O apartamento duplex de 140 m², situado na zona sul de São Paulo, revela-se como um espaço residencial idealizado para um jovem casal

Estúdio Olo com integração e estética leve

O Estúdio Olo transformou um apartamento duplex de 140m² na zona sul de São Paulo em um espaço ideal para um jovem casal. O projeto prioriza a integração, a fluidez, a iluminação natural e o conforto. A cozinha é um exemplo de leveza estética aliada à funcionalidade. A área social oferece um ambiente multifuncional e receptivo. A suíte, apesar de compacta, é um oásis de conforto e estilo.


Sob a assinatura do Estúdio Olo, a cobertura é um testemunho de integração e fluidez dos espaços, priorizando a iluminação natural e o conforto.

Design e Funcionalidade na Cozinha

A cozinha, ponto central da residência, é um exemplo de leveza estética aliada à funcionalidade.

Mobiliário em tons claros e madeirado dão o tom, com destaque para os armários suspensos em MDP Pau-Ferro e iluminação LED, que conferem um ambiente contemporâneo e acolhedor.

Estúdio Olo com integração e estética Leve / Fotografia Eduardo Schiming

A porta do lavabo, com sistema de correr e puxador tipo Morumbi, reforça a proposta despojada do espaço, enquanto elementos de arte e design, como a tapeçaria de Raphael Dias e o banco cachorrinho da Marcenaria Baraúna, acrescentam personalidade ao ambiente.

Desafios Estruturais e Soluções Inovadoras

Apesar das modificações significativas no layout original do apartamento, o projeto enfrentou desafios estruturais consideráveis.

A criação de um novo ambiente na antiga cozinha e a implementação de uma nova circulação vertical exigiram intervenções meticulosas, incluindo quebra e fechamento de laje, além de reforços com vigas metálicas precisamente calculadas.

Estúdio Olo com integração e estética Leve / Fotografia MCA estúdio

Para garantir a estabilidade estrutural sem comprometer a estética, a escolha por uma escada em chapa metálica dobrada revelou-se uma solução ideal.

Alinhando funcionalidade e design, a escada apresenta pintura prata, perfurações e guarda-corpo retorcido, além de servir como elemento de armazenamento com portas de giro em sua base.

Conforto e Versatilidade no Pavimento Térreo

No pavimento térreo, a atmosfera é marcada pela neutralidade e naturalidade dos materiais, como o concreto aparente e o piso em madeira grapia.

A sala íntima, envolta pelo painel em lâmina de Imbuia, adapta-se facilmente às necessidades do casal, ora servindo como espaço de convívio, ora se transformando no escritório em casa.

Integração e Diversidade Estética

A área social, agora localizada no segundo andar, oferece um ambiente multifuncional e receptivo. Inspirada pelas nuances do céu e da cidade, a estética do espaço combina elementos do estilo industrial com toque vintage, refletindo a personalidade eclética do casal.

O resultado é uma composição dinâmica e energética, que convida à interação e celebração.

Suíte Compacta e Funcional

A suíte, apesar de compacta, é um oásis de conforto e estilo. Estampas vibrantes e curvas femininas dão vida ao ambiente, enquanto o quartzito Patagônia, feito sob medida, energiza o espaço como mesa de cabeceira.

O desafio estrutural de integrar a circulação vertical e criar um hall de entrada na antiga cozinha foi superado com sucesso, destacando-se a engenhosidade do projeto e sua execução precisa.

Um Espaço Residencial Reinventado

O apartamento duplex, com sua integração inteligente de espaços e cuidado com os detalhes estéticos e estruturais, emerge como um exemplo inspirador de design contemporâneo.

Ao recriar o layout do zero e valorizar cada metro quadrado, o Estúdio Olo demonstra sua prática na arquitetura e desenho, proporcionando ao jovem casal ambientes que refletem sua identidade e moldam sua experiência de vida na cidade de São Paulo.

Especificação:
@celmarmoveis, @rayanarayo, @raphael_dias, @marcenaria.barauna, @adrianavarejao, @percivallafer, @willyguhl, @jaderalmeida, @natyedenburg.

Contato:
Estúdio Olo
https://arqbrasil.com.br/23180/estudio-olo/
http://www.estudioolo.com.br/

 


Referências — Apartamento duplex; Zona sul São Paulo; Estúdio Olo; Arquitetura residencial; Design de interiores; Decoração de ambientes; Integração de espaços; Iluminação natural; Cozinha contemporânea; Mobiliário em tons claros; Armários suspensos; MDP Pau-Ferro; Iluminação LED; Lavabo com sistema de correr; Tapeçaria contemporânea; Marcenaria Baraúna; Desafios estruturais; Soluções inovadoras; Escada em chapa metálica; Guarda-corpo retorcido; Pavimento térreo; Concreto aparente; Madeira grapia; Sala íntima; Painel em lâmina de Imbuia; Estilo industrial; Toques vintage; Suíte compacta; Estampas vibrantes; Curvas femininas; Quartzito Patagônia; Integração de espaços; Hall de entrada; Otimização para mecanismos de busca; Arquitetura moderna; Estilo contemporâneo; Casa urbana;