Em comemoração ao seu primeiro ano, a Casa Gabriel, um espaço de arte em São Paulo, é palco para uma exposição inovadora de Fabio Melo, que desafia as fronteiras entre arte e design

Sertão sobre Sertão na Casa Gabriel

A exposição Sertão Sobre Sertão, do designer nordestino Fabio Melo, apresenta um olhar único e plural sobre a cultura sertaneja. A mostra, que celebra o primeiro ano da Casa Gabriel, em São Paulo, reúne 46 obras, incluindo cadeiras, mesas, vasos e luminárias, que mesclam elementos contemporâneos com materiais tradicionais da região.

O designer nordestino Fabio Melo, pela primeira vez em São Paulo com uma mostra individual, apresentará a exposição “Sertão Sobre Sertão — Narrativas Poéticas e Design Autoral” a partir do dia 10 de novembro de 2023.

Este evento marca uma celebração significativa na trajetória da Casa Gabriel, um espaço de diversidade artística fundado pela fotógrafa cearense Renata Vale.

Ressignificando a Identidade Regional

A exposição “Sertão Sobre Sertão” procura ressignificar as influências nordestinas e regionais, mesclando-as com elementos contemporâneos.

Fabio Melo, com mais de 12 anos de experiência no campo do design, busca inspiração em suas memórias de infância em Caruaru, no agreste pernambucano, para criar uma identidade única e plural.

Sertão sobre Sertão na Casa Gabriel / Divg.CasaGabriel

Esta identidade é formada a partir do uso de uma variada gama de materiais intrinsecamente ligados à cultura sertaneja.

Um Olhar Sertanejo nas Obras de Fabio Melo

A exposição abriga um total de 46 obras, incluindo cadeiras, mesas, vasos e luminárias, que ocupam quatro espaços distintos na Casa Gabriel.
Na sala “Vai com Fé,” os visitantes encontrarão seis oratórios, elaborados com aço carbono ou alumínio e acabamento em pintura eletrostática.

Esses oratórios apresentam não figuras sacras, mas sim as criações de seis dos mais renomados artesãos do país, a saber, Sil da Capela, Espedito Seleiro, Boró, Ademilson Eudócio, Juão de Fibra e Getúlio Maurício.

Estes artesãos, convidados por Fabio Melo, contribuíram com obras especialmente concebidas para este projeto único.

Na sala seguinte, que empresta seu nome à exposição, os espectadores mergulham na essência de uma jornada de 15 dias pelo Baixo São Francisco, uma região que abriga a Ilha do Ferro.

Durante essa jornada, Fabio Melo teve um encontro significativo com Seu Caboclo, um artesão conhecido por sua habilidade em construir gaiolas para pássaros utilizando finos gravetos.

Esse encontro inspirou a criação da coleção “Avuar,” onde, metaforicamente, Fabio parece abrir gaiolas, libertar os pássaros e transformar suas antigas prisões em objetos de design.

Na sala principal da exposição, cerca de 30 obras, incluindo o icônico “Vaso Caatinga,” a “Cadeira Helena” e o “Balanço Aloi,” refletem as muitas viagens e experiências de Fabio Melo ao longo de seus 12 anos de carreira no design.

Uma Celebração da Arte e do Design

A mostra individual que celebra o primeiro ano da Casa Gabriel estará aberta ao público a partir de sexta-feira, 10 de novembro de 2023. A Casa Gabriel está localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906, no Jardim América, em São Paulo, SP.

Esta exposição é um testemunho da inovação e criatividade que podem surgir quando arte e design se entrelaçam, e é uma oportunidade imperdível para apreciar o trabalho de Fabio Melo, um talentoso designer que reinterpreta suas raízes sertanejas com maestria.

Serviço:
“Sertão Sobre Sertão — Narrativas Poéticas e Design Autoral”
Casa Gabriel Espaço de Arte
Abertura: 10 de novembro de 2023
Encerramento: 27 de janeiro de 2024
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2906 — Jardim América, SP
Horário: segunda – sexta: 10h às 19h e sábados: 11h às 15h
Visitação: Gratuita sem necessidade de agendamento prévio

Contato:
Casa Gabriel
(11) 3060–8041 / (11) 997-822-850
https://casagabriel.art.br/

 

Tópicos: Casa Gabriel São Paulo; Fabio Melo designer; Exposição Sertão Sobre Sertão; Narrativas Poéticas e Design Autoral; Identidade regional na arte e design; Materiais na cultura sertaneja; Oratórios de aço carbono; Artesãos renomados no design; Coleção Avuar; Vaso Caatinga; Cadeira Helena; Balanço Aloi; Arte e design nordestino; Primeiro aniversário da Casa Gabriel;