Profissionais do escritório Korman Arquitetos trazem sua experiência para falar sobre ambientação e a rotina que deve ser estabelecida para quem exerce suas atividades profissionais em casa

Rotina no home office pelo Korman

Projeto de home office em casa pelo Korman Arquitetos

Quem já era adepto ao home office teve o tempo certo para criar o seu espaço em casa, compor a decoração ao seu gosto e se adaptar-se a nova rotina de trabalho dos tempos modernos. Afinal, durante o expediente no lar é preciso realizar a ‘mudança de chave’: fica em standy by o dia a dia da morada para iniciar as atividades profissionais.

Todavia, por conta das medidas para a preservação da saúde em tempos de pandemia do novo Coronavírus, muitos brasileiros estão em busca de entender, muito rapidamente, como se dá esse processo de trabalhar em casa. “Nossa adaptabilidade é uma das grandes virtudes do ser humano”, afirma a arquiteta Ieda Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos em companhia da também arquiteta Carina Korman.

Dentro do entendimento sobre o comportamento para o exercício da arquitetura e a decoração, ambas são unânimes em afirmar que é possível adaptar as melhores condições para a realização do home office. Além disso, compartilham dicas importantes que elas mesmas estão colocando em prática durante o período de quarentena.

Onde devo trabalhar em casa? – Para quem pode exercer suas funções no ambiente do lar, a primeira recomendação é olhar para cada cômodo e analisar qual oferece as melhores condições. “Os ajustes não estão concentrados apenas no local físico. Os demais moradores da residência também precisam compreender ao momento”, destaca Ieda.

• Para a decisão, dê preferência a espaços com iluminação – tanto a natural, como também com lâmpadas –, ventilação e que permita atuar com concentração e conforto;

• Se possível, escolha um local sem funções intensas como a cozinha. Mas caso não seja possível, a mesa da cozinha ou a sala de jantar podem ser adaptadas;

• No dormitório, a cama é um convite para a falta de concentração e a sonolência. Mas na possibilidade de incluir uma mesinha e cadeira, a tranquilidade do ambiente é um fator muito positivo para o home office;

• ​​A varanda pode ser uma excelente alternativa também;

Definido o espaço, traga para ele tudo o que será necessário: notebook, bloco de notas, caneta, garrafa de água, smartphone e, para complementar a iluminação, uma luminária de mesa.

Principais cuidados – Diante da impossibilidade de investir em novas peças, é possível utilizar o que já existe em casa. Para a cadeira, uma regrinha básica: a verificação da altura da mesa na comparação com a altura da cadeira. “Ao sentar, verifique se os braços estão alinhados na altura do peito”, indica Ieda.

Dentro das orientações de ergonomia, é fundamental estabelecer uma postura correta para evitar questões como fadiga, problemas de visão, dores musculares e tendinites.

Dessa forma, a coluna deve estar bem apoiada no encosto da cadeira e o usuário deve posicionar-se entre 45 a 70 cm de distância da tela do computador ou notebook. A altura do monitor deve estar ligeiramente abaixo – cerca de 15 a 20 graus – abaixo da altura dos olhos para evitar tensões no pescoço. “Sabemos que em casa fica difícil seguir à risca essas medidas normativas. O caminho é observar se há algum desconforto. Caso aconteça, o apoio com livros ou suportes ajudam nessa regulagem”, explica a arquiteta.

A posição dos pés também deve ser observada. Visando a circulação sanguínea, devem estar apoiados no chão ou em cima de um apoio, que pode ser improvisado por um banquinho ou uma almofada, por exemplo.

Caso o sofá seja a única opção para trabalhar, a recomendação é buscar o máximo conforto possível ao sentar-se. Usar uma sustentação para não posicionar o notebook diretamente no colo contribui para uma maior estabilidade do equipamento eletrônico.

Crie sua rotina – Com tudo organizado, manter um ritual colabora para a obtenção dos resultados. Busque manter uma rotina similar àquela empreendida para ir ao escritório: levantar da cama, tomar banho, café da manhã ou etc. “Tirar o pijama e escolher uma roupa confortável que o permita a entrar na sintonia do bem-estar e a criatividade são escolhas acertadas”, aconselha Ieda.

Para os pais diante do desafio de trabalhar com os pequenos em casa, a organização de uma agenda contribui para fluir esse novo cenário. Além de explicar as necessidades de uma forma simples e lúdicas, estabelecer brincadeiras e atividades contribuem para que as crianças assimilem o impacto de não poderem ir para a escola e ficarem confinados em casa durante o período de quarentena.

Por fim, escolher uma trilha sonora agradável, realizar pequenas pausas para descansar a mente, determinar um horário de início e término e programar dinâmicas prazerosas após o expediente complementam a vida do novo adepto do home office.

Contato:
Korman Arquitetos
(11) 3060-8313
https://www.instagram.com/kormanarquitetos/

 

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