Na atmosfera paradisíaca da Barra da Tijuca, um apartamento de 100 m² se transforma em um recanto à beira-mar para uma família oriunda de Minas Gerais

Memoá Arquitetos com a natureza na janela

Projeto do escritório Memoá Arquitetos para reforma, transforma apartamento na Barra da Tijuca em um retiro à beira-mar. Integração de ambientes, paleta despojada e elementos naturais criam um espaço aconchegante e relaxante. O projeto priorizou a funcionalidade e a conexão com a natureza.


O desafio de incorporar a leveza e a identidade praiana ao espaço foi entregue às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos, que compreenderam intuitivamente as necessidades dos clientes.

Paleta despojada com Toques Naturais

A proposta das arquitetas envolveu uma paleta despojada, pontuada por elementos naturais como madeira e pedra, além de toques sutis de verde e azul, em perfeita harmonia com o ambiente costeiro.

Memoá Arquitetos com a natureza na janela / Fotografia Raiana Medina

A seleção cuidadosa do mobiliário e dos acessórios visou maximizar a sensação de tranquilidade e conexão com a natureza.

Integração e Funcionalidade

Na reforma, a integração entre as salas e a varanda foi priorizada, proporcionando uma vista panorâmica da Lagoa de Marapendi e do Oceano Atlântico.

Um banco em formato de ‘L’ cria um espaço acolhedor para contemplação, enquanto uma mesa Saarinen redonda convida a momentos familiares e de convívio.

Elegância nos Detalhes

Destaca-se a utilização estratégica da marcenaria para otimizar o espaço e garantir funcionalidade.

Memoá Arquitetos com a natureza na janela / Fotografia Raiana Medina

Um banco em laca serve tanto como assento para a mesa de jantar quanto como raque para a TV, demonstrando versatilidade e aproveitamento inteligente dos recursos.

Harmonia Visual e Sensorial

A escolha dos materiais e acabamentos reflete o cuidado das arquitetas em criar uma atmosfera de aconchego e sofisticação.

A parede revestida em pedra natural travertino e a “caixa de madeira” que abriga os painéis conferem elegância e sobriedade ao ambiente, enquanto o espelho amplia e ilumina o espaço.

Conforto na Área Íntima

Nos dormitórios, a continuidade do estilo adotado na área social é evidente. Na suíte do casal, a sutileza da marcenaria se alia ao charme da parede de tijolinho branco, criando um ambiente acolhedor e relaxante.

Memoá Arquitetos com a natureza na janela / Fotografia Raiana Medina

Experiência de Viver Junto à Natureza

O projeto das arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano transformou um apartamento na Barra da Tijuca em um espaço aprazível à beira-mar, onde conforto, funcionalidade e beleza se unem em perfeita harmonia.

O resultado atendeu às expectativas dos clientes e proporcionou a experiência única de viver junto à natureza.

Contato:
Memoá Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/30676/memoa-arquitetos/
https://memoaarquitetos.com.br/

 


Referências — Arquitetura de Interiores; Decoração Residencial; Design de Interiores; Projeto de Renovação; Apartamento à Beira-Mar; Barra da Tijuca; Rio de Janeiro; Memoá Arquitetos; Daniela Miranda; Tatiana Galiano; Mobiliário Praiano; Paleta de Cores Neutras; Elementos Naturais na Decoração; Vista Panorâmica; Lagoa de Marapendi; Oceano Atlântico; Integração de Ambientes; Funcionalidade e Estética; Banco em ‘L’; Mesa Saarinen; Parede em Pedra Natural; Marcenaria Versátil; Espelho Decorativo; Conforto e Sofisticação; Área Íntima; Suíte do Casal; Tijolinho Branco; Renovação de Ambientes; Estilo Praiano; Ambiente Acolhedor;