Sarah Penido indica os principais pontos que deverão ser considerados na hora de apostar em um revestimento, para dar personalidade a um ambiente

Para mudar a decoração da casa ou de um espaço comercial e trazer mais personalidade ao ambiente apostar em revestimentos nas paredes pode ser uma excelente opção. De diferentes tipos e capazes de agradar aos mais diversos gostos e bolsos estão cada vez mais modernos e com design diferenciado. Mas é preciso cuidado na hora da escolha, segundo indica a arquiteta Sarah Penido. “Antes de tudo é necessário levar em conta onde será aplicado o revestimento, se tem baixo ou alto custo e como deverá ser feita a limpeza”.

Papel de parede, couro, madeira, revestimento cimentício, pastilhas, ladrilhos hidráulicos e inúmeros outros. A cada ano são lançadas novidades ao mercado o que torna um desafio a escolha.  Também é importante estar atento se a estética está de acordo com a funcionalidade do revestimento escolhido.

“Existe uma gama grande de revestimentos e muitas vezes tentar escolher sozinho qual é a melhor opção para inserir dentro de um ambiente pode ser complicado. O ideal é determinar primeiro onde ele será aplicado, avaliar se é possível receber algum tipo de revestimento e a partir daí buscar qual é o tipo mais indicado e a sua resistência”, explica a arquiteta.

A aplicação do revestimento também merece atenção. Dependendo do produto pode ter algum tipo de restrição de uso e pode ser necessário algum cuidado especial. “Estar atento às recomendações de cada fabricante e contratar mão de obra especializada na aplicação dos revestimentos fazem toda a diferença. Com certeza, evitam transtornos futuros”, alerta.

Agora se a dúvida é com relação a como incorporar um tipo de revestimento no ambiente, não há uma regra específica.

“Hoje a decoração do ambiente carrega muito da personalidade da pessoa ou da marca (no caso de um espaço comercial). É possível ousar e criar, mas para que a decoração não fique carregada é importante harmonizar os elementos. No caso de uma loja ou escritório, por exemplo, levar em consideração o padrão da marca e o público que se pretende atingir são fatores fundamentais”, conta.

Para não errar o ideal é buscar se aproximar da paleta de tons que já existam no local ou escolher algo que seja capaz de complementar a decoração do ambiente. Misturar dois ou mais materiais em um único cômodo ou espaço comercial poderá ser realizado, mas é preciso cuidar com o padrão das figuras (se houver) e as texturas.

A incorporação dos revestimentos ao ambientes:

 

No projeto de interiores da loja Empório Goiano – realizado pelo escritório Sarah Penido de Arquitetura – localizada em Florianópolis, foi utilizado um revestimento que imita tijolos. O elemento além de seguir o tom da paleta de cores escolhidas trouxe a sensação de aconchego ao ambiente e harmonizou com o restante da decoração.

No projeto apresentado no espaço Reunalt em mostra de decoração, o escritório transformou a garagem em um dos espaços mais confortáveis e elegantes da casa. Para trazer o clima aventureiro e também valorizar as belezas naturais em harmonia com o perfil dos usuários do carro Sandero, foi escolhido para as paredes um revestimento inovador que imita cordas. Em complemento ao revestimento escolhido no restante da decoração foi utilizado um mix de materiais como o rústico da madeira e do rattan com a laca além de um jardim vertical.

Sobre Sarah Penido Arquitetura – O escritório Sarah Penido Arquitetura de Florianópolis (SC) é especializado em projetos de decoração náutica, residenciais de alto padrão e franquias. Outro de seus diferenciais é no gerenciamento de todas as obras através de equipe multidisciplinar em diversas regiões do Brasil. Dinamismo, logística e foco em produtos e serviços de qualidade com base no estudo das necessidades e perfis de seus clientes são mais características.

Serviço:
Sarah Penido Arquitetura
(48) 3307-2500
blogSaraPenido

Nov/2015

HOME