Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma uma feliz uma Sinergia entre Design e Arquitetura

Encontro das vanguardas do design e da arquitetura

Conheça a história por trás do mobiliário icônico da Casa Bittencourt, idealizado por Lina Bo Bardi e o Studio De Arte Palma. Um livro e uma exposição celebram a sinergia entre design e arquitetura.


Exposição inédita de mobiliário produzido pelo Studio de Arte Palma, fundado por Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, para a casa Bittencourt em 1950, projeto de Vilanova Artigas.

Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma

Coparticipação entre Design e Arquitetura — O mundo do design e da arquitetura está prestes a celebrar um marco histórico com o lançamento nacional do livro “Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma — Obras-primas revividas da Casa Bittencourt”.

Este trabalho autoral, fruto de uma pesquisa inédita, revisita o mobiliário do Studio de Arte Palma, dirigido por Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, para a emblemática Casa Bittencourt, projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas.

Casa Bittencourt

Um Ícone da Arquitetura Modernista — Finalizada em 1950, a Casa Bittencourt é um exemplar notável da arquitetura modernista em São Paulo. Encomendada pelo médico Mario Taques Bittencourt, a residência representa um feliz encontro das vanguardas do design e da arquitetura, com destaque para o mobiliário produzido pelo Studio de Arte Palma.

Livro “Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma — Obras-primas revividas da Casa Bittencourt”

O livro, resultado de uma colaboração conceitual e artística entre o curador e galerista Sergio Campos, o designer Lucas Jimeno Dualde e o fotógrafo Ruy Teixeira, apresenta uma extensa documentação sobre o mobiliário da Casa Bittencourt.

Entre as informações, destacam-se fotografias antigas da casa e dos móveis, desenhos feitos à mão e manuscritos de Lina Bo Bardi, além de dois orçamentos do Studio de Arte Palma.

Lançamento do Livro e Exposição na Casa de Vidro

O lançamento do livro tem previsão para o dia 16 de março de 2024, das 11h às 15h, na Casa de Vidro.

Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma uma feliz uma Sinergia entre Design e Arquitetura / Fotografia Ruy Teixeira

Em paralelo, será aberta a exposição do mobiliário moderno da Casa Bittencourt, reunindo 11 peças apresentadas no livro.

A exposição é um reflexo da sinergia entre Sergio Campos, Lucas Jimeno Dualde e Ruy Teixeira, e uma homenagem ao pioneirismo de Lina Bo Bardi e sua influência marcante sobre a primeira geração de designers modernos brasileiros.

A Importância da Preservação do Legado Histórico

No prefácio do livro, Lucas Jimeno Dualde compartilha sua experiência de surpresa e encantamento ao encontrar o mobiliário emblemático atribuído a Lina Bo Bardi.

Consciente da urgência em preservar esse valioso legado histórico, o designer convidou Sergio Campos, membro fundador e diretor cultural da AMDMB, para aprofundar a pesquisa sobre o mobiliário e a arquitetura de Artigas.

Uma Jornada de Pesquisa e Restauração

A jornada de pesquisa e restauração se estendeu por cinco anos, envolvendo diversos desafios e conquistas significativas. A documentação fotográfica ocorreu simultaneamente ao complexo processo de restauração.

Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma uma feliz uma Sinergia entre Design e Arquitetura / Fotografia Biblioteca FAUUSP

Após dois anos de tentativas, os atuais proprietários da Casa Bittencourt concordaram em esvaziar a casa em 2020 para permitir que os móveis do projeto retornassem após 70 anos e fossem posicionados exatamente como foram fotografados em 1950 para a revista Habitat n.1.

Um Ensaio Fotográfico Emocionante

O ensaio fotográfico, realizado pelo experiente fotógrafo Ruy Teixeira, é um dos destaques do livro. As imagens capturam não só a essência do mobiliário e da arquitetura, mas também a importância histórica e cultural da Casa Bittencourt.

Contribuições Textuais e Design Gráfico

O livro conta com contribuições textuais de Sergio Campos, fundamentadas em suas pesquisas anteriores para o livro “Lina Bo Bardi Designer” de 2022.

A edição e o design gráfico são assinados pela empresa espanhola “This Side Up”, sob a organização de Lucas Jimeno Dualde, designer catalão que reside no Brasil há mais de uma década e lidera um estúdio especializado em arquitetura, mobiliário e design de interiores.

Este lançamento é uma celebração à memória de Lina Bo Bardi e ao legado do Studio de Arte Palma, um convite para refletir sobre a importância das tradições culturais e da arte popular brasileira no desenvolvimento do design industrial.

A surpresa e encantamento de Dualde ao deparar-se com o mobiliário emblemático atribuído a Lina Bo Bardi, especialmente concebido para a residência modernista projetada por Artigas, desencadeou uma jornada que envolveu a Associação de Mobiliário e Design Moderno Brasileiro (AMDMB), liderada por Sergio Campos.

Campos, autor do livro “Lina Bo Bardi Designer, O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947–1958”, assumiu a missão de aprofundar a pesquisa sobre o mobiliário e arquitetura de Artigas.

Restauração e Documentação

Um Processo Meticuloso de Cinco Anos — A dupla Dualde e Campos enfrentou diversos desafios ao longo de cinco anos, enquanto a documentação fotográfica ocorria simultaneamente ao complexo processo de restauração.

Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma uma feliz uma Sinergia entre Design e Arquitetura / Fotografia Ruy Teixeira

A meticulosidade desse trabalho culminou em um resultado inicialmente impensável: os atuais proprietários da Casa Bittencourt concordaram em esvaziar a casa em 2020 para permitir o retorno dos móveis do projeto após 70 anos, posicionando-os exatamente como foram fotografados em 1950 para a revista Habitat n.1.

Ensaio Fotográfico e Exposição

Uma Janela para o Passado — O ensaio fotográfico, conduzido pelo experiente Ruy Teixeira, torna-se a peça-chave do livro, reproduzindo com fidelidade o ambiente da Casa Bittencourt tal como capturado por Lina Bo Bardi em 1950.

Com essa riqueza visual, a exposição na Casa de Vidro oferece uma oportunidade única para o público mergulhar na fluidez espacial da Casa Bittencourt, impactante, futurista e transparente para os padrões da década de 1950.

Diálogo Incipiente

A Influência da Casa Bittencourt no Design de Lina Bo Bardi — Foi nesse espaço inovador que Lina Bo Bardi teve a oportunidade de travar um diálogo incipiente;  dosando seus conhecimentos acadêmicos e racionalistas com a valorização da cultura brasileira e do clima. Expressos por meio de madeiras, tecidos e da elegância conceitual de seu design.

O mobiliário exposto representa um recorte histórico crucial desse diálogo, antecedendo as criações que posteriormente marcaram a Casa de Vidro.

Um Resgate Significativo para a Arquitetura Brasileira

A exposição na Casa de Vidro não é apenas um mergulho na história do design brasileiro, mas também um testemunho do esforço dedicado à preservação do legado de Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas.

Ao proporcionar essa experiência única, a mostra reforça a importância de reconhecer e celebrar as raízes culturais e a genialidade que moldaram a arquitetura moderna brasileira.

Serviço
Lançamento Do Livro E Da Exposição
Lina Bo Bardi & Studio De Arte Palma
Revived Masterpieces From Bittencourt House
Autores Sergio Campos E Lucas Jimeno Dualde
16 De Março | Sábado | Das 11h ÀS 15h – Acesso Gratuito Para Convidados
Visitação: 21 De Março A 06 De Abril

Casa De Vidro
Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, São Paulo, SP
Quintas, sextas e sábados | 10h, 11h30, 14h e 15h30
Agendamento e ingressos: https://institutobardi.org.br/

Encontro das vanguardas do design e da arquitetura

Ficha
Título: Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma | Obras-primas revividas da Casa Bittencourt
ISBN: 978-84-126047-1-9
DL: M-27286-2022
Edição e design gráfico: This Side Up | https://www.tsulibros.com/
Ano da Edição: 2022
Idiomas: português e inglês
Número de páginas: 128
País de origem: Espanha
Preço: R$ 250
Acabamento: Capa dura encadernada em tecido seco
Medidas: 16,5 × 24 cm
Português/Inglês
Edição: 1
Pré-venda: 16 de março

NOTA: A originalidade das peças apresentadas na exposição “Casa Bittencourt” está fundamentada única e exclusivamente na pesquisa documental dos autores

Créditos:
Organização: Lucas Jimeno Dualde
Textos: Sérgio Campos
Coordenação Editorial: Lívia Debbane
Fotos: Ruy Teixeira
Tradução: Adriana Francisco, Gabriel Blum,
Revisão: Lia Mota, Emily Rees Körner
Arquivos: Biblioteca FAUUSP, Instituto Bardi/Casa de Vidro, Centro de Pesquisa Masp,

 


Referências — Lina Bo Bardi; Studio de Arte Palma; Arquitetura; Design; Mobiliário moderno; Casa Bittencourt; Vilanova Artigas; Livro “Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma | Revived Masterpieces from Bittencourt House”; Curador Sergio Campos; Designer Lucas Jimeno Dualde; Casa de Vidro; Lançamento do livro; Exposição de mobiliário; Pesquisa inédita; Restauro de móveis; Arquitetura modernista; São Paulo; Vanguardas do design; Giancarlo Palanti; Pietro Maria Bardi; Fotógrafo Ruy Teixeira; Documentação fotográfica; Restauração de mobiliário; Arte popular brasileira; Design industrial; Associação de Mobiliário e Design Moderno Brasileiro (AMDMB); Revista Habitat; Ensaio fotográfico; This Side Up (empresa espanhola); Design gráfico; Arquitetura de interiores; Mobiliário brasileiro; Design moderno; Preservação do legado histórico; Pioneirismo em design; Influência na arquitetura brasileira; Desenhos à mão; Manuscritos de Lina Bo Bardi; Orçamentos do Studio de Arte Palma; Depoimentos da família Bittencourt; Fotografias antigas da casa e dos móveis; Estúdio de Lucas Jimeno Dualde; Desenvolvimento de projetos em arquitetura e design; Contexto cultural e social no design; Lina Bo Bardi Designer; Artemobilia Publicações;