A Casa das Rosas, um dos museus mais emblemáticos de São Paulo, reabriu suas portas após um processo de restauro que durou dois anos

Casa das Rosas de portas abertas

Situada na Avenida Paulista, um dos marcos mais icônicos do Brasil, a Casa das Rosas agora exibe seu esplendor original, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Exposição “Vivências do Novo”

A exposição inaugural, intitulada “Vivências do Novo,” está dividida em duas partes. A primeira parte, localizada no pavimento térreo, apresenta uma série de instalações que destacam imagens históricas da Avenida Paulista e a própria Casa das Rosas, que testemunhou as mudanças urbanas, culturais e artísticas de São Paulo ao longo do tempo.

A segunda parte, intitulada “Dimensão Cidade,” é curada por Paula Borghi e exibe obras de 15 artistas contemporâneos, abordando o tema da urbanidade por meio de pinturas, esculturas e instalações.

Os artistas em destaque são Abigail Campos Leal, Augusto de Campos, Bruno Baptistelli, Cleverson Salvaro, Débora Bolzsoni, Gerty Saruê, Manu Costa Lima, Meliny Bevacqua, Natalie Salazar, Nino Cais, R. Trompaz, Roberto Freitas, Shirley Paes Leme, Thiago Honório e Xadalu Tupã Jekupé.

A Casa das Rosas é administrada pela Organização Social de Cultura Poiesis e recebeu um investimento de R$ 4,2 milhões do Governo do Estado de São Paulo para sua restauração. A obra foi realizada pela empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração.

Um Novo Museu para o Futuro

Durante o processo de restauro, a equipe técnica da Poiesis reimaginou o papel da Casa das Rosas no cenário cultural atual e nas perspectivas futuras. O museu agora se posiciona como um centro unificador das diversas tendências criativas que caracterizam a cidade e o país, abrangendo não apenas a literatura, mas também as artes visuais, apresentações, música e outras formas de expressão inter-relacionadas.

Restauro e Detalhes Arquitetônicos

Um dos principais focos do restauro foi a correção de problemas na estrutura física do edifício, como rachaduras e infiltrações, além de melhorias nos sistemas elétricos e hidráulicos.

Um aspecto notável do restauro é a restauração de elementos arquitetônicos originais da Casa, como as gárgulas características da arquitetura gótica, que foram refeitas com base em moldes das peças originais.

Os adornos metálicos, usados para cobrir aquecedores na edificação, foram recuperados e polidos.

Destacando-se ainda, a restauração dos papéis de parede nos ambientes da Casa, que foram meticulosamente recuperados e aplicados à mão ao longo de meses. Além disso, a Casa agora oferece maior acessibilidade, com um banheiro adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, piso tátil, corrimãos em Braile, e uma rampa de acesso ao Museu.

Identidade Visual Renovada

A equipe de designers da Poiesis também desenvolveu uma nova identidade visual para a Casa das Rosas, que reflete a contemporaneidade sem perder de vista sua história e seu papel cultural. Essa renovação será revelada em breve nas redes sociais do museu.

Casa das Rosas de portas abertas

Nova identidade visual marca o novo posicionamento da instituição / Equipe de Design – Poiesis

A reabertura da Casa das Rosas marca um novo capítulo em sua história, preservando seu compromisso com a cultura e a literatura, mas também se adaptando às tendências contemporâneas e abrindo as portas para um futuro promissor.

É um momento significativo para a cidade de São Paulo e para os amantes da arquitetura, cultura e arte.

Contato:
Casa das Rosas
(11) 3673–1883 / (11) 3285–6986 / (11) 3288–9447
https://site.casadasrosas.org.br/

 

Tópicos: Casa das Rosas; Museu Casa das Rosas; Restauro de Museu; Avenida Paulista; Exposição “Vivências do Novo”; Arquitetura Restaurada; Cultura em São Paulo; Museu Poiesis; Artistas Contemporâneos; Identidade Visual Renovada;