A arquiteta Cristiane Schiavoni mostra como conciliar e personalizar o espaço em casa para o trabalho do casal

Decoração de home office para casal

Da transição de uma situação temporária para uma nova realidade no mundo profissional, muitos casais agora compartilham o lar e o espaço de trabalho.

A arquiteta Cristiane Schiavoni apresenta soluções para criar um ambiente que atenda às necessidades de ambos, preservando as individualidades.

Em tempos passados, o casal se despedia de manhã cedo, seguindo cada um para seu local de trabalho e retornando somente à noite. Porém, essa realidade mudou para muitos. Após o café da manhã juntos, eles agora compartilham o mesmo espaço para exercer suas atividades profissionais.

Não é necessário que cada um fique separado em um canto da casa. Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, é possível compartilhar o mesmo home office, mesmo com funções diferentes. A estrutura desse ambiente é essencial para tornar essa convivência prazerosa e saudável.

Decoração de home office para casal

Ao projetar um home office para casais, é importante considerar o perfil de trabalho de cada um. Segundo Cristiane, a rotina de trabalho é um dos fatores determinantes para o projeto.

Alguns precisam de uma área mais reservada, especialmente para videochamadas e conversas telefônicas, enquanto outros preferem um espaço onde possam se concentrar sem interrupções. Portanto, é necessário criar uma área mais isolada dos cômodos destinados à convivência social da família.

A decisão de isolar o home office ou integrá-lo a outros espaços dependerá da personalidade dos moradores e de suas atividades profissionais. Por exemplo, o escritório não deve estar localizado no quarto, caso o horário de trabalho de um dos parceiros interfira no sono do outro.

É importante agir como um profissional mediador, antecipando e resolvendo questões que possam surgir durante o trabalho.

Decoração de home office para casal

A organização do espaço é primordial para os dormitórios. É essencial ter áreas separadas para trabalho e descanso, evitando que as tarefas se misturem e se tornem caóticas.

Além do espaço para o notebook, a arquiteta recomenda a inclusão de gaveteiros e armários para que ambos possam guardar seus materiais.

Um home office deve ser ao mesmo tempo, acolhedor e funcional. Cristiane destaca três características essenciais: praticidade, conforto e ergonomia.

Para garantir o bem-estar, é importante considerar a altura dos moradores ao projetar a mesa de trabalho (75 cm até o chão) e escolher cadeiras ajustáveis, que ofereçam suporte adequado à lombar, aos braços e ao assento.

Se o trabalho envolve o uso de monitores grandes, a mesa deve ser mais profunda para garantir a distância adequada entre o monitor e os demais equipamentos, considerando a ergonomia do usuário.

A escolha da cadeira é crucial para o conforto do casal, equilibrando o tamanho dos parceiros com o tamanho da mesa e proporcionando um bom posicionamento da lombar, independentemente dos biotipos.

Decoração de home office para casal

Quanto às cores do ambiente, é importante considerar as preferências do casal. É possível ousar em cores vivas ou optar por tons mais neutros, atendendo o estilo de cada um.

A maior vantagem do home office para casais é a oportunidade de se aproximarem ainda mais. Em uma rotina de trabalho exaustiva, ter a pessoa amada ao seu lado pode beneficiar o relacionamento.

Cristiane ressalta que o maior desafio é conciliar as tarefas diferentes, mas com um bom planejamento é possível criar um ambiente compatível e integrar as rotinas de trabalho um do outro sem interferências.

Conciliar o décor de um home office para casal requer analisar o perfil de trabalho de cada um, considerar a possibilidade de um espaço compartilhado e respeitar a individualidade de cada profissional.

É essencial garantir praticidade, conforto e ergonomia no ambiente, além de investir na organização e escolha adequada de cores. Com um planejamento cuidadoso, é possível criar um espaço funcional e harmonioso que atenda às necessidades do casal.

Destaques:
• Além de proporcionar um ambiente dedicado para o trabalho, um décor afetivo denota a história do casal.
• Na marcenaria, a estrutura exerce a função de estante e dupla estação de trabalho.
• Para combinar a rotina de trabalho com as atividades escolares dos filhos, a mesa não fica virada para a parede, permitindo a integração de toda a família no dia a dia.
• Com a organização do mobiliário, a importância da acústica do ambiente. Como estratégia, a adoção de carpetes, cortinas ou persianas nas janelas e forro no teto são recursos que cooperam para que o som externo não atrapalhe na concentração e nas reuniões agendadas.
• Uma divisão igualitária na bancada, além de gavetas e prateleiras na mesma proporção pode incluir um frigobar e uma poltrona para os momentos de leitura e concentração.
• A iluminação do home office pode incluir a fita de LED no teto, para complementar a luz amarela que transmite conforto para o ambiente de trabalho.
• Uma bancada com 2,20 m de largura, pode incluir, na parte superior, uma infraestrutura com porta ripada para o TI.

Contato:
Cristiane Schiavoni
https://arqbrasil.com.br/14084/cristiane-schiavoni/
http://www.cristianeschiavoni.com.br/

 

Palavras-chave – Cristiane Schiavoni, Home office para casal, Decoração de home office, Arquitetura de interiores, Espaço de trabalho compartilhado, Individualidade no home office, Projeto de home office, Home office duplo, Espaço reservado no home office, Integração do home office com outros cômodos, Ergonomia no home office, Conforto no home office, Personalização do home office, Organização do home office, Materiais de escritório, Mobiliário para home office, Mesa de trabalho adequada, Cadeira ergonômica para home office, Cores no ambiente de trabalho, Bem-estar no home office, Rotina de trabalho do casal, Convivência no home office, Planejamento do home office, Espaço funcional para casais, Harmonia no home office, Decoração de interiores, Design de interiores, Espaço de trabalho eficiente, Home office ergonômico, Dicas para home office, Produtividade no home office, Ambiente de trabalho saudável, Iluminação no home office, Ventilação no home office, Estilo de decoração no home office, Organização de documentos, Armazenamento no home office, Escritório em casa, Inspiração para home office, Tendências de decoração para home office, Espaço de trabalho versátil, Home office compacto, Maximizar o espaço no home office, Layout do home office, Fluxo de trabalho no home office, Equilíbrio trabalho-vida pessoal.