O arquiteto Glaucio Gonçalves apresenta soluções inovadoras e ideias criativas do arquiteto Glaucio Gonçalves para otimizar espaços de pouco mais de 20 m²

Micro-habitats transformados em lares completos

Para o arquiteto Glaucio Gonçalves é como montar um quebra-cabeça e fazer todas as peças se encaixarem. Um desafio que se torna cada vez mais fácil de resolver, pois ele se especializou em estúdios e microapartamentos, com mais de 300 projetos no portfólio.

O mais recente deles é um estúdio de 24 m2, pertencente à advogada Edna Coelho, de 44 anos, localizado no bairro da Consolação, em São Paulo. Esse estilo de vida minimalista e simples tem se tornado cada vez mais popular.

“Eu já admirava o movimento arquitetônico e social americano Tiny-House, mas decidi aderir à tendência urbana brasileira de morar em estúdios, próximo ao metrô, com mobilidade sem a necessidade de um carro”, conta Edna.

Ela escolheu habitar um espaço compacto e viver com o mínimo necessário, afirmando: “Quanto mais espaço temos em casa, mais coisas acumulamos”.

Para compensar a área reduzida do apartamento, o condomínio oferece uma variedade de comodidades para facilitar a vida dos moradores.

“Nas áreas comuns, há lavanderia compartilhada, academia, espaço de coworking, salão de festas, piscina, minimercado, parquinho para animais de estimação e, no 27º andar, um lounge com lareira onde os moradores podem receber amigos e desfrutar de uma bela vista urbana de tirar o fôlego”, conta Edna.

Orgulhosa por fazer uma excelente escolha ao adquirir seu primeiro imóvel.

Micro-habitats transformados em lares completos

Praticidade e organização

O perfil da moradora é prático e, segundo ela, tudo precisa estar organizado para garantir a funcionalidade dos ambientes. A cozinha está equipada com acessórios e utensílios para a culinária, além de armários acima e abaixo da pia, juntamente com um cooktop de duas bocas.

Na sala, um sofá-cama italiano cria dois ambientes em um único espaço. Durante a noite, ele se transforma em uma cama confortável, conforme afirma a moradora.

A iluminação em trilho com spots direciona a luz por todo o ambiente, enquanto uma fita de LED sob o armário proporciona uma iluminação mais aconchegante para momentos de leitura ou assistindo TV.

Na parede lateral, há um espelho de ponta a ponta para ampliar o espaço.

O banheiro possui toda a infraestrutura necessária. Para organizar os produtos de uso pessoal, há um armário grande com frente espelhada e um armário e gavetas abaixo da pia. Em frente, um secador de toalhas facilita o dia a dia.

Projeto econômico, incluindo gerenciamento da obra

Edna relata que ficou muito satisfeita com o projeto e destaca sua funcionalidade, de acordo com suas expectativas.

“Glaucio me permitiu aproveitar ao máximo o que foi entregue pela construtora, o que resultou em uma redução significativa nos custos”, relata.

Ela também optou por contratar o serviço de gerenciamento da obra, o que, segundo ela, foi uma excelente opção, por passar a maioria do dia fora de casa.

Assim, pôde contar com um profissional da equipe de Glaucio para supervisionar o andamento da obra e administrar a equipe diariamente.

Glaucio destaca que “é sempre gratificante ver o sorriso do cliente ao constatar o resultado”.

Com criatividade, boas ideias e inovações, o arquiteto enfatiza o objetivo de criar um espaço único que se conecte à personalidade de Edna, transformando o imóvel cru entregue pela construtora em um ambiente que reflete sua identidade.

Essa é a proposta da metodologia IDECOR, desenvolvida por ele há um ano, que visa personalizar cada projeto arquitetônico para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Segundo Glaucio, “nosso lar deve ser um refúgio seguro, não apenas um lugar onde dormimos, mas um ambiente acolhedor que nos faça sentir cuidados e protegidos, evitando a sensação de abandono”.

Ao aplicar essa metodologia, potencializa-se o que cada indivíduo tem de melhor, evitando elementos que causem desconforto, e a decoração é pensada para o bem-estar do morador, não apenas seguindo tendências passageiras.

“O mais importante é alinhar a decoração com o perfil do cliente, criando um ambiente que proporcione momentos de paz e prazer em nossa própria casa”, garante Glaucio.

Com base nas técnicas de SEO, foi realizada a otimização do texto, incorporando palavras-chave relevantes e seguindo as diretrizes atuais para melhorar sua visibilidade nos motores de busca.

Destaques:
• Armários de ponta a ponta na parede do quarto/sala, com muito espaço para deixar tudo superorganizado e, no centro a TV embutida.
• O escritório montado na varanda tem um projeto de marcenaria com armários e bancada.
• Dois ambientes em um só com móveis funcionais: de dia sofá; de noite, cama.
• Embaixo da pia, os armários oferecem muito espaço para deixar tudo fora da vista dos visitantes.

Contato:
Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design
https://arqbrasil.com.br/471/glaucio-goncalves-arquitetura-e-design/
http://portal.glauciogoncalves.com

 

Palavras-chave – Micro-habitats, Casa completa, Arquiteto, Glaucio Gonçalves, Ideias inovadoras, Soluções criativas, Studios, Estúdios, Microapartamentos, Advogada, Vida simples, Minimalista, Movimento arquitetônico, Tiny House, Estilo de vida urbano, Espaço compacto, Mínimo necessário, Condomínio, Lavanderia compartilhada, Academia, Coworking, Salão de festas, Piscina, Minimercado, Playground para pets, Paisagem urbana, Praticidade, Organização, Cozinha equipada, Acessórios de cozinha, Utensílios culinários, Armários, Cooktop, Sofá-cama italiano, Iluminação em trilho, Spots de iluminação, Fita de LED, Espelho ampliador, Banheiro funcional, Armário com espelho, Porta-roupas, Gavetão, Secador de toalhas, Projeto econômico, Gerenciamento da obra, Metodologia IDECOR, Personalização do projeto, Decoração, Ambiente acolhedor, Bem-estar, Momentos de paz e prazer.