Projeto que introduz inovação no antigo prédio histórico do Colégio Sacré-Coeur de Marie

Triptyque assina escola Concept

A escola Concept chega a São Paulo. O complexo educacional ficará sediado no prédio do antigo colégio Sacré-Coeur de Marie, no coração do Jardim Europa, com projeto assinado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, especializado em arquitetura sustentável e inovadora. O Grupo SEB ratificou seu compromisso de inovar quando assumiu a área histórica de mais de 18 mil m², que foi berço de uma educação de excelência e formou gerações de paulistanos, para implantar sua escola do futuro.

O edifício, que é tombado, teve sua fachada restaurada e ganhou um escorregador em espiral na lateral. Na área externa um novo jardim e brinquedos como “Parkour”, rampa de skate e o “parasita”, uma espécie de gaiola em volta das árvores mais antigas do local, que permite que as crianças tenham contato bem próximo à copa.

A fachada restaurada recebeu novas portas no pavimento térreo facilitando a integração entre ambientes, mas respeitando as dimensões dos vãos originais. Assim como a nova escada de emergência e elevador, ambos posicionados de forma a não interferir com trechos da fachada original. O destaque fica para o escorregador que aparece como uma escultura futurista e reforça a ideia de que a educação não acontece apenas na sala de aula, mas também nos espaços de convívio e recreação.

Quanto à área interna, o projeto sempre levou em consideração manter a história original do edifício. “Ainda que tenha havido a necessidade de redefinir integralmente os espaços em função das demandas de uma proposta pedagógica inovadora, procuramos preservar, restaurar e reinterpretar elementos originais da edificação tais como os pisos de taco, esquadrias de madeira, revestimentos de mármore e granilite” comenta o escritório. “Em situações pontuais como a da biblioteca, a história do edifício é recontada no momento em que revelamos aos alunos a estrutura de madeira original do telhado, que antes ficava oculta no entreforro” conclui.

O escritório priorizou a mescla de materiais contemporâneos que dialogam com o edifício histórico e optou pelo uso de madeira e divisórias de vidro que ajudam a disseminar a luz natural. Para as cerca de 26 salas de aula foram instalados panos isolados de forro garantindo que os espaços tenham acústica adequada.

O amplo espaço dedicado à área externa do edifício ganhou uma nova marquise de madeira que interliga diversos blocos, além disso, duas novas quadras poliesportivas em estrutura de madeira laminada foram adicionadas. O escritório também projetou um espaço de recreação destinado ao parkour e ao skate.

Ao redor de uma das figueiras existentes no terreno propôs-se o “parasita” um brinquedo que percorre em desnível o perímetro do enorme tronco, que tem mais de 4m de diâmetro. Além de oferecer aos alunos recreação sob a sombra, o brinquedo reforça a ideia de respeito e preservação dessas árvores anciãs. O projeto do escritório de paisagismo Matter teve como premissa estabelecer percursos flexíveis, compatíveis com diversas faixas de idade; um lugar de se exercitar a criatividade e a espontaneidade.

Serviço:
Triptyque Architecture
(11) 3081-3565
http://triptyque.com/

 

HOME