Projetado pela arquiteta Claudia Novaes, especialista em arquitetura de restaurantes, o Bodogami une gastronomia com o universo dos jogos

Claudia Novaes com inspiração geek

Nos últimos anos, a procura por espaços que unam a gastronomia com o universo lúdico e geek se tornou alta e, agora, muitos bares e restaurantes oferecem um cardápio variado, que vai muito além das comidas – eles abrangem toda uma sorte de board e card games, oferecendo uma experiência divertida para os clientes que ali frequentam.

Diante dessa tendência, a arquiteta Claudia Novaes, especialista em arquitetura gastronômica e à frente do escritório Cn Dois Arquitetura, se viu diante do desafio de reformar os 500 m² desse bar e restaurante, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“O Bodogami nasceu como uma loja online de venda e aluguel de jogos de tabuleiro, mas se atualizou para ser um espaço agradável para que os clientes pudessem jogar durante todo o dia e ainda apreciar a gastronomia oriental”, explica a arquiteta.

Assim surgiu a ideia de unir os jogos com uma Yaketeria – um restaurante de espetinhos tradicionais japoneses – e bar, próximo da Praça da Liberdade.

Claudia Novaes com inspiração geek

“Como a fachada é tombada, não era possível trabalharmos com uma grande intervenção. Dessa forma, a saída foi apostar em uma pintura branca que nos possibilitou destacar o letreiro. Nossa proposta então foi desenvolver a proposta do Bodogami no salão interno, criando um espaço que fosse agradável e confortável para que os clientes passassem horas jogando”, diz Claudia Novaes.

Para desenvolver toda a atmosfera lúdica desejada, remetendo ao universo gamer, a arquiteta empunhou as cores como aliadas. “Apostamos em uma base sólida e séria, com muita madeira e concreto, e brincamos com pontos de cor na decoração, que em muitos casos é interativa, permitindo que os próprios clientes interfiram no espaço”, diz.

O conforto acústico também foi uma máxima para esse projeto, que contou com um forro acústico pintado de preto para atenuar o som das jogatinas. “Para complementar, uma estrutura de madeira composta por hexágonos, formato muito presente nas peças de jogos de tabuleiro, rebaixa visualmente o pé-direito, conferindo mais aconchego e muita leveza”, explica a arquiteta. Essa estrutura também desce para as paredes, podendo abrigar plantas e itens da cultura nerd e geek.

“A inspiração veio da união do universo dos games com a cultura japonesa, resultando em um restaurante clean, mas estimulante”, complementa.

Com capacidade para 60 pessoas, o Bodogami é dividido em dois pavimentos, com uma cozinha bem equipada e com área para todos os preparos, bar, café e Yakiteria no andar do salão.

“No subsolo, alocamos a área de funcionários, estoque, escritório, câmara frigorífica e pré-preparo de carnes”, explica Claudia. O salão conta com layout versátil e móvel, que preza pela flexibilidade de usos.

Um longo sofá azul foi a escolha para trazer leveza e cor ao ambiente, ao passo que as mesas de madeira contam com um tamanho pensado para abrigar muito bem tanto os alimentos, quanto os jogos.

O piso de porcelanato une a praticidade e alto desempenho com a estética convidativa da madeira e, em alguns cantos, foi mesclado com peças hexagonais, fazendo alusão a um tabuleiro. “Esse mosaico sobe para a bancada e parede do atendimento, formando um desenho instigante”, destaca a arquiteta do Cn Dois.

No quesito iluminação, a arquiteta Claudia Novaes vivenciou um desafio extra: “precisava criar um projeto luminotécnico que atendesse bem às mesas grandes e pequenas, permitindo fácil leitura dos cardápios e regras de jogo, sem fazer muita sombra”, diz.

A solução foi desenvolver um projeto luminotécnico composto por diversas luminárias que, no final das contas, propiciou o esperado conforto visual aos clientes do Bodogami.

“O resultado foi um restaurante aconchegante, em que as cores e temática geek aparecem nos detalhes. Tudo muito contemporâneo e pensado para receber bem a todos os clientes”, finaliza.

Contato:
Cn Dois Arquitetura
(11) 4116-4840
https://cndois.com.br

 

#CnDoisArquitetura