Arquiteta Renata Pocztaruk, titular da ArqExpress, comenta sobre a data e expectativas das profissionais

Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista

Desde as primeiras reivindicações por melhores condições de trabalho, a luta das mulheres para obter direitos e espaços iguais aos dos homens vem tomando grandes proporções e conquistas. Com o passar dos anos, muitos movimentos surgiram para fortalecer essa e outras pautas.

Segundo estudo realizado pela CAU/BR (Conselho de Arquitetura de Urbanismo no Brasil), o número de mulheres arquitetas na ativa é de 64% e os homens, 36%, o que mostra que, cada vez mais, as mulheres têm dominado o mercado de arqdecor.

No começo de julho, uma assembleia extraordinária do Conselho de Arquitetura de Urbanismo no Brasil definiu no calendário da instituição o Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista, que será celebrado anualmente no dia 31 de julho. A data tem o intuito de fortalecer as ações políticas na categoria, além da promoção da igualdade de gênero.

De acordo com a arquiteta Renata Pocztaruk, ter uma data para celebrar essa conquista mostra que a participação feminina no mercado de arquitetura e decoração está cada vez mais forte.

“Certamente ter esse reconhecimento mostra que o poder feminino na arquitetura está em constante avanço. Trata-se de uma transformação de conceitos. A mulher tem um olhar mais detalhista, cuidadoso com as transformações que os clientes precisam, então nada mais gratificante do que ter uma data só nossa”, afirma.

A empresa criada por Renata possui, atualmente, 42 mulheres e, em cargos de liderança, 75%. “Na ArqExpress as mulheres são maioria. Trata-se de uma empresa fundada por uma mulher e que, juntas, transformam não só a casa dos clientes, mas também o mercado de trabalho”, enfatiza.

A maioria dos dirigentes de entidades e premiados pela atuação profissional no setor são homens. Esse cenário se reflete não apenas no Brasil, mas no panorama internacional. Essas e outras datas fortalecem debates sobre a representatividade feminina no âmbito profissional.

Contato:
ArqExpress
(51) 3533-2560
https://www.arqexpress.com.br

____________________