A Decortiles coleciona revestimentos assinados pela artista. Selecionamos alguns ladrilhos, azulejos, porcelanatos e cobogós que são destaques da marca

Decortiles  com Calu Fontes

Os detalhes plurais e envolventes de Calu Fontes ganharam espaço no cenário do design nacional nesses anos de carreira, e marcas renomadas, como a Decortiles, a convidaram para criar séries especiais.

A artista é conhecida por estampar objetos com azul, sereias, anêmonas e peixes. O esplendor da natureza, tons de verde, folhas e pássaros também compõem as criações de Calu Fontes de alma barroca, que cursou arquitetura e, no início dos anos 2000, abriu o próprio ateliê.

A primeira lembrança com a arte data dos quatro anos. Aos oito, já criava cartas cobertas de borboletas, postadas pelo correio, para presentear familiares.

Hoje, o ateliê na Vila Madalena, onde cria ouvindo música e recebe o público, tem plantas e árvores como bananeira, jaqueira e jabuticabeira. As peças de Calu são como páginas de um diário. Toda essa aura criativa, repleta de afeto, foi ganhando cada vez mais notoriedade.

Com o passar do tempo, os revestimentos cerâmicos que criou ganharam painéis e murais de São Paulo. Logo, começou a desenhar ladrilhos, azulejos, cobogós e porcelanatos artísticos para a Decortiles.

Parceira há mais de 10 anos da marca, Calu Fontes já assinou mais de 15 coleções. Destacamos, abaixo, algumas das coleções que imprimem a essência da artista. Cada uma delas com suas características estéticas e funcionais, sendo todas indicadas para paredes.

Coleção Retrô: As estampas da coleção Calu Retrô são caracterizadas por elementos gráficos simples, como triângulos, retângulos e losangos em composições que misturam cores um pouco mais pálidas – como turquesa, rosa e cinza – com cores mais fortes – como ocre e preto – de uma maneira lúdica e rítmica.

Coleção Finestra: Uma coleção de cobogós em que a arquitetura modernista, a geometria, as texturas e a luz foram as grandes fontes de inspiração. A artista redefine o modo de pensar do elemento, a nova coleção foi um grande desafio no seu trabalho. “Com os cobogós deixei de lado as cores e mergulhei nas linhas e volumes. O desafio foi pensar na volumetria. Acho enriquecedor trabalhar com materiais diferentes e suas características particulares”, conta. O lançamento traz linhas retas e desenhos geométricos inéditos, disponíveis nas cores Branco, Concreto e Cimento.

Coleção Shou: Equilibrar tradição e modernidade é uma premissa da cultura japonesa. Do design à arquitetura, da moda à gastronomia, passado e presente convivem em harmonia e ajudam a explicar uma evolução estética ao mesmo tempo consistente e inovadora. Uma das técnicas desse movimento, o shousugiban é milenar e é usada para proteger a madeira da umidade e insetos. Sua carbonização, que a deixa escurecida, inspira a coleção Shou, que ganha grafismos japoneses em estampas mesclando fauna, flora e linhas.

Coleção Elipse: Tem inspiração nas clássicas formas arquitetônicas em arco usadas desde a antiguidade em monumentos gregos e romanos. No azulejo artístico, curvas e elipses são acentuados pelo jogo de cores, uma inspiração natural de verdes, azuis e terrosos sobre preto ou branco que se cruzam em uma harmoniosa composição cromática. A modernidade das cores contrasta com a sobriedade do preto, criando um mix de eras e um novo estilo decorativo.

Contato:
Decortiles
4004-2971 / 0300 789-7771 / (48) 3447-7777
https://www.decortiles.com/