CR2 + FGMF em casa (SP) que troca carro na garagem por horta comunitária

Horta comunitária no lugar da garagem

Em vez de carro, a entrada da Casa 4×30 acolhe ervas e verduras; o resultado são alimentos frescos e sem agrotóxicos a poucos metros da cozinha – paisagismo de Gabriella Ornaghi.

Localizada em São Paulo, a residência do casal de arquitetos Clara Reynaldo (sócia da CR2 Arquitetura) e Lourenço Gimenes (sócio do FGMF Arquitetos) trocou a garagem aberta por uma horta comunitária.

Segundo Clara Reynaldo, a mudança no uso do espaço se deu a partir do entendimento de ambos de que uma arquitetura segura é aquela que é permeável, sem muros ou grades. “Com o carro sempre estacionado na rua, a área de 2,70x5m era destinada à moto de Lourenço, o que começou a nos incomodar”, explica.

Veio então a ideia de criar uma horta para o uso pessoal e também para quem estivesse passando pela rua. A cozinha da Casa 4×30, como é conhecido o projeto assinado pelos próprios arquitetos, fica logo à frente, na entrada da casa.

A pequena plantação foi desenhada pela paisagista Gabriella Ornaghi e se dá em módulos vazados de concreto, os mesmos por onde cresce a grama. Um deck faz a transição entre a calçada e o interior, separado pela porta de painel melamínico preto.

Para isso, um sistema automático de irrigação molha as verduras e ervas duas vezes por dia. Entre elas, há as chamadas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), como taioba e azedinha. O piso alterna o deck de cumaru com placas permeáveis de concreto no meio das quais crescem as plantas. Na parede lateral, plantas trepadeiras e ladrilhos hidráulicos com desenho assinado por Fabio Flaks.

Serviço:
CR2 Arquitetura
(11) 3034-4484
http://www.cr2arquitetura.com.br

 

HOME