Design de mobiliário contemporâneo e arte popular brasileira se integram em peça única

Fahrer com Espedito Seleiro

Para a mostra “Ditos por Espedito”, com curadoria de Luiz Fernando Dantas, a Fahrer e o artista cearense Espedito Seleiro se uniram para criar uma peça de mobiliário única, que combina o design contemporâneo e arte popular brasileira.

A parceria entre o estúdio de mobiliário e o artesão, referência na produção de artigos em couro, resultou em um belo diálogo entre a estrutura delicada e orgânica da chaise Paso Doble e os traços de curvas do formato de coração da tapeçaria feita à mão, marca registrada do mestre, evidenciando a importância das conexões culturais para o design nacional.

Sobre essa parceria, Sergio Fahrer, um dos idealizadores do estúdio, relata: “Desejamos parcerias como essa, pois enriquecem nosso vocabulário e propõem a interação entre diferentes propostas. Temos vontade de realizar novas parcerias com outros artistas e artesões para propor diálogos entre diferentes temporalidades e materialidades em nosso país.”

Fahrer com Espedito Seleiro

Paso Doble – A beleza das curvas e a elegância da madeira natural realçam o design da chaise Paso Doble, criação da Fahrer, cuja inspiração nasceu durante uma viagem de Sergio Fahrer a Buenos Aires.

Ao presenciar uma apresentação de tango no bairro de San Telmo, o designer se encantou com a imagem criada pela composição das curvas sinuosas de um guitarón – um violão com corpo maior – e o entrelaçamento gracioso das pernas dos dançarinos que realizavam o famoso movimento Paso Doble.

Espedito Seleiro – Morador de Nova Olinda, município cearense a 55 km de Juazeiro do Norte, Espedito Velozo de Carvalho, mais conhecido como Espedito Seleiro (@espeditoseleirooficial) , conquistou o Brasil com seus coloridos artefatos de couro. Cheio de identidade, seu trabalho chamou a atenção da marca de moda Cavalera, que levou suas sandálias de couro para as passarelas da São Paulo Fashion Week, em 2005.

As peças de Seleiro também estiveram em famosos palcos musicais, vestindo Luiz Gonzaga e Dominguinhos, e no cinema: Marcos Palmeira usou as roupas feitas por ele no filme “O Homem que desafiou o Diabo”, de 2007. Em 2015, assinou suas primeiras peças de mobiliário em parceria com os irmãos Campana.

Em 2019, depois de ter seus acessórios expostos na Embaixada do Brasil, em Londres, Seleiro retorna ao mobiliário, acompanhado de ilustres designers modernos e contemporâneos na mostra “Ditos pelo Espedito”, a convite do empresário Luiz Fernando Dantas.

Contato:
Fahrer
(11) 3031-7250
https://www.fahrer.com.br

______________________