Escritório Cité Arquitetura assina o projeto de um studio de 32m² que mescla casa e office no dia a dia, com marcenaria detalhada e mobiliários multifuncionais

Studio funcional pelo CitéConvidativo, versátil e que mescla as funções de casa e office no dia a dia. Esse é o projeto Studio Mescla, um apartamento assinado pela Cité Arquitetura e idealizado para um cliente que buscava um ‘morar’ mais funcional no Rio de Janeiro.

O partido foi criar um lugar que abrigasse as funções básicas de moradia e, ao mesmo tempo, contasse com um espaço para receber pessoas e fazer reuniões de trabalho. Foram escolhidas, então, três peças principais (cama/sofá, mesa, poltrona) que se modificam e se adequam ao que o morador precisa.

A proposta da Cité foi trabalhar a questão espacial de forma inesperada, com a escolha inteligente de um mobiliário multifuncional que pudesse reproduzir um espaço com variadas possibilidades de uso.

A cama, um desenho da Cité em parceria com a LZ Studio, foi o ponto central do processo criativo. A ideia foi criar um mobiliário versátil, com encostos (soltos e modulados) distintos e móveis que permitissem a multiplicidade de usos, não se limitando à sua função tradicional e podendo ser usada como um espaço de trabalho mais confortável e inesperado.

A posição da televisão em relação à mesa de jantar e à cama, por exemplo, permite que ela seja usada como espelhamento do computador para apresentações e, também, para assistir televisão da cama. Já o aparador, pode ser um complemento de assentos para mesa de jantar.

Essa mesa de jantar pode ainda ser usada como mesa trabalho ou como bancada auxiliar da cozinha, por isso, foi feita em pedra quartzito para ser resistente às suas múltiplas utilidades. Além disso, uma das cadeiras da mesa de jantar é hibrida: além de poltrona de jantar funciona como cadeira de escritório.

Destaque para a marcenaria multifuncional, o painel boaserie em laca verde e para as paredes revestidas em marcenaria detalhada até os últimos detalhes, como no caso dos puxadores. O teto foi desenhado e pintado à mão para se tornar mais real e dar uma sensação de perspectiva, revelando uma imagem de um papel milimetrado, algo que suscita o desenhar dos sonhos.

Como a janela, de proporções ampliadas e que ocupa quase toda extensão do apartamento, garante ao espaço uma melhor iluminação, optou-se por escolher móveis mais baixos, que não impedissem a generosa entrada luz.

Na iluminação, foi utilizado um trilho multifuncional. O caráter escultórico dessa peça garante um atributo a mais, sem perder a funcionalidade. A luminária da cama pode ser pendente e quando movimentada funciona como luz de leitura.

Ficha:
Projeto: Studio Mescla
Arquitetura: Cité Arquitetura (Celso Rayol e Fernando Costa)
Coordenador: André Caterina
Equipe: Mateus Fragoso, Mariana Alonso, Leonardo Leal
Area: 32 m²
Local: Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ano: 2019
Construção: Arq Solutions Construtora
imagens A+R Fotografia

Fornecedores
Portobello – Porcelanatos e Revestimentos Mecânicos
Deca – Louças e metais para banheiro, cozinhas e área de serviço
Ibratin – Tintas e Texturas
Força Carioca – Iluminação
Guararapes – Painéis de mdf
Ateliê Iole Mendonça – rouparia e cortinaria
Shoptime – produção e eletrodomésticos
Harmony Stones – pedras e bancadas
Urias Serviços – Marcenaria e serralharia
Celsius Leal – Pintura do teto
LZ Studio – Mobiliários

Contato:
Cité Arquitetura
(21) 2556-1813
https://www.citearquitetura.com.br/