Escritório STAL Arquitetura Transforma uma Casa na Praia de Iporanga em um Refúgio Descontraído
A casa de 600m² localizada na praia de Iporanga, no Guarujá, litoral paulista, foi transformada pelo escritório STAL Arquitetura em uma confortável casa de praia para um casal jovem com dois filhos pequenos.
Ao adquirirem a casa em meados de 2019, eles perceberam a necessidade de renovar completamente a decoração, visando utilizá-la para celebrar as festas de fim de ano. Alessandra Pinho e Stella Teixeira, a dupla por trás do STAL Arquitetura, foram responsáveis pelo projeto.
Criando uma Atmosfera Leve e Descontraída
Ao abordar o projeto de decoração, o escritório STAL Arquitetura aproveitou os tons neutros e naturais para criar uma atmosfera leve e descontraída. O uso extensivo de madeira natural e tecido de linho no mobiliário foi pensado considerando as condições climáticas do local.
Para a área externa, optou-se por mobiliário em alumínio, corda náutica e tecidos resistentes ao sol e à chuva, mantendo sempre uma paleta de cores neutras, com detalhes em verde para harmonizar com a exuberante natureza ao redor.
No Jardim, Uma Vegetação Frondosa e Adaptada à Região
A execução do jardim ficou a cargo do paisagista Alessandro Terracini, que preservou as espécies maiores e saudáveis e complementou-as com maciços orgânicos, com uma estética tropical.
O objetivo era criar uma vegetação frondosa que se adaptasse à região e conferisse uma sensação de naturalidade. Anteriormente, o jardim da frente da casa era voltado para a rua, e os arbustos que cercavam a propriedade escureciam o ambiente.
Com a nova disposição do jardim, a posição foi invertida, proporcionando mais luminosidade ao espaço. Quanto à piscina, embora não tenha passado por reformas, o cliente expressou o desejo de ter uma área mais rasa, uma espécie de “prainha” para as crianças.
As arquitetas criaram, então, uma área com deck submerso, que foi muito bem recebida e adorada pelas crianças.
Descontração e Funcionalidade da Varanda para Área Externa
Para a varanda, as arquitetas escolheram mobiliário adequado para uso externo, tanto para a área coberta quanto para a descoberta, a fim de proporcionar uma atmosfera descontraída e eliminar preocupações do cliente.
Living com Leveza e Sofisticação para Momentos de Aperitivo
No living, o ambiente foi projetado com um estilo de mobiliário mais sofisticado, perfeito para desfrutar de momentos de aperitivo e conversas no final do dia. Apesar disso, materiais e tons foram selecionados para manter a mesma leveza presente nos demais espaços.
Na sala de jantar, a equipe aproveitou a mesa e as cadeiras que antes estavam na varanda, laqueou o bufê em um tom de verde.
Instalou espelhos para refletir o exterior e trazer mais luminosidade, além de pendentes de cerâmica que complementam a atmosfera que estava sendo criada, conforme explica Stella, uma das arquitetas do escritório.
Descontração e Conforto em um Ambiente Acolhedor
No ambiente do home, foi buscada uma atmosfera mais descontraída. Um sofá confortável, perfeito para relaxar, foi escolhido, juntamente com um pufe multifuncional, que pode servir como assento durante jogos com amigos, como apoio para os pés ou até mesmo como uma bandeja.
O mobiliário existente foi mantido, porém, revestido com lâmina de freijó, proporcionando aconchego através da madeira.
Funcionalidade e Aconchego na Copa
A copa, área de transição entre a sala de jantar e a cozinha, recebeu um projeto de marcenaria funcional.
Essa marcenaria serve como apoio para a sala de jantar, com cafeteira e eletroportáteis para serem utilizados no café da manhã, chás e chocolates, trazendo o aconchego da madeira e suavizando a aparência de cozinha.
Uma substituição significativa foi feita na bancada da área gourmet, originalmente em granito preto, substituída por um quartzo bege, para melhor harmonizar com as cores propostas, explica Alessandra, a outra arquiteta do escritório.
Conforto e Estilo nos Quartos
No quarto das crianças, o maior, foi projetado um espaço amplo para que eles possam receber seus amigos. Uma cama estilo beliche foi escolhida para fazer parte da brincadeira, sempre seguindo a paleta de tons e materiais presentes em toda a casa.
No quarto de hóspedes, o escritório optou por camas em madeira com corda do designer Fernando Jaeger, que combinam perfeitamente com a atmosfera praiana.
Para cada quarto, foram escolhidas estampas diferentes para as almofadas, sempre nos tons de azul e mostarda.
A antiga sala de televisão foi transformada em uma brinquedoteca, onde o sofá e os pufes existentes foram renovados com tecidos infantis da Entreposto.
A marcenaria foi laqueada com cores escolhidas pelas crianças, dando ao espaço um ar mais lúdico e descontraído, destaca Stella.
Na suíte do casal, foi investido em um mobiliário um pouco mais sofisticado, mas sem perder a mesma essência dos outros quartos.
A cama ripada, mesas de cabeceira maiores e alguns elementos úteis foram incorporados para oferecer aos donos da casa todo o conforto que têm em sua residência em São Paulo, porém de uma maneira mais descontraída.
Um Refúgio Descontraído na Praia
O projeto do escritório STAL Arquitetura transformou uma casa na praia de Iporanga em um verdadeiro refúgio descontraído e acolhedor para uma família jovem.
Com uma decoração que combina tons neutros e materiais naturais, aliados a mobiliário funcional e confortável, todos espaços da casa foram cuidados.
Contato:
STAL Arquitetura & Interiores
https://arqbrasil.com.br/12307/stal-arquitetura-interiores/
http://www.stalarquitetura.com.br/
Palavras-chave – STAL Arquitetura; casa de 600m²; praia de Iporanga; Guarujá; litoral paulista; decoração; arquitetura; design; casal jovem; filhos pequenos; festas; arquitetura da casa; pergolado; varanda; living; sala de jantar; tons neutros; madeira natural; tecido linho; condições climáticas; área externa; mobiliário em alumínio; corda náutica; tecido resistente ao sol e chuva; tons neutros; verde; natureza exuberante; jardim; paisagista; Alessandro Terracini; espécies maiores e saudáveis; maciços orgânicos; vegetação frondosa; adaptação à região; piscina; área de “prainha”; varanda; mobiliário para área externa; living; mobiliário “sério”; materiais leves; sala de jantar; mesa; cadeiras; bufê; espelho; pendentes de cerâmica; home; sofá confortável; pufe multifuncional; mobiliário existente; lâmina de freijó; copa; marcenaria funcional; cafeteira; eletroportáteis; aconchego da madeira; quartzo bege; quarto dos meninos; cama estilo beliche; paleta de tons e materiais; quarto de hóspedes; camas em madeira com corda; estampas para almofadas; brinquedoteca; sofá; pufes; tecidos infantis; marcenaria laqueada; suíte do casal; mobiliário sofisticado; cama ripada; mesas de cabeceira; conforto; descontraído.