Com a chegada dos dias frios, os pisos aquecidos são uma ótima pedida para o conforto térmico da sua casa no inverno

Eduarda Correa com andar descalço

Para Eduarda Correa, além da eficiência térmica, os pisos aquecidos se destacam pelo conforto e pela economia energética

Andar descalço no inverno, por todas as dependências da casa, é possível com um sistema de calefação por piso radiante, o chamado piso aquecido, que promete conforto e bem-estar, sem ocupar espaço.

Segundo Eduarda Correa, arquiteta do escritório Eduarda Correa Arquitetos Associados, ao contrário do ar condicionado ou dos aquecedores, que ocupam um espaço no chão ou na parede, essa tecnologia fica sob o revestimento e não é vista, é apenas sentida por quem está sobre ela.

“Além disso, essa tecnologia não aquece apenas o piso, mas todo o ambiente onde está instalada”.

A lógica de funcionamento do sistema é simples, explicou Eduarda. O aquecimento se dá a partir de um circuito de resistências com cabos aquecedores, colocados embaixo do contra piso.

“Com isso, o ar frio desce e o ar quente sobe, como o vapor do chuveiro, trazendo conforto térmico para todo o espaço”.

De acordo com a arquiteta, além da eficiência térmica, os pisos aquecidos se destacam pelo conforto e pela economia, consumindo cerca de 38% menos do que um aparelho de ar condicionado tradicional, por exemplo.

“A temperatura desejada é controlada por um termostato que, ao atingir os graus desejados, desliga ou liga o sistema automaticamente, deixando o espaço sempre com uma temperatura constante e consumindo menos eletricidade”.

Eduarda declarou ainda que os pisos aquecidos, aliados ao sistema de automação da casa, podem ser acionados remotamente ou até programados para funcionar em determinado horário, aumentado mais ainda a comodidade do usuário.

“Você pode programar o termostato do piso do banheiro para ligar uma hora antes de acordar, por exemplo. Ou ainda acionar o sistema pelo smartphone quando estiver voltando do trabalho. Assim, quando você chegar em casa irá encontrar um ambiente quentinho e aconchegante”.

A arquiteta destacou ainda a versatilidade do piso aquecido, podendo ser instalados em qualquer ambiente da casa, mesmo nas áreas molhadas como o box do banheiro. “Este sistema é totalmente seguro, não oferecendo qualquer risco de choque elétrico”.

Eduarda enfatiza que o piso aquecido é indicado para quem está construindo ou fazendo uma reforma um pouco maior. Porém, é imprescindível buscar a ajuda de um profissional de arquitetura para garantir a eficiência do produto.

“É preciso fazer todo o planejamento de instalação ainda no projeto, com todos os detalhes como pontos elétricos, espessura do contra piso, revestimento, conexão com a automação, entre outros detalhes que só o arquiteto possui qualificação para desenvolver”.

Contato:
Eduarda Corrêa Arquitetura
(31) 3285-5529 / (31) 994-244-444
http://eduardacorrea.com.br

 

#EduardaCorrêa