Casa AQUA, arquitetura sustentável com soluções como construção desmontável, a autonomia no uso de energia elétrica e o baixo consumo de água potável

O escritório brasileiro Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, que tem à frente os sócios Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, assina o projeto da CASA AQUA, uma casa sustentável modelo para exposição em mostra de arquitetura e decoração.

Com expertise na área da Sustentabilidade, o escritório foi escolhido pela Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade para a construção civil, para desenvolver o projeto que, pela primeira vez, sai do papel e agora é uma casa construída e que, segundo planos da empresa, deve ir a Leilão.

Neste projeto, por exemplo, foram aplicados diferentes sistemas construtivos e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente, e ainda têm elevados níveis de conforto e saúde para seus usuários.

Soluções sustentáveis

– Com 50 m² de área, a casa utilizou tecnologia construtiva finlandesa da empresa Kronan, que permitiu a entrega da obra em apenas 10 dias. Esse sistema é constituído de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção.

– Sistema com ligações parafusadas, que permitirá a desmontagem da casa, transporte e montagem em outra localização.

– Para garantir o conforto térmico, optou-se por sistema de fachadas ventiladas e cobertura verde. A fachada ventilada é uma solução que cria um colchão de ar entre a estrutura da casa e o acabamento externo, promovendo desempenho térmico, acústico e energético.
– É autônoma no consumo de eletricidade e equipada com painéis fotovoltaicos que vão gerar energía, a qual será utilizada para alimentar a iluminação e tomadas, bem como carregar um veículo elétrico.

– A solução é possível devido ao projeto arquitetônico, pensado para que a casa não possua ar-condicionado e tenha iluminação natural, além de equipamentos elétricos eficientes e lâmpadas de LED de baixo consumo.

– O sistema de automação instalado na casa permitirá monitorar em tempo real o consumo de energia elétrica gerada pelos painés fotovoltaicos, bem como controlar dispositivos remotamente. A expectativa é reduzir a ordem de 30% no consumo em comparação com uma residência sem um sistema de monitoramento.

– Para o aproveitamento de água de chuva, foi implantado sistema que segue o conceito de modularidade e adaptabilidade da construção para as diversas fases da vida do usuário. São módulos de 97 litros que podem ser interligados no sistema “plug and play”,conforme as necessidades de água não potável aumentam ou diminuem ao longo dos anos.
A Casa Aqua foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.

Segundo o arquiteto Caio Dotto, “a casa pretende não só registrar um modelo residencial unifamiliar industrializado como também provocar a reflexão sobre o que é de fato necessário consumirmos para se viver bem e como isso se reflete na natureza”.

O escritório Mindlin Loeb+Dotto traz em seu DNA – e projetos já realizados – uma arquitetura que tem como premissa os princípios ambientais e de identidade cultural, e desenvolve um trabalho de constante experimentação para permitir que novas soluções contribuam para uma convivência mais equilibrada e igualitária no planeta, qualquer que seja a escala do projeto.

“A Casa Aqua ganhou status de objeto de design, objeto de desejo, customizável, modular, transferível, adaptável e renovável ao longo de seu ciclo de vida, e assim mais sustentável”, finaliza Rodrigo Mindlin Loeb, sócio do Mindlin Loeb + Dotto Arquitetura.

Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura – O escritório baseia a prática da arquitetura nos princípios ambientais e de identidade cultural, e desenvolve um trabalho de constante experimentação para permitir que novas soluções contribuam para uma convivência mais equilibrada e igualitária no planeta, qualquer que seja a escala do projeto. Estabelecido em 2002 por seu fundador o arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, criou uma plataforma de colaborações que se iniciou com o desenvolvimento do projeto para a nova Embaixada do Irã em Brasília, projeto conceitual do arquiteto Bahram Shirdel. Associado desde 2011, o arquiteto Caio Atílio Dotto integra esta plataforma. Em 2013 concluiu sua obra de maior relevância, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, desenvolvida em parceria com o arquiteto Eduardo de Almeida. Nesta obra foi responsável pelo gerenciamento técnico dos projetos e da construção, além de desenhar os interiores e peças especiais de mobiliário. Pela Biblioteca Brasiliana recebeu com Eduardo de Almeida o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A obra será uma das representantes da Arquitetura Brasileira dos últimos 100 anos no Pavilhão do Brasil da Bienalle de Veneza 2014.

Casa AQUA (Inovatech) – Criada em 2005 com foco na execução de projetos e obras sustentáveis, a empresa passou a contar com a nova unidade de negócios: a consultoria em sustentabilidade para o setor da construção. A Inovatech mantém o Instituto Casa AQUA, entidade sem fins lucrativos cujo foco é a disseminação de conhecimento em construção sustentável. A missão da consultoria é beneficiar os clientes com resultados em todas as etapas do negócio da construção, aliando conhecimento técnico e experiência em consultoria para construções certificadas.

Serviço:
Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura
(11) 2503-8092
www.rodrigomindlinloeb.arq.br
Casa AQUA
(11) 3031-5468
www.casaaqua.com.br

(2016)

 

HOME