Arquiteta Júlia Guadix detalha as situações em que o piso vinílico pode ser a opção em casas e apartamentos, deixando os ambientes modernos e aconchegantes

Júlia Guadix avalia o revestimento vinílico

Altamente resistente a riscos e manchas, o piso vinílico vem conquistando cada vez mais os projetos de casas e apartamentos. As placas adesivas, que são coladas no contrapiso, também possuem tecnologia hipoalergênica e absorção de ruídos, além de apresentarem uma ótima durabilidade.

Com uma espessura de 2 a 5 mm, permite que sua aplicação seja efetuada até em cima de um outro piso, desde que a superfície esteja perfeitamente lisa, propiciando assim facilidade na hora de instalação – é um alívio evitar quebra-quebra e o acúmulo de resíduos.

“Esse tipo de piso transmite conforto termoacústico e é excelente para compor a área social, como hall de entrada, sala de estar e jantar, assim como os dormitórios. Entretanto, ele não fica restrito apenas às áreas ‘secas’, pois desde que a limpeza seja feita sem jogar baldes de água, o vinílico é perfeitamente adequado também para cozinhas e áreas de serviço. Um pano úmido com detergente neutro é sim bastante efetivo na higienização e preserva a pintura, portas e marcenaria do ambiente”, explica a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix.

Segundo ela, o material é resistente à umidade e líquidos, apenas a sua cola não deve ser imersa na água.

Júlia Guadix avalia o revestimento vinílico

Conforto – Um dos principais motivos que tem feito o piso vinílico tão procurado está relacionado a sua capacidade de ofertar conforto térmico aos moradores. Essa característica ajuda a manter uma temperatura agradável no piso, independentemente da estação do ano.

Mesmo no frio, o material possibilita que o morador possa descer sair quentinho das cobertas e colocar o pé diretamente no chão sem sofrer um choque térmico. No contraponto, nos dias quentes o piso revela-se refrescante, visto que não absorve o gradiente de temperatura presente no cômodo.

Outro bem-estar está relacionado à acústica: quem mora em apartamento sabe que certos barulhos e ruídos podem ser incômodos, em algum momento, para o vizinho da laje inferior. O vinílico colabora para abafar o som, deixando o ambiente mais confortável para circulação.

Com isso, permite que o caminhar de salto alto, a presença de pets e mudanças de móveis do lugar causem menos incômodo aos vizinhos debaixo.

Variedade de modelos – Por possuir uma diversidade de texturas, cores e formatos, o revestimento vinílico agrega muito ao décor. No leque de opções, o morador pode encontrar peças parecidas com madeira, mármore e cimento queimado, entre outras variações, dando a possibilidade de escolher aquele que mais se harmoniza com o estilo de decoração proposto para o projeto. Com o vinílico é possível criar um visual moderno e diferenciado.

“Gosto muito de especificar nos projetos, pois conseguimos o aspecto de um assoalho de madeira por um custo muito inferior ao da madeira”, comenta a arquiteta.

Sustentabilidade – Geralmente, o piso vinílico é composto por PVC, um produto efetuado com material reciclável e de baixo impacto ambiental, tornando esse revestimento uma escolha sustentável e alinhada com a natureza.

Para Júlia, esse atributo reforça sua preferência pelos consumidores, já que a sustentabilidade é um dos temas mais debatidos mundialmente em todos os setores, inclusive na construção civil.

Cuidados e limpeza – Na hora da faxina, o processo é muito tranquilo. Embora aceite bem alguns produtos como detergente neutro vinagre e água sanitária, é sensível e outros componentes químicos como sabão em pó, solventes e derivados de petróleo, visto que desgastam a superfície do piso.

“Como esse tipo de revestimento foi desenvolvido para decoração de interiores e sua cola não é resistente à agua, não é recomendado aplicação do piso em áreas externas ou box de chuveiro”, conclui Júlia.

Destaques:
• O piso vinílico vem ganhando destaque nos projetos residenciais especialmente pelas vantagens que oferece em termos de praticidade e beleza. A arquiteta Júlia Guadix aposta no funcionalismo desse tipo de revestimento que já se tornou um dos queridinhos nas reformas de apartamentos.

• Nas cozinhas o piso vinílico é um revestimento muito bem-vindo. E ao contrário do quem muitos podem imaginar, se configura como uma possibilidade eficiente, uma vez que é resistente e de fácil limpeza. Basta mudar o modus operandi: deixar de lado a água com vassoura e esfregão para usar balde, pano úmido e detergente neutro. Nessa cozinha integrada com a área social, a arquiteta Júlia Guadix manteve o vinílico com aparência de amadeirado.

• A beleza do vinílico é outro benefício considerado, pois ao ser aplicado em uma sala de estar, por exemplo, resulta em elegância e sofisticação. A variedade de cores e texturas oferece uma escolha alinhada com o décor.

• O piso vinílico também é recomendado para quem tem pets em apartamentos. O conforto termoacústico dá ao animal liberdade para circular pela residência sem que incomode os vizinhos do andar debaixo, além de oferecer mais segurança ao caminhar dado que não é escorregadio.

Contato:
Studio Guadix
(11) 945-370-101
https://www.studioguadix.com/

 

#StudioGuadix