Arquiteto Leandro Rhiaff fala das mudanças da arquitetura residencial e comercial após COVID-19 e revela tendências dos ambientes de trabalho

Mudanças na arquitetura pós pandemia

Arquiteto Leandro Rhiaff

‘O impacto da pandemia na arquitetura foi uma via de mão dupla. Tanto na adaptação dos espaços residenciais para que o home office fosse possível quanto na transformação de salas comerciais e escritórios que começaram a ficar ociosos pela cidade’

O dito “novo normal” já deixou de ser tão novo assim e é uma realidade. A pandemia implementou estilos de vida que impactaram nas mais diversas áreas. Tornando casas algo muito além de lares, a arquitetura entrou em evidência e é hora de tornar o espaço de descanso, um local de produtividade.

De acordo com o arquiteto Leandro Rhiaff, responsável por projetos de tirarem o fôlego no Rio de Janeiro, a tendência do Home Office veio para ficar e apostar em um espaço confortável de trabalho é primordial.

“A escolha do ambiente e a forma de organização são essenciais para o bom funcionamento do trabalho em home office e a continuidade da dinâmica familiar. É essencial que o projeto arquitetônico considere vieses psicológicos como a escolha das cores, da iluminação, do mobiliário de apoio. É preciso atender a todas as demandas e criar pontos de atração pela casa”, explica o profissional.

“O impacto da pandemia na arquitetura foi uma via de mão dupla. Tanto na adaptação dos espaços residenciais para que o home office fosse possível quanto na transformação de salas comerciais e escritórios que começaram a ficar ociosos pela cidade”, complementa Leandro.

Entretanto, a arquitetura sempre respondeu às questões sócio culturais e se adaptou a novos tempos. “No início do século XX, por exemplo, os apartamentos mediam mais de 150m². No século XXI, passamos a ver apartamentos de 50m², com ambientes otimizados para obedecer a demanda e a necessidade dos usuários: um local para dormir”, conta o arquiteto, que diz que a tendência é que haja uma nova mudança. “A pandemia pede que tenhamos residências mais confortáveis novamente. É o futuro da arquitetura”.

Home Office dos sonhos – Em tempos onde o fator psicológico foi colocado em evidência, Leandro diz que um ambiente de trabalho confortável em casa pode ser muito motivacional.

“As pessoas se sentem produtivas e importantes quando têm uma rotina de trabalho que demanda atenção. O que a maioria busca em um projeto é um espaço pensado especialmente para elas, que as façam sentir bem no dia a dia, com a clara definição de um ambiente de trabalho”, diz.

Otimizar tudo em um mesmo espaço ou ter um cantinho só para o trabalho? De acordo com Leandro Rhiaff, a maior dificuldade do Home Office consiste justamente em encontrar um ambiente silencioso e reservado sem atrapalhar a dinâmica familiar, mas garante que separar um espaço só para essa função é essencial, e que o melhor ambiente é longe da sala de estar ou ambiente social. “Suítes costumam atender bem a esse propósito. A partir daí é abusar da iluminação certa e das cores perfeitas”.

Além disso, ergonomia, tecnologia e beleza são indispensáveis segundo o profissional. “É essencial que haja conforto ergonômico em cadeiras, mesas e outros elementos; também, os equipamentos tecnológicos que darão suporte ao trabalho em home office precisam ser calculados. Tomadas nos lugares certos, por exemplo, e beleza para que o dia a dia seja estimulante, agradável e produtivo” diz Rhiaff, “Sem essas informações, um home office se resumiria a uma mesa e um computador”.

A tendência – O mercado acompanhou o fluxo e evoluiu para oferecer o que há de mais confortável e prático para quem passa mais do que apenas algumas horas em casa. Para Leandro, a tendência é qualidade e conforto, levando em consideração a rotina familiar:

“Hoje o mercado oferece materiais de fácil limpeza, alta resistência e bom desempenho. Para um bom projeto arquitetônico, isso é essencial. Mobiliário de alta qualidade ou personalizado; iluminação eficiente e sustentável, levando em consideração um bom cenário para reuniões online. O mercado está preparado para oferecer o que há de melhor aos projetos de home office”.

Fora de casa – Não foi apenas quem deixou o escritório para trás que sentiu a necessidade de repaginar o ambiente de trabalho. Novos hábitos adquiridos ao longo da pandemia tornaram a forma de frequentar outros ambientes, também muito diferente.

“A preocupação com a higiene das mãos e a diminuição do contato físico proporcionaram uma transformação profunda na forma de projetar a arquitetura comercial e corporativa”, afirma o arquiteto.

A exemplo disso, os restaurantes sentirão um grande impacto. “Tenderão a ser mais intimistas e isso tem tudo a ver com o projeto arquitetônico. Não se trata apenas do espaçamento entre as mesas, mas sobre o aproveitamento do espaço e dos fluxos”.

Dessa forma, o caminho inverso também acontece, e novos padrões arquitetônicos dirigirão mudanças comportamentais. “A rotina de cozinha, o minimalismo, a luz ocupando os espaços e até mesmo o uso de itens biodegradáveis, sustentáveis. Os restaurantes passarão a ser mais reservados. E tudo isso tem a ver com arquitetura e design”, finaliza.

Contato:
Leandro Rhiaff Arquitetura
(21) 992-096-522
http://www.leandrorhiaff.com.br (fora do ar)

_____________________