa também é mais eficaz quando propagada em espaços físicos, justificando a presença dos times nos escritórios.

O Mercado Imobiliário Aquecido

Uma consequência direta do retorno ao trabalho presencial é o aquecimento do mercado imobiliário, com as lajes corporativas em alta demanda. Conforme o relatório First Look da JLL, São Paulo registrou uma absorção líquida positiva de 14 mil m² no segundo trimestre de 2023, apesar da entrega de mais de 142 mil m² de novos espaços de alto padrão na capital paulista, aumentando a taxa de vacância.

O estudo também destacou um aumento de 25% no volume de ocupações de escritórios com tamanhos entre mil e 1.500 m², enquanto as negociações de áreas acima de 1.500 m² mais que dobraram. A JLL prevê a entrega de aproximadamente 268 mil m² de novas áreas corporativas até o final de 2023.

Reinventando Espaços Físicos

Diante desse cenário, as empresas estão percebendo a importância de reinventar seus espaços físicos para garantir o sucesso da transição. A arquitetura desempenha um papel essencial nesse processo, transformando os ambientes em locais mais inteligentes e acolhedores.

Denise Moraes, arquiteta e diretora de criação da AKMX, comenta: “Hoje, lideranças de diversas empresas nos procuram em busca desse novo olhar sobre os ambientes de trabalho. De forma cocriativa, mapeamos necessidades e transformamos o escritório em espaços mais dinâmicos, atualizados e preparados para este novo cenário.”

Adaptação às Novas Gerações

Atualmente, os escritórios abrigam diversas gerações de profissionais, incluindo nativos digitais, autodidatas e críticos. Eles priorizam a autonomia e trazem contribuições valiosas para o design de novos escritórios.

Características como mesas e lockers compartilhados, tecnologias que facilitam o trabalho remoto e a diversidade de ambientes proporcionam flexibilidade, acessibilidade e inclusão. As atividades individuais e de foco são direcionadas para o home office.

Exemplo de Transformação

A Populos, uma empresa de soluções tecnológicas para o local de trabalho, mudou sua sede para Barueri, na Grande São Paulo, visando criar um ambiente mais confortável, funcional e agradável para atrair seus colaboradores. A AKMX liderou o projeto, priorizando o bem-estar das pessoas.

Clea Lima, diretora administrativa da Populos, destaca: “Sempre pensamos no bem-estar dos nossos colaboradores, mantendo um ambiente físico funcional e colaborativo. Acreditamos que isso contribui para maior criatividade das pessoas e para as entregas serem mais eficientes, assim como ajuda a promover relacionamentos mais próximos no dia a dia.”

O sucesso desse investimento levou a empresa a iniciar um novo projeto, incluindo uma sala maior para treinamentos, espaços para eventos e um SOC (Security Operation Center), refletindo o compromisso contínuo com o bem-estar e a eficiência de seus funcionários.

Arquitetura Sempre

Nesse cenário em constante evolução, a arquitetura desempenha um papel crucial na adaptação dos espaços corporativos para as necessidades do presente, promovendo o engajamento e o bem-estar dos funcionários.

À medida que as empresas investem na reinvenção de seus ambientes físicos, a transição para o trabalho presencial se torna não apenas necessária, mas também uma oportunidade de inovação.

Contato:
AKMX Arquitetura Engenharia Tecnologia
https://arqbrasil.com.br/12184/akmx-arquitetura-engenharia-tecnologia/
https://www.akmx.com.br/

 

Tópicos: Retorno ao escritório; Trabalho presencial; Estratégias de bem-estar; Engajamento dos funcionários; Home office; Cultura corporativa; Mercado imobiliário; Lajes corporativas; Transição para o trabalho presencial; Arquitetura de escritórios; Design de interiores corporativos; Espaços de trabalho flexíveis; Adaptação às gerações no ambiente de trabalho; Autonomia no trabalho; Arquitetura e design de escritórios; Bem-estar no ambiente de trabalho; Reinvenção dos espaços físicos; Novo olhar sobre ambientes de trabalho; Arquitetura de escritórios corporativos; Otimização de espaços de trabalho;