O arquiteto e designer Alvaro Guillermo apresenta em livro, conceitos de evolução baseado em ativos criativos que geram crescimento e desenvolvimento econômico

Design criativo de Alvaro Guillermo

O atual cenário mundial que enfrentamos serviu para mostrar que o ser humano precisa se reinventar diante à uma crise. Errado. O ser humano precisa se reinventar constantemente para sobreviver e manter a economia ativa. Para sair da crise que vivemos atualmente, e de todas as outras que ainda enfrentaremos, precisamos ser criativos.

Precisamos ressignificar, precisamos de novos signos, precisamos de De+Sign, design. A quarentena imposta deu às pessoas a oportunidade de refletir sobre diversos temas que são apresentados na obra “Economia criativa na prática: Design&Consumo colaborativo” do arquiteto e designer Alvaro Guillermo.

O livro reúne fatos nacionais e internacionais, presenciados e outros criados por Alvaro, aproximando o leitor aos diversos conceitos que podem manter a economia ativa com o fator potencial para se conseguir algo novo com criatividade.

Em 215 páginas, o autor repensa o papel fundamental da economia criativa como fonte de riqueza Brasileira, despertando a inovação sob o olhar de quem empreende, e olhando sempre para o futuro.

“Entendo agora que esta pandemia acelerou muitas mudanças que já estavam em andamento e que apresento neste livro, como a valorização da nossa casa, como um refúgio sagrado de preservação de nossas identidades; a importância de se reinventar, de ressignificar o que fazemos, de buscar o significado de nossas vidas e como design ajuda nisso.”, enfatiza o autor.

Como pesquisador e professor de pós-graduação, o autor apresenta também neste livro uma grande bibliografia sobre os conceitos abordados, atrelando a teoria à prática.

Para Alvaro “todos nós somos criativos, mas não tivemos uma pedagogia que nos ensinasse a desenvolver a criatividade com os outros, que é o importante. A criatividade no mundo contemporâneo está no conjunto, e não no indivíduo.

Para tanto, existem diversas metodologias que estimulam a criatividade de equipes, ou análise de processos das empresas para avaliar se estes promovem a criatividade.”

Alvaro Guillermo é Diretor da agência Mais Grupo, especializada em estratégias criativas de marcas (branding) e consumo desde 1982. Arquiteto e Designer, Mestre en Arte, Educação e História da Cultura, Gullermo também é especialista e pesquisador em consumo de Design, professor de pós-graduação dos cursos Ciências do Consumo e Design Estratégico, da ESPM SP.

Consultor do Programa Brasileiro de Design e de diversos programas regionais de Design, Alvaro Guillermo criou e é gestor de diversos Clubes de negócios nas áreas de design de interiores e construção. Coordena visitas técnicas nacionais e internacionais com grupos de negócios e empresários. Curador de diversas mostras e exposições nacionais e internacionais.

Recebeu prêmios de destaque, entre eles Bienal Brasileira de Design, Museu da Casa Brasileira, Gift Fair, Rede Globo de Cultura, Mário Covas do governo do Estado de São Paulo e recentemente IF Design na categoria Social Impact Prize 2018, e 1º lugar 7º Prêmio Objeto Brasileiro,2020,do Museu A Casa,Categoria Ação Socioambiental.

Alvaro fez parte de júris de vários prêmios e concursos, e ainda realiza inúmeras conferências no Brasil e internacionais (Argentina, Chile, Cuba, México, Espanha, Itália). É autor dos livros Design: do virtual ao digital e Branding: Design e Estratégias de Marcas, e apresenta agora a sua terceira obra “Economia criativa na prática: Design&Consumo colaborativo”,

Descrição – As máquinas de escrever acabaram, os cursos de datilografia acabaram, os professores também, mas o número de teclados e pessoas datilografando só aumentou.

Você já deve ter se perguntado: está na hora de mudar? Tenho que ressignificar minha vida ou minha empresa?

Pode acreditar, essa dúvida é da grande maioria.

O mundo ficou hipercomplexo, tudo muda a todo momento por isso devemos estar preparados para o inesperado e a criatividade é o fator potencial para conseguir algo novo, e quando este novo está inserido na economia gera empregos e ativa o mercado local.

Devemos compreender consumo como uma disciplina focada no ser humano e junto com o design nos orientar a um futuro sustentável. Onde a desmaterialização, o pensamento não linear e o crescimento exponencial, ligados à tecnologia digital, trazem uma nova forma de compreender nossas vidas.

Aqui a colaboração passa a ser o melhor método para encontrar os melhores resultados, ter uma vida de coexistência com as diversidades, amplificando o engajamento para gerar impacto social positivo.

Tudo isto que a teoria vem debatendo já está sendo colocado em prática, temos bons exemplos no mundo todo e aqui no Brasil.

Então respondendo a sua pergunta, sim você deve mudar e começar já.

O livro apresenta a importância de se reinventar, de ressignificar o que fazemos, de buscar o significado de nossas vidas e como design ajuda nisso. Entender de fato o que fazemos para definir o conceito que pode nos manter ativos na economia.

• A criatividade como fator potencial para conseguir algo novo e, que este novo possa estar inserido na economia
• Arquitetura e design de interiores como promotores da economia criativa e do mercado local
• Estar preparado para o inesperado, pois o mundo muda a todo momento, os próximos anos serão muito diferentes dos passados
• A colaboração como método para encontrar os melhores resultados e uma vida de coexistência com as diversidades, amplificando o engajamento para gerar impacto social
• A importância da visão de futuro, para ver oportunidades só é possível se entendermos que vivemos num mundo hipercomplexo
• A compreensão de consumo como a disciplina que junto com o design nos orienta a um futuro sustentável

Ficha:
Economia Criativa Na Prática
ISBN: 978-65-88881-01-9
Idioma: Português
Nº páginas: 216
Peso: 0,400 Kg
Ano edição: 2020
Medidas do livro: 16 x 23 cm
Acabamento: brochura
Autor: Alvaro Guillermo
R$40,00 – Comprar: https://demaiseditora.com.br/product/economia-criativa/

Contatos:
Mais Grupo
(11) 5093-7030
https://maisgrupo.com.br/site/

Demais Editora
(11)5093-7030
https://demaiseditora.com.br

____________________