Studio AZ , escritório brasiliense de arquitetura e design, é reconhecido como destaque da região das Américas pelo prêmio inglês “International Property Awards 2015–2016”
O Studio AZ está entre os cinco melhores escritórios de arquitetura e design das Américas, na categoria “Interior Design Show Home”, do International Property Awards. O anúncio foi feito durante jantar de gala, no dia 23 de outubro, no Hilton Hotel Barbados, no Caribe. Foi o único representante do Brasil a ganhar o selo.
Desde 1995, o International Property Awards premia projetos residenciais em dez categorias. Começou na Inglaterra e, em seguida, expandiu para regiões como África, Ásia, Arábia, Canadá, Caribe, América Central e América do Sul. Hoje, o prêmio é mundialmente conhecido como um selo de excelência.
“Os designers de interiores demonstraram seu imenso talento, criando os mais impressionantes ambientes para viver e trabalhar. O uso inesgotável de inovação e elegância resultaram em ambientes que são ao mesmo tempo atrativos e perfeitamente desenhados para seus objetivos”, afirma o presidente da International Property Awards, Stuart Shield.
O projeto — Flávia Amorim e Renata Melendez desenvolveram o design de interiores para a construtora OAS S/A em Brasília, Brasil. Trata-se de um edifício de estúdios, apartamentos de um e dois quartos com perfil jovem, espaços compactos nas áreas privativas e várias opções de lazer e serviços nas áreas comuns da edificação.
O projeto vencedor possui 45 m² e executado no próprio edifício durante sua construção, servindo de unidade modelo decorada de um dormitório. As restrições da construtora eram de que não houvesse modificação dos materiais de acabamento originais, como pisos, forros, bancadas e revestimentos de cozinha e banheiros. A intenção era demonstrar ao futuro comprador que o imóvel poderia ser totalmente personalizado sem necessidade de obras de reforma após o recebimento das chaves.
Foi idealizado para um jovem solteiro e com promissora carreira profissional. Gosta de conforto, mas quer praticidade, pois não tem tempo a perder com manutenção e limpeza delicada. Recebe amigos com frequência e quer preparar refeições rápidas enquanto conversa, assiste a um filme ou navega na internet.
Soluções – Uma opção seria desenvolver uma versão mais clássica do ambiente, com cores e materiais neutros para criar uma atmosfera sofisticada e de mais apelo comercial. Então, um painel logo na entrada foi proposto desde o início para garantir mais privacidade e esconder um pouco a visão interna da cozinha.
A principal inspiração para a decoração foi o movimento artístico Pop Art. As cores primárias, as linhas pretas e formas geométricas são elementos facilmente notados. As texturas, os volumes, os movimentos de luz e sombra trazem um ar de conforto e sofisticação. Logo na entrada, um painel de MDF cortado a laser nas cores preto e amarelo, com iluminação LED embutida, cria uma primeira impressão impactante e cheia de personalidade.
Na cozinha, o complemento de bancada para cooktop foi feito em granito preto para simplificar a informação visual excessiva que a pedra existente na pia já trazia. Além disso, a geladeira foi colocada ao fundo, deixando a entrada do cômodo mais livre.
Já a divisão entre sala e cozinha é feita pela mesa de refeições. Ela foi desenvolvida em estrutura metálica com pintura preta e sua base compõe uma linha de continuidade entre a parede, o piso e o tampo em madeira teka. Na sala, atrás do sofá, foram aplicadas placas de eco friendly 3D nos painéis de fibra de fora feitos com resíduos de cana-de-açúcar. Eles são 100% reciclados e biodegradáveis.
Como o imóvel é pequeno, a marcenaria foi pensada para aproveitar ao máximo cada espaço residual como oportunidade de guardar livros, CDs, roupas de cama, sapatos e o que mais for necessário. Na sala, o painel da TV é ladeado por nichos para DVDs e livros; no corredor, um armário menos profundo acomoda roupas de cama e banho; no quarto, o painel de cabeceira se “desdobra” em mesinha de trabalho; sob a janela, a marcenaria acomoda sapatos e um grande espelho-armário.
As ideias atingem mais especificamente o público-alvo do empreendimento, por ter características mais joviais, com maior identificação de uma geração que prioriza ambientes integrados, práticos, sustentáveis e cheios de personalidade.
Serviço:
Studio AZ
(61) 3034.8967
https://studioaz.arq.br
Nov/2015