Revitalização sustentável pelo escritório Nitsche Arquitetos, no restaurante Olga Ri, com design contemporâneo, faz um elogio à memória

Nitsche celebra a memória e o design

O projeto de revitalização sustentável do restaurante Olga Ri, realizado pela Nitsche Arquitetos, mostra como a arquitetura pode conciliar a memória e a sustentabilidade. Com foco na preservação dos elementos construtivos existentes e na transposição da identidade visual vibrante da marca para o espaço tridimensional, o restaurante oferece uma atmosfera convidativa e fluida.


O projeto de revitalização do restaurante Olga Ri, localizado em uma região de intenso tráfego próxima à Avenida Paulista, é um verdadeiro manifesto de sustentabilidade na arquitetura contemporânea.

O escritório Nitsche Arquitetos foi desafiada a transformar um antigo ponto comercial em um espaço vibrante e acolhedor, alinhado com os ideais da marca de alimentação saudável.

Preservando a Autenticidade

Em sintonia com o compromisso da Olga Ri com a consciência ambiental, a abordagem adotada priorizou a preservação dos elementos construtivos existentes.

Nitsche celebra a memória e o design / Fotografia Arthur Duarte

As paredes de tijolo descascado, o forro de madeira e a treliça da fachada foram mantidos, celebrando a autenticidade e o charme da estrutura original.

Identidade Visual Tridimensional

A transposição da identidade visual vibrante e repleta de formas geométricas da Olga Ri para o espaço tridimensional foi um desafio bem-sucedido.

Nitsche celebra a memória e o design / Fotografia Arthur Duarte

As cores e tipografias presentes nas peças gráficas foram habilmente integradas nas sinalizações, no mosaico do piso e nos demais elementos arquitetônicos empregados.

Fluidez e Versatilidade

O projeto cria uma atmosfera convidativa e fluida, com a entrada localizada na Rua Haddock Lobo, um salão de pé-direito duplo que abriga um generoso balcão de inox para montagem das saladas.

Uma escada laranja vibrante conduz ao segundo andar e ao pavimento da cozinha, enquanto o pátio externo oferece um ambiente flexível e adaptável, um verdadeiro oásis urbano.

Diálogo entre Passado e Presente

Com 1,4 toneladas de aço empregadas em 330 m², o projeto de revitalização foi realizado visando promover experiências imersivas sem descaracterizar o imóvel existente.

Nitsche celebra a memória e o design / Fotografia Arthur Duarte

A arquiteta Lua Nitsche ressalta a importância de valorizar o que já está construído, e o sistema construtivo em aço permitiu a revitalização utilizando as estruturas existentes, minimizando o desperdício de recursos e reduzindo o impacto ambiental.

Elementos Históricos e Contemporâneos

As paredes de tijolo descascado, a estrutura de madeira e a treliça em aço, que possibilitou uma fachada envidraçada transparente, são testemunhos da história, convidando os visitantes a mergulhar na narrativa que transcende o agora.

A treliça também permitiu um amplo “pano” de vidro de 12 m por 6,5 m, conectando o espaço interno com a rua, uma interação entre público e privado tão desejada em ambientes gastronômicos.

O projeto de revitalização do restaurante Olga Ri mostra como a arquitetura contemporânea pode conciliar a memória e a sustentabilidade, criando espaços vibrantes e imersivos que refletem os ideais de suas marcas e comunidades.

Ficha:
Restaurante Olga Ri
projeto: 2022
conclusão da obra: 2023
área: 330 m²
fotografia: arthur duarte / @oarthurduarte

Contato:
Nitsche Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/30525/nitsche-arquitetos/
http://www.nitsche.com.br/

 


Referências — Restaurante Olga Ri; revitalização restaurante; Arquitetura restaurante; Design de interiores restaurante; Restaurante sustentável; Restaurante São Paulo; Reforma restaurante; Construção sustentável; Estruturas em aço; Nitsche Arquitetos; Arquitetura contemporânea; Preservação arquitetônica; Identidade visual tridimensional; Espaços gastronômicos; Alimentação saudável; Restaurantes conceituais; arquitetura; design; restaurante; revitalização; sustentabilidade; construção sustentável; estruturas aço; arquitetura contemporânea; preservação arquitetônica; identidade-visual; espaços gastronômicos; alimentação saudável; São Paulo; nitsche-arquitetos; olga-ri; design-interiores; reforma; restaurantes-conceituais; arquitetura-restaurantes; consciência ambiental; materiais, construção; eficiência energética; redução impacto ambiental; reaproveitamento-estruturas; elementos históricos; experiencias-imersivas; conexão espaço publico privado; integração interior exterior;