Em épocas de baixa no mercado, é comum tentar economizar um pouco mais e desistir da reforma da casa. No entanto, essa pode ser a melhor época para iniciar mudanças em um imóvel. A arquiteta Leila Dionizios dá algumas dicas para começar a reforma da casa em tempos de economia
Com o mercado desestabilizado, muitos lojistas acabam encontrando em promoções e liquidações uma forma de aumentar as vendas. “Os lojistas do setor de decoração tem feito ótimas promoções, inclusive facilitando o pagamento a prazo”, afirma a arquiteta.
Para quem juntou dinheiro pensando na reforma da casa, esse é um excelente momento para colocar o projeto em prática e redecorar a residência, preparando-a para a chegada do ano novo. Além disso, muitas lojas possuem um estoque adquirido antes da alta do dólar, tornando seus produtos mais baratos.
“Com parcelas mais baixas e financiamentos mais longos, fica bem mais fácil começar um projeto de reforma ou decoração, ou, inclusive, adquirir um imóvel”, conta Leila. “Devemos considerar também que, com o dinheiro que compramos determinados produtos hoje, não conseguiremos comprar os mesmos produtos num futuro próximos”, completa.
Mas ficar atento a promoções e liquidações não basta na hora de começar uma reforma. “É importante fazer um levantamento de tudo que será gasto na obra e uma boa pesquisa de mercado, pesando sempre o custo benefício. Pode valer a pena pagar um pouco mais em um determinado item numa loja próxima de casa e ganhar o frete do que ter um desconto numa loja desconhecida e pagar um frete caro”, exemplifica Leila.
A arquiteta finaliza explicando que nesses momentos, é importante manter-se consciente e não se exacerbar nos gastos, utilizando somente dinheiro previamente reservado para a reforma. “É importante manter os pés no chão e endividar-se o mínimo possível. Assim, a casa fica bonita e evitam-se dores de cabeça desnecessárias”.
Serviço:
Arquiteta Leila Dionizios / RJ
(21) 2025-2106
http://leiladionizio.com.br
Nov/2015