O escritório Superlimão estreia na SP-Arte com abordagem inovadora, multidisciplinar e marcante

Fachada iconoclasta da SP-Arte pelo Superlimão

Celebrando os 20 anos da feira, o Superlimão concebeu uma instalação que redefine a entrada do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Recriando a Entrada

Inovação Funcional e Estética — Inspirado pela necessidade de criar uma proteção dinâmica e funcional, o Superlimão projetou uma instalação que vai além de sua função primária.

Fachada iconoclasta da SP-Arte pelo Superlimão / Superlimão

Oferecendo sombra e abrigo, a intervenção se transforma em uma peça de arte em si. O design da fachada apresenta uma trama que se dissolve em aberturas estratégicas, proporcionando vislumbres do Parque Ibirapuera.

Harmonia Visual e Estrutural

Assim como Niemeyer é conhecido por suas estruturas fluidas, a trama da fachada do Superlimão apresenta uma sensação de fluidez e movimento.

Suas larguras seguem uma sequência de Fibonacci, criando uma estética harmoniosa. As cores escolhidas fazem alusão à bandeira paulista e às obras icônicas da cidade.

Sustentabilidade em Foco

O projeto prioriza soluções sustentáveis. Material reciclado e reciclável é utilizado, estendendo o ciclo de vida dos materiais e evitando resíduos.

O sistema de instalação é simples e eficiente, reaproveitando o equivalente a 31.500 garrafas.

Exposição Reflexos

Explorando a Luz e a Reflexão — Além da intervenção na fachada, o Superlimão apresenta a exposição “Reflexos”, explorando a reflexão da existência humana através da luz.

Fachada iconoclasta da SP-Arte pelo Superlimão / Superlimão

Esculturas luminosas conceituais convidam os visitantes a contemplar sua própria relevância no universo.

Estande

Volumetria Não Convencional e Controle Preciso — A concepção do estande optou por uma volumetria não convencional, priorizando o controle preciso da entrada de luz. Cúpulas permitem esse controle, garantindo uma percepção focada das peças em exposição.

Destaques da Exposição

Entre as peças em exposição, destacam-se “Testemunha”, “Sombra” e “Bando”. “Testemunha” simboliza a conexão humana com o cosmos, enquanto “Sombra” reflete sobre a vida em constante transformação.

“Bando” celebra a união e a colaboração, animando o estande com sua rotação e movimento.

O Superlimão demonstra mais uma vez sua excelência em unir funcionalidade, estética e sustentabilidade, deixando sua marca na SP-Arte e no cenário arquitetônico e artístico de São Paulo.

Contato:
Superlimão Studio
https://arqbrasil.com.br/12318/superlimao/
http://www.superlimao.com.br/

 


Referências — Superlimão; SP-Arte; Pavilhão da Bienal; Parque Ibirapuera; Arquitetura; Design; Decoração; Intervenção artística; Instalação; Fachada; São Paulo; Niemeyer; Fibonacci; Sustentabilidade; Material reciclado; Exposição; Reflexos; Luz; Esculturas luminosas; Estande; Controle de luz; Volumetria; Cúpulas; Testemunha; Sombra; Bando; Meteorito; Minério de ferro; LED; Estrutura geodésica; PET; Eficiência estrutural; Controle acústico; Pássaros; União; Colaboração; São Paulo — Arte; SP-Arte 20 anos; Arquitetura Sustentável; Design Inovador; Intervenção Urbana; Esculturas Luminosas; Arte Contemporânea; Exposição de Arte; Instalações Urbanas; Design Sustentável; Arquitetura de Vanguarda; Artistas Brasileiros; Arte Pública; Arte e Meio Ambiente;