Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, exploram combinar estilos para entregar ambientes modernos, com harmonia estética e sem excessos

PB tece harmonias com a fusão de estilos

A fusão de estilos na decoração transcende fronteiras e cria ambientes singulares. o escritório PB Arquitetura orienta nesse processo, desde o perfil do cliente até a integração de texturas, obras de arte e proporções. Explore a personalização afetiva e a mistura de referências culturais com especialização e sensibilidade estética.


Entendendo o Conceito

A fusão de estilos na decoração representa uma tendência vanguardista no design de interiores, transcendendo as fronteiras tradicionais.

Essa abordagem audaz resulta em ambientes singulares e inovadores, desafiando convenções estéticas.

Embora desafiadora, essa alquimia visual é plenamente viável, conforme demonstram os projetos da dupla de arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura.

O Processo Criativo

Perfil do Cliente — O ponto de partida é a compilação meticulosa das preferências e interesses dos moradores. Cores favoritas, texturas desejadas, seleção de papéis de parede, estampas e design de mobiliário são alguns dos aspectos analisados.

PB tece harmonias com a fusão de estilos / Fotografia Henrique Ribeiro

Essa análise permite aos profissionais traçarem um perfil abrangente, identificando semelhanças e dissonâncias estéticas a serem harmonizadas.

Sintonia de Estilos

A fusão torna-se mais harmoniosa quando os estilos compartilham características afins, como a união do minimalismo com o industrial.

No entanto, demanda cautela quando os perfis são antagônicos, evitando conflitos visuais.

Desafios e Soluções

Equilíbrio Visual — A desordem visual é um dos maiores desafios, resultante da dificuldade em equilibrar elementos.

PB tece harmonias com a fusão de estilos / Fotografia Henrique Ribeiro

A solução reside na compreensão profunda da linguagem arquitetônica e na organização espacial criteriosa, estabelecendo hierarquias visuais.

Funcionalidade Preservada

Outra adversidade é a possível perda de funcionalidade dos itens presentes. Nesse caso, elementos estilísticos devem ser integrados para não comprometer a praticidade e o conforto do espaço.

Estratégias de Design

Pontos Focais — Estabelecer um ponto focal impactante, realçando uma peça ou área específica, cria um equilíbrio harmonioso entre o clássico e o moderno.

Texturas Diversas

A integração de texturas variadas, como mobiliário eclético com traços comuns de design, proporciona interesse visual e tátil, gerando uma atmosfera acolhedora.

Arte Unificadora

A introdução de obras de arte, instalações artísticas e iluminação distinta conduz à simetria visual, costurando elementos díspares.

Padrões Coordenados

A coordenação de padrões e estampas, combinando madeira, metal, vidro e tecidos, garante uma aparência coesa e equilibrada, adicionando riqueza visual e sofisticação.

Personalização Afetiva

A inclusão de objetos pessoais e memórias afetivas pode ser explorada independentemente do estilo da decoração, desde que respeitando ritmo e transição natural.

Proporções Equilibradas

Móveis e artigos decorativos devem estar em consonância com as proporções do espaço, ratificando a harmonia visual.

Referências Respeitosas

A mistura de referências culturais deve ser conduzida com respeito, evitando a apropriação inadequada.

Exemplos Ilustrativos

Clássico no Moderno — Uso de materiais nobres como mármore, seda e cristal; mobiliário clássico como cadeiras, poltronas e marcenaria provençal; adornos como boiseries, lustres e vasos de cristal.

Barroco no Rústico

Emprego de matérias-primas que exaltam a exuberância do barroco e a simplicidade do rústico: madeira e couro envelhecidos em sofás e poltronas; elementos de ferro em luminárias e detalhes; tecidos naturais e texturizados como linho, algodão cru ou lã para estofados e cortinas.

A fusão de estilos na decoração residencial é uma jornada criativa que demanda especialização e sensibilidade estética.

Ao navegar por essas águas, os profissionais do PB Arquitetura demonstram que a harmonização de linguagens diversas é não apenas possível, mas uma celebração da diversidade no design de interiores.

Contato:
PB Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/777/pb-arquitetura/
http://pbarquitetura.com.br

 


Referências — Fusão de estilos; Decoração residencial; Design de interiores; Harmonia estética; Mistura de estilos; Arquitetura de interiores; Decoração eclética; Estilos decorativos; Combinar estilos; Equilíbrio visual; Pontos focais; Texturas diversas; Arte unificadora; Padrões coordenados; Personalização; Proporções equilibradas; Referências culturais; Estilo moderno; Estilo clássico; Estilo rústico; Estilo barroco; Estilo industrial; Estilo minimalista; Mobiliário eclético; Materiais nobres; Madeira envelhecida; Couro envelhecido; Tecidos naturais; Linho; Algodão cru; Lã;