Com formas orgânicas e vegetação suspensa, a Perkins&Will cria uma perspectiva futurista nos interiores corporativos da 2Future, empresa de capital futuro, no Itaim Bibi, em São Paulo

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future

O escritório da 2Future no Itaim Bibi, em São Paulo, foi projetado pela Perkins&Will para criar um ambiente inspirador e funcional para colaboradores e visitantes. O projeto utiliza formas orgânicas, vegetação suspensa e uma paleta de cores inteligentemente escolhida para incorporar o futuro de forma sutil e elegante.

Lançar uma visão de futuro inspiradora em um cenário vibrante, dinâmico e tecnológico foi o desafio abraçado pela Perkins&Will na criação dos interiores corporativos da 2Future, uma empresa de future capital.

Localizado no bairro do Itaim Bibi, em um edifício com vistas privilegiadas para a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Esse espaço de 955 m² procura não apenas receber clientes e visitantes, mas também abrigar workshops, reuniões e fornecer um ambiente funcional para a equipe no desempenho de suas atividades diárias.

Uma Viagem pelos Espaços

Partindo do hall dos elevadores, cuja atmosfera é definida por paredes revestidas em preto vinílico e setas iluminadas que percorrem o forro, os fluxos do escritório seguem duas direções distintas.

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

À direita, uma parede curvilínea de pedra branca chama a atenção dos visitantes e os convida a seguir em direção às salas de reunião e ao work café, um espaço concebido com materiais naturais, como a madeira, harmonizando com a vegetação suspensa e um mobiliário acolhedor em tons claros.

Carlos Andrigo, Senior Project Designer da Perkins&Will São Paulo, explica: “Nossa intenção foi retratar o que imaginamos ser o futuro, de uma maneira amigável e convidativa, enquanto ainda estamos vivendo o presente. Para intensificar essa sensação, penduramos jardineiras, simulando o alcance da copa das árvores.”

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

Neste setor, divisórias móveis possibilitam a ampliação do espaço, favorecendo encontros informais, workshops e outras atividades, promovendo a interação interpessoal.

Um espaço externo pré-existente no edifício foi aproveitado para criar uma varanda com bancos de madeira embutidos, cercada por vegetação, estabelecendo um diálogo entre o ambiente corporativo e a paisagem do Itaim Bibi.

Materialidade e Design

Andrigo enfatiza que a materialidade segue o conceito do projeto e o espírito jovem e dinâmico da empresa. Formas sinuosas e curvilíneas são adotadas tanto na construção dos volumes arquitetônicos quanto na aplicação de revestimentos.

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

Isso implica desafios na paginação, na aplicação dos materiais, na maleabilidade das estruturas, na iluminação indireta e na obtenção de acabamentos perfeitos.

Ambientes Funcionais

Seguindo pelo hall na direção oposta, a equipe tem acesso às instalações mais frequentemente utilizadas na rotina de trabalho, como as estações individuais, área de bem-estar, quiet lounge, espaço de monitoramento, sala dos sócios e family office.

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

Superfícies sinuosas, realçadas pelos tons de branco e azul vibrante, inspiram a criatividade e fluidez, semelhante a uma tela em branco convidando à criação, ou até mesmo nuvens flutuando suavemente no céu.

Nas estações de trabalho, as reentrâncias da fachada original do edifício proporcionam uma área de descompressão para a equipe, composta por um amplo painel de madeira e volumetrias que incorporam estantes brancas decoradas com elementos que remetem à história e à cultura da 2Future.

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

Nesse conceito, a vegetação verde se integra harmoniosamente ao ambiente, refletindo não apenas um toque de delicadeza, mas também a essência do negócio, intrinsecamente ligado ao desenvolvimento sustentável.

O futuro incorporado

O projeto da Perkins&Will para o escritório da 2Future no Itaim Bibi não apenas abraça o futuro, mas o incorpora de forma sutil e inovadora.

Perkins&Will em ambiente inovador para 2Future / Fotografia Maurício Moreno

Através do uso de formas orgânicas, paleta de cores inteligentemente escolhida e a integração da vegetação suspensa, este espaço corporativo revela-se como uma visão promissora, onde o presente e o futuro convergem em harmonia, criando um ambiente inspirador e funcional para os colaboradores e visitantes da 2Future.

Ficha:
Ano de início do projeto: 2022
Ano de conclusão da obra: 2023
Área construída: 955 m2
Localização: Ed. Seculum II – Rua José Gonçalves de Oliveira, 116 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 01453-050 – 3 andar
• Nome do projeto: 2Future Holding
• Interiores: Perkins&Will
• Equipe: Fernando Vidal, Paula Caçador, Leandro Gushiken, Carlos Andrigo, Fabio Jungstedt, Guilherme Meneses, Camilla Vila
• Construtora: SAENG / @saeng_engenharia
• Paisagismo: TECO Paisagismo / @tecopaisagismo
• Luminotécnica: FOCO / @foco_ld
• Elétrica: WProjetos
• Hidráulica: WProjetos
• Comunicação visual: DEA / @dea_design
• Cozinha Industrial: NUCLEORA / @nucleoraoficial
• Divisórias e painéis: Abatex / @abatex_divisorias
• Papel de Parede: Vescom / @vescomdobrasil
• Marcenaria: Insight / @insightmarcenaria
• Mobiliário (decorativo e industrial):
Securit / @securit
Hitchpen / @hitchpen_design
Herman Miller / @hermanmillerbrasil
Novo Ambiente / @novoambiente
Boobam / @_boobam_
Areeva / @areevamobiliario
Fernando Jaeger / @fernandojaegerdesign
Mezas / @mezasmob
MUMA / @muma.com.br
Delazzari / @delazzari_mu
• Pisos e carpetes:
Fort Corporativo / @fortcorporativo
Beltech / @beltechcarpetes
Colormix / @colormixrevestimentos
• Ventilação/ar condicionado: ProRAC
• Fotografia Maurício Moreno / @mmorenofoto

Contato:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com

 

Tópicos: Arquitetura de interiores; Decoração corporativa; Futurismo em escritórios; Itaim Bibi; Perkins&Will; Design inovador; Materialidade em arquitetura; Espaços funcionais; Ambientes de trabalho inspiradores; Integração de vegetação; escritório 2Future; design de interiores; São Paulo; arquitetura corporativa; ambiente futurista; formas orgânicas; vegetação suspensa; mobiliário; divisórias; sustentabilidade; integração de espaços;