O escritório Guá Arquitetura desvenda a Amazônia com design autoral que fomenta a sustentabilidade amazônica

Coleção Pallas revela a essência da Amazônia

Mesa do Mestre Josa

A Coleção Pallas é uma linha de mobiliário autoral da Guá Arquitetura que celebra a essência da Amazônia. Através da colaboração entre designers e artesãos, a coleção valoriza as técnicas seculares da carpintaria local e promove a sustentabilidade. O projeto “Carpinteiros da Amazônia” visa resgatar essa tradição cultural e impulsionar iniciativas em prol das comunidades ribeirinhas.


Alicerçado nos saberes ancestrais da Amazônia, o escritório Guá Arquitetura, sediado em Belém do Pará, apresenta a Coleção Pallas, uma linha de mobiliário autoral que exalta a essência da região amazônica.

Em uma coadjuvação virtuosa entre tradição e inovação, o escritório Guá celebra a riqueza cultural e artesanal do Norte do Brasil, valorizando as técnicas seculares dos carpinteiros locais e abraçando os avanços sustentáveis do design nacional contemporâneo.

Colaboração entre designers e artesãos

A Coleção Pallas é fruto de uma parceria ímpar entre renomados designers brasileiros e talentosos carpinteiros da Amazônia.

Os móveis, concebidos a partir de uma imersão dos designers na região, carregam os nomes dos artesãos como forma de homenagem e reconhecimento ao seu trabalho ancestral.

Coleção Pallas revela a essência da Amazônia / Divg.Guá

Estante do Mestre Valdiley, Cabideiro do Mestre Edson, Poltrona do Mestre Edinaldo, Biombo do Mestre Oseas

Luís Guedes, sócio fundador da Guá Arquitetura, ressalta a importância dessa colaboração: “O Pallas representa uma emocionante confluência entre designers de renome e carpinteiros amazônicos. Esta coleção não apenas celebra a diversidade cultural e artesanal da região, mas também destaca a especialização e a inovação presentes no design nacional.”

Origem sustentável das madeiras

A seleção das madeiras utilizadas na Coleção Pallas priorizou a sustentabilidade e a preservação do ecossistema amazônico.

Em parceria com a VEDAC, empresa especializada em resgatar vestígios de madeiras nobres desprezadas pela indústria tradicional, a Guá Arquitetura garante uma produção consciente e responsável.

Resgate das técnicas carpinteiras

Além de criar mobiliário autêntico, o projeto “Pallas” visa ampliar o reconhecimento da carpintaria amazônica, uma arte secular ameaçada pelo desinteresse das novas gerações.

Para reverter esse cenário, a Guá Arquitetura concebeu a iniciativa “Carpinteiros da Amazônia”, um extenso estudo que cataloga e documenta as ricas tradições, carpinteiras da região.

“No Guá, reconhecemos o risco iminente de perdermos o conhecimento da carpintaria amazônica. Para evitar isso, concebemos este projeto para destacar os carpinteiros da Amazônia e resgatar essa tradição cultural”, complementa Pablo Vale, sócio da Guá Arquitetura.

Impulsionando comunidades ribeirinhas

O projeto “Carpinteiros da Amazônia” vai além da preservação das técnicas carpinteiras. Ele impulsiona iniciativas em prol das comunidades ribeirinhas, compartilhando os saberes ancestrais e fomentando a sustentabilidade sociocultural na região.

Com a Coleção Pallas, a Guá Arquitetura consolida seu compromisso com a valorização da cultura amazônica, oferecendo ao mercado nacional e internacional uma linha de mobiliário autoral que transcende a mera funcionalidade e estética.

É um manifesto em prol da sustentabilidade e da preservação das tradições regionais.

Contato:
Guá Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/30750/gua-arquitetura/
https://www.guaarquitetura.com.br/

 


Referências — design autoral; arquitetura sustentável; mobiliário amazônico; design amazônico; carpintaria amazônica; artesanato amazônico; cultura amazônica; tradição amazônica; madeiras nobres amazônicas; design nacional; mobiliário brasileiro; eco-design; design consciente; design regional; preservação cultural; sustentabilidade ambiental; design responsável; comunidades ribeirinhas; carpinteiros artesãos; técnicas ancestrais; inovação no design; design contemporâneo; colaboração designer-artesão; madeiras certificadas; produtos étnicos; slow design; made in Brazil; design nacional autêntico; design com identidade cultural; design com raízes regionais; valorização da cultura local; resgate de técnicas tradicionais; produtos artesanais sustentáveis; design eco-amigável; ecossistema amazônico; mobiliário de autor; design autoral exclusivo;