O arquiteto Fernando Brandão assina a requalificação da exposição de Vik Muniz no Farol Santander, com projeto cenográfico e luminotécnica com recursos gráficos

Fernando Brandão na mostra de Vik Muniz

Após três anos da inauguração, exposição de Vik Muniz passa por reformulação assinada pelo arquiteto Fernando Brandão, com intervenção cenográfica que cria um elemento gráfico reforçado pela iluminação e a nova cor na parede

No quarto andar do Centro Cultural Farol Santander, emblemática atração turística da cidade de São Paulo, está a exposição permanente Vista 360º, assinada pelo Vik Muniz.
Passados três anos da inauguração, o espaço foi requalificado, com projeto do arquiteto Fernando Brandão, que trouxe uma nova ambientação e iluminação para valorizar as obras do artista.

“O vermelho é a cor que é símbolo central do ‘ponto de vista 360º’, cor do Farol. O farol é o centro das fotografias e perspectivas do Vik Muniz nessa Vista 360”, revela o arquiteto.

O espaço repaginado também trouxe um autorretrato do artista, bem como um vídeo sobre a construção da obra, importante e valorizado na exposição, que é o testemunho do artista trabalhando com cerca de 4 toneladas de material reciclado, retirado do próprio edifício durante sua restauração.

Os materiais, curiosos e surpreendentes, como tijolos, pregos, capacetes, arames, pedaços de canos, entre outros, simulam as imagens de todo o entorno e deste edifício também. Para trazer mais destaque as obras, Fernando repensou toda a iluminação, “o projeto luminotécnico foi redesenhado a fim de modernizar e dramatizar o contexto da exposição e gerar curiosidades”.

“Utilizamos a escrita como um recurso gráfico indutor de efeito, criando assim um ambiente cenográfico a fim de propor ao visitante uma expectativa positiva pra se admirar as obras do Vik Muniz”.

Contato:
Fernando Brandão
(11) 3064 5630 / (11) 3064 5633
https://www.archfb.com

______________________