A Mul.ti.plo Espaço Arte inaugura exposição de Célia Euvaldo, artista paulista com 40 anos, que fica em cartaz até 28 abril 2023, no Rio de Janeiro

Célia Euvaldo na Mul.ti.plo Espaço Arte

Celia Euvaldo / Sem título 2022 / Óleo sobre tela 50 x 70 cm (Detalhe)

Em trabalhos recentes, a artista apresenta suas espessas pinceladas de branco, marca registrada de sua obra, em contraste com “aguadas” coloridas.

Reconhecida por um trabalho de grande personalidade e rigor, com suas densas e inconfundíveis pinceladas de preto ou branco, Célia apresenta ao público obras recentes com a incorporação de cores suaves à sua paleta, por meio de “aguadas” de verde, lilás, amarelo ou vinho.

A mostra “Célia Euvaldo – Pinturas” reúne seis telas inéditas, de dimensões entre 0,30 x 0,40 m a 3 x 1,60 m, com texto de Otavio Leonidio. A exposição abre no dia 9 de março, às 18h, e fica em cartaz até 28 de abril, com entrada franca.

Essa é a segunda exposição individual de Célia Euvaldo na Mul.ti.plo. A primeira foi em 2017, quando ela mostrou seus primeiros trabalhos com outras cores além do preto e branco.

“Daquela vez, uma parte da tela era coberta por tinta espessa preta e outra parte por uma tinta bem diluída, em geral, de outras cores. Dessa vez, a tinta espessa preta foi substituída por tinta espessa branca e a parte colorida traz tons mais suaves”, conta a artista.

As novas telas de Célia Euvaldo exploram as diversas possibilidades da relação entre o branco e a cor, em um resultado que surpreende tanto pela densidade quanto pela leveza, numa rica combinação de texturas, nuances e gestualidade.

Em superfícies opacas, monocromáticas, a textura surge em pinceladas largas, feitas de uma vez só, ora na horizontal, ora na vertical, criando um padrão desconcertante.

Simultaneamente, em pequenos recortes, vemos emergir sutilmente a cor, sempre diluída, numa composição de rara elegância.

Nas reflexões de Otavio Leonidio, ocorrendo nas novas pinturas de Célia Euvaldo, alternativamente, é um jogo de “desfazimento” de antecipações e intuições, jogo no qual a cor exerce um papel crucial.

“No advento da cor nas pinturas mais recentes de Euvaldo está a aposta numa relação renovada com seu público. Um público que o branco e o preto pacientemente cativaram ao longo de duas décadas”, escreve o professor.

Entre os críticos de arte que acompanham a obra da artista estão alguns dos nomes de maior prestígio no país. “Célia Euvaldo volta a nos surpreender. Suas pinturas com ‘aguadas’ despertam um interesse particular para a experiência estética na sua obra”, escreve Paulo Sergio Duarte sobre a nova série.

“As obras dela resultam de momentos pictóricos díspares senão conflitantes. Na condição, porém, de que terminem todos juntos! Em suma, seu destino é perseguir, de novo e a cada vez, sua realização incerta”, reflete Ronaldo Brito.

Sobre Célia Euvaldo

Célia Euvaldo começou a expor em meados da década de 1980. Suas primeiras exposições individuais foram, na Galeria Macunaíma (Funarte, Rio de Janeiro, 1988), no Museu de Arte Contemporânea (São Paulo, 1989) e no Centro Cultural São Paulo (1989).

Ainda em 1989, ganhou o I Prêmio no Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte. Desde então tem exposto regularmente em mostras individuais e coletivas em galerias e instituições. Participou, notadamente, da 7ª Bienal Internacional de Pintura de Cuenca, Equador (2001) e da 5ª Bienal do Mercosul (2005).

Realizou exposições individuais, entre outros, no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 1995, 1999 e 2015/16), na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2006), no Centro Cultural Maria Antonia (São Paulo, 2003 e 2010), no Museu de Gravura da Cidade de Curitiba (2011) e no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2013).

Em 2016, participou da mostra coletiva Cut, Folded, Pressed & Other Actions na David Zwirner Gallery, em Nova York. Em 2017 realizou exposições individuais no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Ribeirão Preto, e, em 2018, na Galeria Raquel Arnaud, em São Paulo.

Serviço
Exposição de arte contemporânea
Título: Célia Euvaldo – Pinturas
Texto crítico: Otavio Leonidio
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte
Abertura: 9 de março, às 18h
Período expositivo: até 28 de abril de 2023
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
End.: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
Tel.: + 55 21 2294 8284 / +55 21 20420523 (WhatsApp)
Entrada franca

Contatos:
Célia Euvaldo
https://www.celiaeuvaldo.com/

Mul.ti.plo Espaço Arte
(21) 2259-1952 / (21) 2042-0523
http://multiploespacoarte.com.br